Olímpia participa de reunião das Estâncias para reforçar turismo regional

Publicado em 28 de julho de 2015 às 17h09
Atualizado em 28 de julho de 2015 às 17h10

Representantes das Estâncias do Estado de São Paulo se reuniram na capital, na última sexta-feira (24). O evento marcou o encerramento dos trabalhos realizados no primeiro semestre pelo Programa de Capacitação e Regionalização do Turismo nas Estâncias, fruto da parceria APRECESP – SENAC e apresentou o resultado deste processo. Os diretores de turismo da Estância Turística de Olímpia, Paulo Duarte e Rodrigo Marini, e a assessora de imprensa Priscila Minani, representaram o município na reunião.

DSC_0005

O encontro aconteceu na sede da Fecomercio, Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Participaram da reunião, André Bozola – presidente da Aprecesp e Prefeito de Socorro; Fernando Zuppo – gerente executivo da Aprecesp; José Roberto Cunha – secretário adjunto de Turismo do Estado de São Paulo; Sandra Regina de Freitas – gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo; Roberto Araújo – professor do Senac Jundiaí ; Luciane Leite – diretora de Turismo de São Paulo; Jorge Duarte – presidente do conselho de desenvolvimento local da Fecomercio; entre outros representantes das 70 Estâncias do Estado de São Paulo.

Segundo Paulo Duarte, “esse trabalho em conjunto é muito importante para discutir ações que fortaleçam o desenvolvimento do turismo no Estado. Cada um colabora com a sua visão sobre o turismo local e trabalha para melhorá-lo como um todo. Um dos resultados dessas oficinas é a criação do Observatório de Turismo das Estâncias, em que dados coletados serão a base para a criação do Observatório. Núcleo de estudos, pesquisas e indicadores relacionados à área de turismo nas Estâncias, auxiliarão e nortearão as ações de desenvolvimento no turismo”.

A reunião foi realizada em duas etapas: na primeira, foram apresentados os resultados do primeiro ciclo de trabalho da Aprecesp/Senac e na segunda, os representantes das Estâncias participaram de um “World Café”, que é um método de diálogo coletivo, em que grupos de pessoas se reúnem para discutir temas pré-definidos sobre o assunto em questão. Na ocasião, os grupos tinham o objetivo debater a regionalização do turismo nas Estâncias e propor ações para melhorar o desempenho das Estâncias Turísticas, Balneárias, Climáticas e Hidrominerais.

Entre as conclusões apresentadas pelos atores representantes das Estâncias, estão a necessidade da capacitação e engajamento para o turismo local e o incentivo do trabalho de forma coletiva em todo o Estado.

O secretário adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, José Roberto Cunha, falou sobre a determinação do Governo no sentido de aproximar e unir a Secretaria Estadual de Turismo à Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário