Nova UBSF ‘Dr. Francisco Figueiredo Filho’ é entregue por Geninho e Silvia Forti

Publicado em 04 de setembro de 2015 às 14h21
Atualizado em 04 de setembro de 2015 às 14h32

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira (3), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Família-UBSF “Dr. Francisco Figueiredo Filho”, localizada no Jardim São José.

DSCN9825

A nova UBSF faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretária Municipal da Saúde, Silvia Forti Storti, que conseguiu, junto aos governos Federal e Estadual, verbas no valor total de R$ 610 mil para adequação do prédio e requalificação da Unidade. Os projetos foram inseridos com base no Programa de Requalificação de UBS’s, do Governo Federal, e o Programa Qualis UBS, do Governo do Estado de São Paulo.

A solenidade contou com a presença do prefeito Geninho Zuliani (DEM), do vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, da Secretária de Saúde, Silvia Forti Storti, e dos vereadores Luiz Antônio Moreira Salata, Cristina Reale e Leonardo Simões.

Participou também da cerimônia o filho do homenageado, Francisco Eduardo Arthur Figueiredo, acompanhado da esposa Maria Cristina Gonzales Figueiredo, e dos filhos Francisco e Carolina, além de secretários municipais, colaboradores da Saúde e convidados.

A UBSF “Dr. Francisco Figueiredo Filho” passou por ampliação para se enquadrar no porte 2, com no mínimo três equipes de Estratégia de Saúde da Família. A nova área construída da Unidade, com acesso direto pela Avenida José Rodrigues da Silva, foi totalmente projetada para garantir um bom atendimento ao usuário.

Na unidade estão disponíveis seis consultórios médicos, consultório de enfermagem, consultórios odontológicos para adultos e outro para bebês, uma sala com banheiro para os ginecologistas, sala de vacinas, sala de reuniões para as equipes de estratégia e salão para realização de grupos de orientação e trabalho, como os de gestantes, tabagismo e terceira idade, entre outros setores.

No início da solenidade o padre Ivanaldo Mendonça, pároco da Igreja Matriz de São José, abençoou o novo espaço. Em seguida, Maria Cristina Gonzales Figueiredo, nora do homenageado, fez uso da palavra e elogiou a nova Unidade. “Ficamos muito felizes com a nova UBSF. Está muito bonita e acolhedora”, disse ela, encantada com a estrutura do local. O presidente da Câmara, Luiz Antônio Moreira Salata, parabenizou a secretária Silvia e o Prefeito Geninho pela nova obra.

DSCN9948

Já a Secretária de Saúde, Silvia Forti Storti, disse que tudo ali foi pensado nos mínimos detalhes para que a população do Jardim São José tenha orgulho de entrar num ambiente onde se sinta privilegiada e possa receber atendimento digno e de qualidade.

“A Saúde não é feita somente pelo Secretário ou pelo Prefeito. É feita também por todos os profissionais deste Setor e pelos usuários, que serão ouvidos sempre, para que os resultados sejam os melhores possíveis”, disse a Secretária Silvia Forti, elogiando o Prefeito Geninho Zuliani, por ser “arrojado, corajoso e criativo, com a cabeça voltada à qualidade no atendimento, com o máximo de estrutura possível”.

Cumprimentando Francisco Figueiredo, filho do homenageado presente ao evento acompanhado da esposa, Maria Cristina, e dos filhos Francisco e Carolina, o Prefeito Geninho Zuliani disse estar muito orgulhoso com a inauguração da nova Unidade. “Eu digo nova Unidade porque, apesar do terreno ser o mesmo, ela foi construída e hoje está de frente para a Avenida José Rodrigues da Silva, está bem mais visível para a população do bairro, muito mais aconchegante, muito mais acolhedora”.

“Trata-se de uma obra nova, com equipamentos de última geração, para dar qualidade de atendimento ao público”, complementou. “São investimentos que nós buscamos por meio de projetos, com o ‘empurrão’ político do nosso deputado Rodrigo Garcia, com apoio da Câmara Municipal na aprovação desses convênios”, complementou.

O Prefeito falou do investimento feito pelo Município na Saúde, que deveria ser de 15% do Orçamento anual, constitucionalmente, mas aplica entre 23% a 24%. A Saúde em Olímpia possui um quadro de 450 profissionais, entre médicos – mais de 70, enfermeiros, agentes comunitários, técnicos, farmacêuticos, possibilitando atendimento em todas as modalidades na área.

DSCN9794

O Prefeito lembrou também da implantação da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, que hoje atende quase sete mil pacientes por mês, e também do SAMU, que presta um serviço inestimável à cidade. “A Estratégia de Saúde da Família, que não tinha antes, hoje é uma realidade”, afirmou o Prefeito.

“Quero parabenizar a toda equipe de Saúde, desde médicos até os profissionais da limpeza, que facilitam a vida das pessoas, que atendem com carinho; os dentistas, que também têm feito um trabalho brilhante na Rede. Quero parabenizar a Silvia pelo seu maravilhoso trabalho. Tenho muita tranquilidade em ter você como Secretária de Saúde. Estendo aqui meus cumprimentos a todos os meus Secretários e toda a minha equipe. E finalmente cumprimentar o Francisco e sua esposa, e agradecer a todos pela presença”, concluiu Geninho Zuliani.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário