UBS de Ribeiro dos Santos é entregue reformada e ampliada

Publicado em 07 de outubro de 2014 às 15h11
Atualizado em 07 de outubro de 2014 às 15h31

A Prefeitura de Olímpia, através da Secretaria de Saúde, fez a entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho, no distrito de Ribeiro dos Santos.

ubs-custodio-ribeiro-(7)

A unidade recebeu investimentos de R$ 75 mil e foram construídos dois banheiros para usuários com acessibilidade, uma sala para agentes comunitários, uma cozinha, um consultório ginecológico, adequação da sala de vacinas e consultório odontológico, além de pintura e identificação visual do prédio.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o prefeito Geninho Zuliani; os secretários Ana Cláudia Zuliani (Assistência Social), Silvia Forti Storti (Saúde), João Paulo Polisello (Governo e Comunicação), Eliana Bertoncello Monteiro (Educação), Fernando Velho (Planejamento, Habitação e Gestão Ambiental), Antônio Jorge Mota (Daemo), Sandra Lima (Gestão), Luis Biagi (Obras); o vereador Luiz Antônio Moreira Salata; Denise Tonani Ribeiro de Carvalho Geraldo, neta do homenageado e seu esposo Elói Geraldo; colaboradores da Secretaria da Saúde e moradores do distrito.

O vereador Luiz Salata, usou a palavra representando o Legislativo, destacando o compromisso do Prefeito Geninho com o Distrito, disponibilizando transporte para as alunas da dos cursos profissionalizantes da ABECAO, no empenho quanto à instalação da torre da operadora Nextel, na saúde pública através da castração de animais com total apoio a ONG MI-AU, entre outros.

ubs-custodio-ribeiro-(1)

A secretária Silvia disse da importância da participação da comunidade do distrito: “Nada mais justo, essa homenagem é um reconhecimento muito pequeno de tudo que o Dr. Custódio representou na história do município de Olímpia. Ele foi um médico que queria o atendimento, essa era a missão dele independentemente da pessoa ter ou não ter dinheiro. Muito obrigado a toda a família por nos emprestar o nome dele aqui nessa unidade, que tem praticamente 23 anos e nunca recebeu as melhorias que fizemos agora. Não é simplesmente uma entrega de uma reforma e adequação, foram feitas inúmeras adequações. A participação da comunidade é muito importante, a crítica construtiva é fundamental para que a gente acerte a direção em alguns momentos. A população do Distrito foi muito parceira da gestão, nós temos que agradecer, implantamos a Estratégia de Saúde da Família, no primeiro momento nós não conseguimos atingir os nossos objetivos, mas essa crítica essa participação de vocês foi fundamental para que pudéssemos rever e acertadamente temos a nossa médica cubana, que foi um pedido da comunidade, então essa parceria é fundamental. Agradeço minha equipe de trabalho, porque ninguém faz nada sozinho e vocês são fundamentais, eu não tenho como expressar minha gratidão com vocês”, disse a secretária Silvia.

ubs-custodio-ribeiro-(3)

O prefeito Geninho Zuliani falou das melhorias da unidade: “Essa é uma obra conquistada através de um programa do Ministério da Saúde de reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde no país todo e eu falo sempre isso com tristeza, mas ao mesmo tempo com muito orgulho da minha equipe, que é um programa que apenas 30% dos municípios brasileiros conseguiram se enquadrar nos bons projetos e isso a gente tem que parabenizar a nossa secretária Silvia pela sua capacidade de emplacar os projetos. A Unidade de Saúde nos orgulha, porque foi uma das primeiras UBS que foi transformada em UBSF. O Distrito conta com médico 8 horas por dia. A Dra. Edelmis, médica cubana do Programa Mais Médicos, junto com toda equipe de agentes de saúde, eu quero parabenizar pelo importante trabalho que realizam. Tenho certeza que nós conseguimos fazer uma busca ativa na população, melhorar nossas informações e acima de tudo trabalhar em cima da prevenção e no cuidado da saúde das pessoas. É um prazer conhecer a Denise, neta do Dr. Custódio. Eu não era nascido quando ele atuava, mas me lembro muito bem do meu pai dizendo que meu avô vinha a cavalo do bairro da Capituva fazer as consultas médicas com o Dr. Custódio. Era uma pessoa que conheço a sua história contada dentro de casa, pelos munícipes olimpienses, de um médico realmente com diferencial em conhecimento técnico, sabedoria e generoso. Creio que a unidade de Ribeiro dos Santos não teria uma homenagem melhor para prestar, me honra muito e enobrece a nossa unidade tendo o nome do Dr. Custódio. O distrito de Ribeiro dos Santos é muito bem montado, muito bem equipado, mas que também precisa de avanços e a vamos gradativamente na medida em que o cofre da Prefeitura e o nosso planejamento permitem. Sei das necessidades, mas lutamos para que isso entre no nosso planejamento e orçamento, e que a consigamos deixar o distrito cada vez mais bonito e pronto para que a população posso usufruir da melhor maneira possível. Agradeço a secretária Silvia que tem feito um trabalho maravilhoso, que está atenta a toda a legislação da saúde publica do país, participativa, é uma grande entusiasta do SUS mesmo sabendo das dificuldades, dos limites que o Sistema impõe a cada gestor”, disse o prefeito.

ubs-custodio-ribeiro-(6)

Geninho ainda disse das novidades que estão por vir para o distrito e algumas conquistas recentes: “Quero anunciar que estamos desapropriando uma área para ampliação da nossa Estação de Tratamento de Esgoto. Além de área suficiente para que possamos fazer as ampliações. É uma grande meta da Daemo Ambiental, em parceria com a Prefeitura. É muito provável que a gente faça a transferência da escola Prof. José Sant’Anna para o Projeto Social com ampliação e construção de mais quatro salas de aulas, para desafogar a parte física da comunitária com a escola estadual. Vamos reformar o Centro Comunitário para trazer todos os projetos sociais para ele. Também conquistamos recentemente a Atividade Delegada, que depois da nossa promessa veio o grande sonho da população de Ribeiro dos Santos que era trazer policiais para manter a ordem, disciplina e a segurança. Outra novidade que está por vir são as casas populares. Nós já desapropriamos, compramos, pagamos e estamos em fase de convênio com o Governo do Estado para a construção de 60 moradias populares através da CDHU e também vamos fazer um mini distrito industrial, com 20 lotes de aproximadamente 1.500 metros quadrados para tentar, junto com a qualificação profissional, atrair novos empreendimentos e fazer uma geração de renda melhor no distrito”, concluiu Geninho Zuliani.

ubs-custodio-ribeiro-(8)

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário