Beto Puttini diz que já cumpriu 70% das metas de sua nova Pasta e faz balanço

Publicado em 03 de setembro de 2015 às 10h47
Atualizado em 03 de setembro de 2015 às 10h48

O secretário de Turismo Beto Puttini, de Olímpia, faz o balanço dos seis meses da existência da nova Pasta e, também, de sua atuação. Segundo ele, das metas estipuladas para este ano, 70% foram concluídas e, até o final do ano, espera o titular, toda a pauta esteja concluída. Desde que se tornou Secretaria, “caminhamos para uma nova fase”, diz Beto.

beto-puttini-secretario-turismoEntre os projetos que foram finalizados estão a formalização do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – composto por membros da sociedade civil, com poder deliberativo, que discutem ações de engajamento para o desenvolvimento do turismo local; a apresentação ao prefeito de um estudo desenvolvido pelo Secretário sobre a viabilidade e implantação de um calçadão no centro de Olímpia e a construção de quiosques nos bolsões da Praça Rui Barbosa com o intuito de fortalecer o comércio central; o acompanhamento das obras de revitalização e canalização da Avenida Aurora Forti Neves e o recapeamento das principais ruas e avenidas da cidade, que proporcionarão melhorias nas vias de acesso. “A reforma da principal avenida da cidade era necessária. Foi montado um projeto para deixá-la mais bonita e torná-la mais uma opção de lazer para o morador e o turista”, explica Beto Puttini.

Além disso, 95% do aprimoramento da sinalização turística já foram efetuados. Placas de sinalização estão sendo instaladas nos principais atrativos da cidade para orientar e informar visitantes e moradores. Locais como o Museu, a Casa da Cultura e Igrejas, por exemplo, estão equipados com placas que contam a história desses prédios. Outra melhoria que está em desenvolvimento é a instalação de totens de localização para facilitar a orientação nos principais pontos da Estância. Em breve, será implantada também a sinalização rodoviária ao redor de Olímpia, indicando a localização da cidade e de seus atrativos turísticos.

E outros planos estão em andamento, como o Inventário Turístico Regional. Com mais da metade do levantamento já realizado, o projeto reunirá os atrativos turísticos da região, num raio de 100 quilômetros, estabelecendo um roteiro turístico e ampliando as opções de cultura e lazer. Outro avanço também será com relação à instalação de rede Wi-Fi gratuita na Praça Rui Barbosa e, futuramente, em outros pontos públicos e turísticos da cidade, que está em fase de finalização de estudo. “Temos também um projeto elaborado para a construção de um Centro Gastronômico, Turístico e Cultural na área em desuso da Avenida Brasil, próximo à UPA. Será mais uma opção turística para Olímpia em um ambiente para comércio, cultura e lazer”, destaca Puttini.

NA GRADE CURRICULAR

Com o objetivo de fortalecer o turismo local e preparar Olímpia e seus moradores para o avanço do setor, uma proposta da Secretaria, que está em elaboração, é a incorporação de disciplinas relacionadas ao turismo à grade curricular das Escolas Municipais de Olímpia, possibilitando aos alunos o aprendizado de conceitos sobre turismo, gestão e empreendedorismo. Atrelada a isso, está a meta de realizar parceria com entidades privadas para oferecer cursos da área, aumentando o potencial e a profissionalização do setor. São projetos que estão com mais de 50% de realização, caminhando para ajustes de efetivação.

A Secretaria possui ferramentas importantes, como o CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Praça da Matriz, e o CIT – trailer itinerante do Centro de Informações ao Turista – disponibilizam informações, mapas e guias sobre o turismo e os serviços oferecidos em Olímpia como restaurantes e atrativos turísticos, além de realizar a venda de souvenirs feitos por artesãos olimpienses como lembranças da cidade. O setor de atendimento da Secretaria efetua também pesquisas junto aos meios de hospedagens e turistas para levantar dados sobre a taxa de ocupação e visitação bem como o perfil dos visitantes.

No balanço das conquistas, segundo o secretário, estão também as redes sociais, para se comunicar com a comunidade e turistas. “Nasce, então, o ‘Turismo Olímpia’, presente no Facebook, no Flickr e no WordPress (blog), canais pelos quais o visitante ou o morador pode tirar dúvidas, interagir e se informar sobre as principais novidades do turismo em Olímpia”, revela Beto, e acrescenta: “Está também em fase de desenvolvimento um aplicativo mobile para smartphones que vai servir como ferramenta para que o turista se informe, se localize e ainda avalie os serviços oferecidos na cidade como hospedagem e alimentação. Assim, teremos um retorno do visitante sobre a cidade e poderemos corrigir possíveis erros ou falhas”.

E em breve, a Secretaria de Turismo terá sua própria sede, que funcionará na Avenida Brasil, 155, prédio que pertence à Prefeitura.

Por fim, Beto conclui: “Estamos empenhados em transformar Olímpia em uma Estância referência e caminhamos para que a cidade incorpore o turismo como algo promissor e sinta os efeitos positivos dessa mudança. O Turismo mudou tanto o cenário olimpiense que, hoje, cerca de 30% da população depende diretamente do setor. Tudo isso também graças ao empenho do nosso prefeito Geninho Zuliani, que não mediu esforços para que Olímpia se tornasse Estância Turística e vem investindo constantemente nas melhorias da cidade”.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário