gripe_thumb.jpg

Vacina contra a Gripe é oferecida na rede de Saúde até o dia 26

As Campanhas de Vacina Contra Influenza são realizadas no país desde 1.999, e não é diferente em Olímpia. Desde a última segunda-feira (15), ela vem sendo aplicada na rede pública de Saúde. Ela irá até o dia 26, sexta-feira da semana que vem.

A expectativa de vacinação em Olímpia é de 12.890 pessoas, sendo a maior parte idosos acima de 60 anos (7.468). Até o momento apenas 17,44% desse total foi vacinado. Neste sábado (20), todas as UBS estarão abertas das 8h às 17h para a campanha.

A princípio era somente para a população acima de 60 anos e profissionais de saúde. Nos últimos anos os grupos prioritários se estenderam para as gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos, este último somente com apresentação da prescrição médica. Este ano entram também como grupo prioritário as puérperas, ou seja, mulheres no período até 45 dias após o parto.

gripe

A eficácia desta vacina para adultos jovens é de 70 a 90%, em crianças de 77 a 91%, gestantes até 85%, além de conferir imunidade também para o bebê durante a amamentação até a 14ª semana e nas pessoas acima de 60 anos, de 26 a 77%, tendo como principal benefício a capacidade de prevenir doenças respiratórias agudas graves, pneumonias, internações e óbitos por doenças pulmonares.

A proteção conferida contra esta vacina tem duração de um ano. Ela é inativada (maior segurança na sua composição) e é trivalente (protege contra os três principais subtipos virais mais incidentes no ano anterior, inclusive o H1N1).

Esta vacina está contraindicada para as pessoas com história de reação anafilática prévia a esta vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A meta é vacinar 80% de cada grupo prioritário. Lembramos que durante o período da campanha, no sábado, dia 20 de abril, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação e durante a semana no horário normal de funcionamento. A Secretaria Municipal de Saúde espera a participação de todos em mais esta campanha de vacina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *