benitocapa.jpg

O ‘pai do Thermas’, Benito, se emociona aos 80 anos com livro, busto e brasão

A comemoração dos 80 anos de idade do empresário e idealizador do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, Benito Benatti, teve um misto de emoção e muitas surpresas na noite desta quarta-feira (4), no salão social do clube. Nem o próprio Benito sabia o que o aguardava após os ‘parabéns a você’.

benitocapa

Entre as surpresas, o lançamento do livro “Paraíso das Águas – Da Poeira à Lama, a História do Thermas dos Laranjais”, do professor e escritor Ivair Augusto Ribeiro, feito sob a iniciativa de Reinaldo Lopes Rossi, que o prefaciou. E, o que de fato revelou o largo sorriso do presidente do Thermas: o seu busto sob uma fonte, instalado do outro lado da entrada do salão social que, em breve, será substituído por um busto de bronze. E até o brasão da família Benatti foi-lhe entregue, emoldurada, citando a “família muita antiga e ilustre da Itália”.

DSC_0803

“O livro conta a trajetória de um homem e sua obra”, escreveu Reinaldo Rossi no prefácio do livro, acrescentando que “é a história de quem transformou uma simples mancha amarela no próprio Sol. Numa manhã ensolarada de novembro de 1987, o que havia sido poeira e lama começava a transformar-se no que, mais tarde, seria o paraíso das águas quentes”.

DSC_0769

Na capa, na metade superior, Benito, ao lado do então prefeito, hoje falecido, Wilson Zangirolami, observado por outras pessoas, lança a pedra fundamental do que seria o Thermas dos Laranjais, em 24 de junho de 1985, em “área gentilmente cedida pelo benemérito casal senhor e senhora Renato Augusto Costa Neves”. E, na metade inferior, a vista aérea do que é, hoje, o Parque Aquático mais visitado do País.

DSC_0763

A cerimônia foi conduzida pelo locutor e advogado Sílvio Roberto Bibi Mathias Neto e pelo médico, e genro de Benatti, Selim Murad. A gerente Débora Vicente procurava ocultar os exemplares do livro sob toalhas para que o homenageado não estragasse a surpresa.

DSC_0913

Entre convidados, além dos familiares, o casal Victor da Rosa e Gislaine, que veio do Canadá especialmente para a homenagem; o arquiteto responsável pelo Parque, desde à sua criação, Jorge Luiz Noronha, que pouco aparece na mídia quando se refere ao clube; o empresário José Elias Morais (Zé das Pedras), que forneceu as primeiras pedras para a construção do clube; a ex- primeira dama Zuleica Carneiro Zangirolami (foi na gestão Wilson que o clube nasceu); a coordenadora dos Festivais Maria Aparecida de Araújo Manzolli; a advogada Iscila Piton (diretora da Tuti Administradora Hoteleira); entre outros.

DSC_0762

Reinaldo Rossi abriu os discursos, nervoso, mal segurando as três folhas impressas, confessando que “não esperava que, um dia, estaria participando do seu sonho realizado. Estou muito orgulhoso e satisfeito de o destino ter me possibilitado fazer parte do cotidiano deste empreendimento vitorioso”. Segundo ele, “o trabalho de Benito Benatti é digno de ser mostrado para ficar ilustrado em todo tempo e lugar, de um homem trabalhador, honesto, sincero e realizador. E, para homenageá-lo nada melhor do que contar a história de sua maior obra através de um livro dedicado a ele e a todos os que construíram esse sonho chamado Thermas dos Laranjais”. E, concluiu: “Gênio é aquele que coloca as ideias imediatamente em prática”.

DSC_0783

Em seguida, foi a vez do autor Ivair, que, de improviso, relatou a sua satisfação, e emoção, em escrever a obra “Paraíso das Águas”: “Desde os meus primeiros contatos com a personagem de nossa história, nasceu uma enorme admiração pela sua postura diante dos desafios e percalços que surgem ao longo do processo da vida; e, a partir de então, a superação dos obstáculos por mim conhecida me deixou ainda mais entusiasmado pela sua visão empreendedora”.

DSC_0793

Benito, então, recebeu um exemplar do livro, ao lado de sua mulher Eudirce e dos filhos Margarida, Maurício e de Marta, que foi criada pela família Benatti.

DSC_0814

Depois, a filha Margarida Solange Benatti Murad, dermatologista, se emocionou ao falar do pai, mal contendo as palavras, fazendo com que Benito também, mal disfarçadamente, enxugasse lágrimas com o seu lenço: “Ele é autodidata, obstinado, tem visão de presente e futuro, sempre criando coisas novas, é uma espécie de professor Pardal (dos quadrinhos), e o ponto forte do Thermas é a capacidade dele de sempre estar inovando, é um visionário mesmo, de disciplina, de horário que é um perfil forte dele”, disse.

DSC_0833

Por sua vez, Benito Benatti, controlando a emoção, agradeceu a todos, e repetia sempre: “Não sou merecedor disso tudo”. Ele até arriscou a citar “as 40 obras que ainda serão executadas no Thermas dos Laranjais”, mas não conseguiu, preferindo, rapidamente, repetir que não era merecedor e agradeceu a todos.

DSC_0838

Os convidados foram, então, para o lado de fora do salão, do outro lado do ‘hall’ de entrada, quando, ainda para a surpresa – e posterior riso – do presidente do clube, havia o seu busto, feito pelo escultor responsável pelos bonecos do Thermas. Ao lado da família, ele descerrou o tecido que o encobria e, em seguida, aplaudiu e riu diante de seu busto, ainda feito de argila – posteriormente, será transformado em bronze.

DSC_0881

Finalmente, todos retornaram para o interior do salão, onde o Ibiza Restaurante, de Deco Lima, serviu o ‘buffet’, e o escritor Ivair Augusto autografou todos os exemplares, distribuídos gratuitamente aos presentes.

GALERIA DE FOTOS

We cannot display this gallery

3 comentários em “O ‘pai do Thermas’, Benito, se emociona aos 80 anos com livro, busto e brasão”

  1. Seu Benito Merece, mas uma coisa que eles fizeram de errado foi parar de vender cotas para os Olimpienses, Foi Olímpia que que fez o Thermas Crescer, Agora a populção fica de lado!

  2. Ele merece e muito, mas tenho uma grande mágoa que hoje preciso falar: meu pai trabalhou também demaissss por esse sonho de parque, foi um dos que sabem de toda história, mas nem com um livro ele foi lembrado, e ele estáa no livro..desculpe, mas minhas lágrimas também estão correndo agora enqto escrevo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *