UBS revitalizada no Santa Ifigênia será Saúde da Família em 2015

Publicado em 04 de outubro de 2014 às 15h05
Atualizado em 04 de outubro de 2014 às 15h05

O bairro Santa Ifigênia recebeu as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Clodoaldo Marins Sarti. A solenidade reuniu colaboradores da unidade e moradores do bairro, além do prefeito Geninho Zuliani, secretária da Saúde Silvia Forti e outros colegas de Pastas, vereadores e familiares do homenageado, como Magali Lamana Sarti, esposa do Dr. Clodoaldo, os filhos Fernando e Otávio e as noras Adriana e Meire.

ubs-clodoaldo-(4)

A Unidade Básica de Saúde recebeu obras no valor de R$ 60.000,00. Foram construídos sala de esterilização, depósito, lavanderia, um consultório médico, uma sala de agente comunitário e uma sala de reuniões, além de pintura e identificação visual do prédio. A UBS atende a população com sete médicos sendo dois pediatras, três clínicos gerais, médica cubana Yolaysi Comandador Zamora e uma ginecologista, dois enfermeiros responsáveis técnicos, cinco técnicos de enfermagem, uma dentista, um auxiliar de consultório dentário, duas recepcionistas, três vigias, uma auxiliar de serviços diversos, uma assistente social, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e uma nutricionista.

ubs-clodoaldo-(7)

A secretária Silvia falou a evolução da saúde em números: “Do dia que o Prefeito Geninho assumiu a Prefeitura até o dia de hoje aumentamos em mais de 100% o número de consultas disponibilizadas para a população. Aumento em mais de 50% os atendimentos odontológicos, mais de 50% as próteses odontológicas oferecidas. Em termos de Vigilância Sanitária nós tínhamos em 2008 uma média de 1.200 visitas realizadas pela equipe da VISA – Vigilância Sanitária, hoje são mais de 4.800, mostrando em números o crescimento que Olímpia está tendo na parte do turismo e enquanto Estancia Turística. Nós aumentamos em mais de 100% a oferta de exames laboratoriais a nossa população, ultrassonografia foram aproximadamente 160% disponibilizado, catarata aumentou 350% o número de procedimentos realizados. Isso em todos os setores, então dizer do nosso Prefeito Geninho é dizer que a história de Olímpia é marcada, antes e depois de Geninho Zuliani. Eu tive o prazer muito grande de trabalhar com Dr. Clodoaldo, não tinha pessoa mais justa de se fazer essa homenagem, porque eu convivi com ele e ele era um médico diferenciado, não tinha um não na boca dele, qualquer que fosse o atendimento ele estava disponível, uma pessoa de um coração maior que ele. Ele visava bem-estar das pessoas. Agradeço a toda a equipe, em nome da Gislaine”, disse a secretária, que ainda pediu a colaboração dos moradores na conservação no prédio da UBS.

ubs-clodoaldo-(6)

Geninho Zuliani afirmou que em 2015 será Estratégia de Saúde da Família: “A partir de janeiro de 2015 essa unidade, conforme previsão orçamentária, se transformará em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, com a primeira equipe do Santa Ifigênia, uma vez que nós temos na UBS Walter Stuk já uma Estratégia de Saúde da Família, aqui no Santa Ifigênia comporta até três equipes, vamos começar agora em janeiro. Todos já sabem, a nossa intenção é se esforçar e chegar em dezembro de 2016 com 100% da cidade coberta com a equipe de Saúde da Família. Agradeço ao Gustavo Coxinha que representa a Associação dos Moradores, que fizeram um papel importante aqui com a chegada da Dra. Yolaysi que apoiaram o seu trabalho, ajudaram a conferir a reforma, ajudaram de certa forma com a comunidade e obrigado pelo seu trabalho Gustavo, transmita a todos os membros da Associação nosso agradecimento e obrigado pela presença. Hoje é um motivo de muita alegria entregar mais uma unidade, uma reforma e ampliação, é um trabalho que envolve desde um projeto inicial em busca do Ministério da Saúde desses recursos para fazer a adaptação, ampliação, melhorias, entre elas a adaptação total nas novas normas da vigilância sanitária. Também os novos consultórios e o acolhimento da futura equipe de saúde, com a sala dos agentes, sala de reuniões e por fim, a UBS merece todo nosso carinho. A Silvia fez esses projetos, buscou no Ministério, a Secretaria de Obras fez toda a fiscalização, a Gestão licita e confere, é um envolvimento de várias secretarias, da comunidade e dos funcionários da saúde, para que a gente possa chegar no dia como hoje e fazer esse gesto simbólico de reinauguração desta unidade. Pela história do Dr. Clodoaldo, nos honra muito poder contar com o nome dele na unidade, e por fim agradecer a todos”, disse o Prefeito.

Geninho ainda falou sobre os investimentos na saúde: “A saúde pública com pouco dinheiro, essa é a concepção do SUS no país em que vivemos, fazer muito com pouco, fazer muito com criatividade, dependemos muito do Estado, muito da União, deveríamos por lei aplicar 15% do orçamento do município em saúde pública, aplicamos 22% para poder fazer o sistema girar com a maior qualidade possível. Para que isso aconteça nós temos que toda hora estar em São Paulo e em Brasília, pedindo complemento de renda, verbas para UPA, entre outros. Neste segundo mandato estamos muito empolgados para fazer tudo que falta, com muita responsabilidade, com bastante juízo, fazendo uma equação junto com nosso fluxo de caixa para que a gente possa, de forma responsável, atingir os anseios da população. Estou feliz por mais essa conquista, por mais essa obra entregue com qualidade para a população de Olímpia”, concluiu.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário