Vacinação contra a gripe tem prazo estendido até o dia 30 deste mês

Publicado em 16 de maio de 2014 às 19h43
Atualizado em 16 de maio de 2014 às 19h44

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha teve início em todo o território nacional no dia 22 de abril, e tinha encerramento inicial previsto para o dia 9 deste mês, prorrogado para dia 16 e agora para o dia 30 de maio. Em todo o país, foram aplicadas 25.547.234 doses da vacina.

vacinacaogripe

Em Olímpia, segunda a enfermeira e diretora da Divisão de Vigilância em Saúde do município, Juliana Bressane Dias, foram aplicadas 8.286 doses, equivalendo à 70% de cobertura da população alvo, sendo 1.824 em crianças menores de 5 anos, 801 em trabalhadores da saúde, 250 em gestantes, 78 em mães com crianças até 45 dias de vida, e 5.333 em adultos maiores de 60 anos.

Juliana ainda informa que a população tem sido receosa quanto à vacina devido a mitos que a rodeiam. “As pessoas acreditam que a vacina causa gripe, o que não é verdade. Estamos no início do período frio e seco, o que aumenta a propagação e contaminação do vírus Influenza, e o período para que a vacina comece a agir no organismo é de em torno de 10 dias. Muitas pessoas tomam da vacina e acabam ficando resfriadas ou gripadas nesse intervalo, porque a contaminação é muito fácil, o que gera esse mito”.

E, conclui: “A vacina não causa a gripe, e é muito importante que o público-alvo tome, pois eles fazem parte do grupo de risco de complicações, que pode sim levar a doenças mais graves e causar até mesmo a morte. Por isso, peço novamente que procurem a unidade de saúde mais próxima à sua residência e vacine-se”.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário