Quase 4,4 mil animais foram vacinados contra a raiva, em Olímpia

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 12h24
Atualizado em 23 de outubro de 2014 às 12h25

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia, através do setor de Vigilância Sanitária, realizou entre os dias 11 e 19 deste mês a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. Equipes de multiprofissionais estiveram, durante toda a semana, em diversos pontos da cidade, bem como nos distritos e bairros rurais, vacinando cães e gatos.

vacina

No total, apenas nos postos de vacinação, foram vacinados 3.965 cães e 416 gatos. Em 2013, a campanha vacinou 8.753 cães e 1.042 gatos, incluindo os animais vacinados pelas ONGs de proteção animal e clínicas veterinárias. Entrevistado sobre a campanha, Sérgio Mendes, médico veterinário e chefe da Vigilância Sanitária de Olímpia informou que a população está tranquila por conta do não registro de contaminação pela raiva na cidade e na região, o que é errado, pois a erradicação da doença só é possível com a vacinação. “A vacina é uma garantia média de 12 meses, por isso, é realmente importante que os animais sejam vacinados anualmente, para garantir que nenhum venha a ser contaminado pelo vírus e se torne um portador da doença”.

Sérgio ainda informou que haverá um repasse vacinal, a ser realizado no mês de novembro, em data ainda não confirmada. “O repasse será feito para aqueles que não tiveram a oportunidade de vacinar seus animais. Ainda divulgaremos as datas, mas peço que a população fique atenta aos meios de comunicação do município, e tenha a consciência de que a vacinação, além de essencial para garantir a segurança de todos, é obrigatória por lei”, finalizou Sérgio.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário