Guaraci se antecipa ao prazo do governo federal e apresenta o Plano de Saneamento Básico

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 10h55
Atualizado em 17 de setembro de 2015 às 10h55

O engenheiro civil e consultor Edson Marcondes de Souza esteve em Guaraci anteontem, terça-feira (15), para a entrega da versão preliminar do Plano de Saneamento Básico da cidade.

saneamento-guaraci1

A entrega foi feita em audiência pública na Câmara Municipal e o município agora tem 15 dias para propor alguma mudança que entender necessária.

Em entrevista, o consultor disse que “o plano projeta todas as ações que devem ser tomadas nos próximos vinte anos. E o equilíbrio econômico e financeiro do sistema de captação, tratamento e distribuição de água e a captação e o tratamento de esgoto é a primeira coisa que deve ser trabalhada. Não dá pra sustentar esse sistema que é deficitário, com uma arrecadação muito menor que as despesas. As ações que devem acontecer a partir do plano, colocadas para a população e para os gestores em forma de leis, é que vão garantir que tudo funcione de forma adequada, respeitando as pessoas e o meio ambiente”, disse o consultor, que lembrou ainda a possibilidade de captação de recursos que o plano também prevê, se houver obediência e responsabilidade na sua aplicação.

saneamento-guaraci2

Edson Marcondes de Souza falou também sobre o aterro sanitário de Guaraci, que tem vida útil de até vinte anos, contemplando todo o período do estudo feito.

Outras medidas são propostas no projeto que aumentam ainda mais a vida útil do aterro, com a adoção de políticas de redução, reciclagem e reutilização de resíduos, que podem diminuir até 5% a quantidade de lixo gerada.

“Ou seja, será possível estender esse tempo, mas a participação da população é muito importante com a separação e a reutilização do lixo doméstico. Essas ações nos próximos vinte anos, vão ser determinantes para o sucesso de todo o projeto”, finalizou Edson Marcondes de Souza.

Com a entrega do documento, Guaraci se antecipa ao prazo final determinado pelo Governo Federal, que é dia 31 de dezembro deste ano. O documento foi recebido em nome do município pelo diretor de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, Farid José de Castro Mauad.

Assunto(s):

Faça um comentário