Santa Casa, apesar da crise, hoje é um hospital moderno e melhor, segundo balanço do ano passado

Publicado em 19 de março de 2015 às 12h56
Atualizado em 19 de março de 2015 às 12h57

A Administração da Santa Casa de Olímpia apresentou à Assembleia Geral o Balanço Anual 2014, cujo teor foi aprovado por unanimidade e publicado na Imprensa Oficial para conhecimento público.

Santa Casa

mario-montiniO provedor Mário Montini, em sua mensagem, observou que “nos últimos anos, o setor saúde vem enfrentando muitas dificuldades, e não foi diferente o ano de 2014. Todas as pesquisas nacionais vêm apontando, há muito tempo, que saúde é o maior problema da população brasileira. O grito das ruas não vem sendo ouvido pelos nossos governantes, e quem mais sofre são os milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e os prestadores de serviços (clinicas, laboratórios, hospitais e médicos) que atendem aos pacientes SUS. A cada ano que se passa, as dificuldades vivenciadas pela rede hospitalar brasileira para manter o atendimento a pacientes do SUS, tão bem demonstradas pela mídia nacional nos últimos anos, não são diferentes das que enfrentamos na Santa Casa de Olímpia. Desta forma, é imprescindível solucionar a questão do déficit mensal decorrente da defasagem da Tabela SUS, pois é uma conta que não fecha”.

Mario-Montini2Segundo Montini, “a instituição hospitalar tem um papel importantíssimo no que tange ao zelo pela saúde dos pacientes e também pela saúde da própria organização. Sabemos que é uma estrutura extremamente complexa e que exige da Direção conhecimentos específicos necessários para gerir recursos físicos e humanos. A Santa Casa de Olímpia, ao longo de 2014, traçou estratégias a fim de continuar caminhando na busca da modernização de seus processos administrativos e produtivos, direcionando os recursos para os atuais desafios da atualização tecnológica e da formação de equipes profissionais competentes. Tais iniciativas configuram a preocupação em oferecer serviços com qualidade e humanização. O estabelecimento de um projeto de profissionalização da administração permitiu o estabelecimento de metas e planos. E neste ano de 2015 que se inicia, já contemplamos diversas ações a serem implantadas visando cada vez mais o aprimoramento de nossa gestão. Em resumo, a Santa Casa avançou no sentido de se tornar um hospital melhor, mantendo os valores institucionais e dedicando-se ao paciente e a sociedade”.

O presente relatório traz os principais resultados da operacionalização e o compromisso com a transparência dos seus resultados. “Mesmo com as imensas dificuldades enfrentadas durante o ano de 2014, os resultados que apresentamos são altamente gratificantes, com aumentos significativos em todas as áreas, tanto no que diz respeito à produção dos serviços como em relação aos recursos financeiros. Neste relatório demonstramos as informações da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, com seu volume de atendimentos e as ações realizadas no decorrer de 2014. Demonstra, também, nosso compromisso com a excelência na qualidade da atenção à saúde da comunidade, na geração de novos conhecimentos e na formação de profissionais capacitados nas suas áreas de atuação. O Relatório de Atividades além de trazer as informações relatadas, constitui-se numa forma de prestação de contas a todos os cidadãos, dentro do programa de transparência que norteia as ações de nossa gestão”, frisa o provedor.

 

ATIVIDADES GERAIS

 

REFORMAS/CONSTRUÇÕES/AMPLIAÇÕES

 

UTI – Foi iniciado em 2014 o projeto de reforma da UTI, comtemplando a pintura, troca de revestimento das paredes e rebaixamento do teto. O projeto foi custeado com recursos próprios, complementado por emenda parlamentar no valor de R$ 30.000,00. Até o final de dezembro de 2014, grande parte das ações foi concluída. Enquanto em obras, os aparelhos da UTI foram transferidos para local adaptado, mantendo o atendimento a demanda interna (pacientes internados).

 

Radiologia – Com a aquisição de novo aparelho de Raio-X, adquirido por meio de emenda parlamentar recebida em 2013, fez-se necessária a reforma da 2ª sala de radiologia, com a finalidade de abrigar as instalações do novo aparelho de Raio-X SIEMENS. A aquisição do equipamento proporcionou melhor atendimento na prestação do serviço de radiologia da Santa Casa.

 

Pintura e reforma do prédio – Em parceria com a UNIMED, deu-se início ao projeto de pintura do prédio sede do hospital. Já há algum tempo as condições da estrutura física do hospital apresentavam desgaste natural, causando prejuízo à imagem do hospital.

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

Ambiente de Informática – Como parte do Plano de Reestruturação da área de Tecnologia da Informação, a Santa Casa de Olímpia, criou uma nova infraestrutura de Hardware e Rede de Dados para abrigar suas ferramentas e plataformas tecnológicas. Foram implantadas novas políticas de uso e controle dos ativos de tecnologia, uso de e-mail corporativo e internet, e normas de segurança da informação para uso das redes de dados e voz, com ou sem fio, com a nova estrutura de rede CISCO. Com isso a Santa Casa pode oferecer um ambiente de Tecnologia mais seguro e adequado a seus funcionários.

Nosso parque tecnológico esta distribuído da seguinte forma:

– Mais de 70 Computadores;

– 04 servidores IBM para aplicações e Ware Line;

– 02 servidores dedicados para segurança e internet;

– Unidade de Back Up Storage IBM;

– 14 Impressoras, distribuídas em rede.

Sistema de Prontuário Eletrônico de Pacientes: Desenvolvida em 2014, para ser implantada no inicio de 2015, esta ferramenta irá proporcionar mais segurança, rapidez e confiabilidade nas prescrições médicas e de enfermagem.

Licenciamento dos Sistemas: Outra conquista importante foi a inclusão da Santa Casa no programa TECHSOUP. Este programa é uma iniciativa da ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócios em parceria com a TECHSOUP Global.  Agora a Santa Casa de Olímpia pode contar com o licenciamento de todos os seus sistemas e assim ter um ambiente seguro e livre de programas piratas, podendo melhorar seus serviços com ferramentas e plataformas de algumas das melhores empresas de Tecnologia do mercado.

GESTÃO ADMINISTRATIVA – Visando aumento na qualidade de seus serviços, inovação e busca da satisfação dos clientes, a Santa Casa de Olímpia implantou/estruturou em 2014 as seguintes áreas:

 

Núcleo de Comissões – A Santa Casa de Olímpia conta atualmente com 07 (sete) Comissões, criadas para garantir melhor qualidade dos serviços e segurança em seus procedimentos:

a) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA;

b) Comissão de Revisão de Prontuário Médico – CRPM

c) Comissão de Revisão de óbito – CRO

d) Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

e) Comissão de Ética Médica – CEM

f) Compromisso de Qualidade Hospitalar – CQH

g) Comissão Interna de Humanização – CIH

Recepção: Estamos efetuando reformas, buscando melhoria no nosso espaço físico e otimizando as equipes de atendimento, com o objetivo de oferecer maior qualidade e conforto. Oferecemos atualmente uma Sala de Espera, espaço de acolhimento destinado ao paciente que já tendo realizado o cadastro de internação, aguarda o encaminhamento ao setor, segundo o procedimento a ser realizado.

 

Ouvidoria: teve o seu início em Janeiro de 2014, vem proporcionando ótimas condições para o atendimento das necessidades dos clientes;

Grupo de Trabalho de Humanização: com o apoio Institucional da Articuladora de Humanização da DRS – Delegacia Regional de Saúde – Barretos, foi criado Grupo composto de funcionários para Implantação e coordenação do Programa de Humanização;

Área de Suprimentos: Anteriormente contando somente com um profissional, que acumulava a função de Comprador e Almoxarife, a atual Área de Suprimentos tem nova estrutura, dividida em Compras e Almoxarifado, além de estar informatizada e integrada com o Sistema de Gestão do Hospital. Em 2014, foi adquirido o montante de R$ 1.770 mil em Medicamentos e Materiais, o que representa movimento da ordem de R$ 147 mil por mês;

Captação de Recursos – Criada a área de Captação de Recursos, a fim de desenvolver atividades para o aumento de receita, estimulando o aumento de doações e investimentos em projetos. No ano de 2014 foram realizadas importantes ações para a captação de recursos para a Instituição, bem como recebimento de recursos oriundos de emendas parlamentares:

· 1º Festival da Pizza da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia;

· Ação do Bem: voluntários da cidade de Olímpia associados da AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Olímpia, em conjunto com a Diretoria da Instituição, realizaram em 07/12/14 o evento “Ação do Bem”: quermesse, com sorteios de vários itens, inclusive um carro 0KM, doado pelo Clube Thermas dos Laranjais – Valor líquido arrecadado R$ 102.000,00;

· Doações recebidas através da conta de água: R$ 71.667,98;

· Outras doações recebidas: R$ 78.937,89;

· Recursos decorrentes de emendas parlamentares:

Deputado Rodrigo Garcia: Emenda Parlamentar para CUSTEIO em Serviços de Saúde – R$ 250.000,00;

– Deputado Welson Gasparini: Emenda Parlamentar para CUSTEIO na reforma da UTI – R$ 30.000,00;

– Deputado Dilador Borges: Emenda Parlamentar para Investimento em Compra de Equipamento (Arco Cirúrgico) – R$ 270.000,00.

Apoio Operacional – Realizada a estruturação da Área de Apoio Operacional, agregando: nutrição, limpeza, lavanderia, manutenção, compras e almoxarifado. O objetivo principal é formatar um núcleo integrado, capaz de gerenciar de maneira eficiente a cadeia de suprimentos do hospital. Constatou-se resultados positivos quanto ao controle de estoques, maior controle em requisições internas de consumo, diminuição de desperdícios e qualidade em gestão de compras e manutenção hospitalar.

 

Comunicação Institucional – Lançado periódico bimestral impresso, com divulgação das atividades realizadas pela Instituição. A abrangência é local, sendo distribuído aos principais pontos da cidade. O objetivo maior é a divulgação das atividades desempenhadas pela Diretoria e seus funcionários, levando ao leitor informações importantes sobre a Instituição.

 

Reorganização Gerencial da Enfermagem – A área de Enfermagem passou por reorganização em seu organograma, visando uma melhor gestão da área assistencial do hospital. Criada a Gerência-Geral de Enfermagem e redistribuição dos setores.

Qualidade e Planejamento – Criada área especifica, com profissionais especializados nas ferramentas da qualidade hospitalar, com o objetivo de tornar os procedimentos, na área assistencial e de apoio, seguros e eficientes, sempre obedecendo aos protocolos definidos, buscando eliminar erros e melhorar a qualidade do serviço prestado ao paciente. Foram desenvolvidas as seguintes atividades:

· Registro da Santa Casa na Instituição CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar, vinculada à AMB – Associação Médica Brasileira, entidade responsável pela emissão Certificado de Qualidade Hospitalar.

· Participação do Projeto “Revitalização das Santas Casas”, subsidiado pela CPFL que em conjunto com a consultoria do CEALAG de São Paulo realiza ações, treinamentos e auditorias no hospital e assessorando as áreas estratégicas e assistenciais. O projeto durará 24 meses com várias ações programadas e auditadas. Ao final do projeto poderemos ser certificados com o Selo de Qualidade elevando os padrões do hospital em todos os níveis;

· Revisão e Criação de Procedimentos Operacionais, com utilização de padrões para elaboração de documentos e novos procedimentos para as áreas de apoio e assistência, bem como suporte técnico para essas áreas;

· Coordenação de treinamentos dos colaboradores da área de enfermagem;

· Auditoria Interna de Qualidade – Ação que visa buscar as conformidades e atuar nos planos de melhorias junto aos setores assistenciais, auditando processos e gestão.

GESTÃO DE PESSOAS – Área de fundamental importância para o andamento e desenvolvimento das atividades de uma empresa, a Diretoria da Santa Casa tem investido constantemente na melhoria de seus processos e de seus funcionários, sempre buscando a excelência em serviços. Implantados Planos de Ações e contemplando a Administração de Pessoal, Treinamento & Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Cargos, Remuneração e Benefícios e Segurança e Medicina no Trabalho.

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