20130529095209_fumo_thumb.jpg

Olímpia se une às ações para o sábado, dia 31 de maio, conscientizando contra o tabaco

A OMS – Organização Mundial de Saúde, órgão pertencente à ONU – Organização das Nações Unidas, responsável pela avaliação e ações relacionadas à saúde no mundo, instituiu o dia 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco.

dia_mundial_sem_tabaco

A campanha desse ano tem como principal objetivo contribuir para proteger a nossa e as futuras gerações das consequências devastadoras do consumo de produtos de tabaco para a saúde e também dos flagelos sociais, ambientais e econômicos do seu uso e da exposição à fumaça do tabaco. A epidemia global de tabaco mata aproximadamente 6 milhões de pessoas a cada ano e entre esse total, 600.000 não fumantes em decorrência da exposição ao fumo passivo. Se nada for feito para mudar essa realidade, essa epidemia até 2030 levará a morte a cada ano mais de 8 milhões de pessoas. Mais de 80% dessas mortes, que podem ser prevenidas, estão entre as pessoas que vivem em países de media e baixa renda.

Em Olímpia, através da Secretaria Municipal de Saúde, funciona o Grupo de Controle do Tabagismo “Reacendendo a Vida”. Este grupo já existe há 12 anos e tem como objetivo oferecer suporte clínico e psicossocial aos dependentes do tabaco que decidem parar de fumar. É composto por uma equipe multidisciplinar com médica pneumologista, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga e dentista.

20130529095209_fumo

Os encontros são realizados semanalmente, às terças-feiras, das 19h às 21h, no Centro de Referência do Idoso. Nesses encontros os participantes recebem informações sobre os benefícios que a cessação do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, realizam exercícios, dentre outras orientações.

Para fazer parte do grupo, basta que o cidadão procure o Centro de Referência do Idoso – CRI, em seu horário comercial de funcionamento, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e faça sua inscrição.

“A Secretaria oferece o grupo a todos aqueles que estiverem motivados a parar de fumar, e desejam a ter uma vida com mais saúde e qualidade”, informou Maria Teresa Vieira Marcondes, nutricionista e coordenadora do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *