Com o objetivo de auxiliar na preservação de recursos naturais nas regiões onde suas unidades estão instaladas, a Guarani, empresa do Grupo Tereos, possui um Plano de Gestão Ambiental.

A iniciativa inclui ações específicas para a redução e controle de impactos ambientais relacionados ao ar, água, solo e resíduos.

Segundo Edilberto Bannwart, superintendente de Sustentabilidade na Guarani, “todas as operações administrativas, industriais e agrícolas da companhia são monitoradas em todos os aspectos, sobretudo no aspecto ambiental”.

Entre as ações contempladas pelo Plano, estão:

  • Gestão de resíduos (todas as classes)
  • Viveiro Central de Mudas Nativas (Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Mudanças Climáticas)
  • Proteção, monitoramento e recuperação de APPs, Fragmentos Florestais e Reserva Legal (Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Mudanças Climáticas)
  • Certificado Etanol Verde (Água, Mudanças Climáticas, Queima de Cana)
  • Monitoramento das Águas Superficiais e Subterrâneas (Recursos Hídricos)
  • Efluentes Líquidos (Serviços Ecossistêmicos, Água e Resíduos)
  • Emissões Atmosféricas (Serviços Ecossistêmicos, Ar e Mudanças Climáticas)
  • Práticas agrícolas (Solo, Uso de Agroquímicos, Uso de Fertilizantes Minerais e orgânicos)

Além disso, a Guarani possui certificações que atestam a sustentabilidade da empresa, como Bonsucro (unidades Cruz Alta, Severínia e Usina Vertente) e ISO 14001 (Usina Vertente).

Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected] ou (17) 3280-1000.

Sobre a Guarani

A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se como o 2° maior grupo produtor de açúcar na região Centro Sul do Brasil. Possui oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma unidade em Moçambique.

Na safra 2014/15, a Companhia processou 20,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,5 milhão de toneladas de açúcar, 790 milhões de litros de etanol e 1000 GWh de energia para comercialização.

A Guarani é parte do Grupo Tereos, terceiro maior produtor de açúcar do mundo. Em abril de 2010, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais atores do setor sucroenergético.