Outubro Rosa: Carreta do Hospital do Câncer realiza exames em Olímpia

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 10h30
Atualizado em 17 de outubro de 2014 às 10h33

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Olímpia, em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, realizou exames de mamografia em 60 mulheres nesta quinta-feira (16).

DSC_0162

A carreta do Pio XII esteve no Ambulatório de Referência e Especialidades, popularmente conhecido como posto de saúde. Foram realizados exames nas mulheres que estão na lista de espera das unidades de saúde, além de mulheres que trabalham no comércio da área central da cidade e não puderam realizar o exame, que foram contatadas pela equipe de agentes da Fundação Pio XII.

“É de grande importância um movimento mundial como o outubro rosa para a luta contra o câncer de mama, e Olímpia não ficaria de fora. O exame preventivo é um direito das mulheres e ajuda a diagnosticar qualquer nódulo desde o início, é essencial isso para a cura”, informou Rosa Maria de Carvalho, diretora da Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Olímpia.

Para quem perdeu mais essa oportunidade, Rosa informou ainda que “mulheres na faixa etária de risco, que vai dos 40 aos 49 anos e ainda não realizaram a mamografia este ano, ou de 50 aos 69 anos e não realizaram nos últimos dois anos, devem procurar uma unidade de saúde e agendar seu exame, pois a carreta retornará em outra data ainda não definida neste mês de outubro. Salientamos da importância das mulheres realizarem sua prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, que tem alto índice de cura, desde que diagnosticado precocemente”.

SOBRE O OUTUBRO ROSA

Comemora-se no Brasil o Outubro Rosa como forma de incentivar a prevenção ao câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje em dia o outubro rosa é adotado por vários países do mundo.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário