É moda. É chique. É humano. Olimpienses também doam cabelos para o HC

Publicado em 27 de abril de 2014 às 14h24
Atualizado em 27 de abril de 2014 às 19h46

ATUALIZADO COM MAIS FOTOS — Uma campanha está mudando o visual das mulheres em Olímpia e em toda a região. A moda é por uma boa causa. Cabelos que demoraram anos para chegar a um grande comprimento são cortados em questão de segundos. E as tesouras não param. O mínimo para se cortar são 20 centímetros em mechas.

A moda agora é cortar o cabelo para demonstrar solidariedade. Nos salões de beleza da cidade tem filas de mulheres que querem abrir mão de dez, 15 ou até mais de 20 centímetros de cabelo para distribuir autoestima. As mechas são doadas para pacientes em tratamento contra o câncer.

Giseli-Batista

As clientes chegam determinadas. “Cresce normal depois, então eu não estou ligando muito”, garante uma jovem. “Daqui a três meses está do mesmo tamanho de novo, e para quem está precisando é muito importante”, acrescenta outra voluntária. E elas não se arrependem.

Larissa-Martinez

A jovem olimpiense Jéssica Vanti, em seu perfil do Facebook, mostra o cabelo cortado em quase 38 centímetros e comenta: “Cansei de falar e resolvi fazer”.

jessica-vanti

Todos os amigos elogiam a iniciativa e também o novo visual, como a jovem Iara Zulato, de Cajobi, mas que reside em Catanduva, que também cortou e mostra o tamanho da mecha que doou.

Iara-Zulato

Em Olímpia, o Salão da Clarice, por exemplo, está recebendo as madeixas das jovens doadoras.

Os cabelos vão ser usados na fabricação de perucas distribuídas gratuitamente a mulheres de todo o país, que fazem quimioterapia no Hospital de Câncer de Barretos. As cabeleireiras também trabalham de graça. "Eu trabalho até dez e meia da noite cortando cabelo o dia inteiro e não me importo", conta Keila Oliveira. “Apareceram clientes aqui que eu achava que nunca iriam cortar. E cortaram”, afirma outra cabeleireira.

Gabrieli-Stuk

Até as crianças aderiram à moda. A iniciativa foi da empresária Vanessa Rossi, que lançou a campanha em uma rede social e logo ganhou o apoio de 17 salões de beleza. Ela recebe as doações e envia para as ONGs que fazem as perucas. “A gente já conseguiu 421 cabelos. Até meninas de Fortaleza estão mandando cabelos”, comemora Vanessa.

Fernanda-Peres

Também em Olímpia, as crianças aderem à campanha. É o caso de Juliana Mialichi. A mãe postou as fotos dela com o novo visual e demonstrou o seu orgulho.

Julia-Mialich

O hospital de Barretos atende mais de quatro mil pessoas por dia. Para o cirurgião oncológico Antônio Bailão Júnior, a chance de melhorar o visual não é só questão de vaidade. “Tratamento de câncer de mama cursa com outros transtornos de ansiedade: depressão, medo, desconforto, perda de libido sexual. Tudo isso é muito contornado e reparado com questões simples, ou seja, mostrar que essa mulher, mesmo tratando de câncer de mama, continua bonita, continua mulher”, explica o médico.

Mercia-Elaine

A zeladora Gedalva Moreira acabou de receber uma peruca. O sorriso no rosto confirma: ela está pronta para continuar lutando. “Onde chego, as amigas de tratamento falam que eu estou maravilhosa. Isso deixa a gente bem animada”, garante Gedalva.

comprovante

As jovens de Olímpia podem mandar o cabelo por correspondência para a Associação Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC), na Av. Paulo de Matos Leandro, 1357 – Bairro – Dr. Paulo Prata – Cep. 14.784.379 – Barretos- SP.

Flavia-Peres2

flavia-e-Fernanda-Peres

Também feliz, ‘com muito prazer’, como descreve na rede social, a olimpiense Cíntia Perpetua Bedan.

RIBEIRO DOS SANTOS E BAGUAÇU

Está sendo organizada no Distrito de Ribeiro dos Santos uma campanha de adesão à campanha do corte de cabelo. Segundo a educadora pedagógica Márcia Eliza Martinez, algumas já cortaram e outras as mães estão procurando se informar na escola estadual José Santana.

A divulgação é feita pelo grêmio estudantil local e os interessados devem procurar a orientadora pedagógica e, dependendo da quantidade de interessadas na doação, haverá um dia em especial para que cabeleireira do distrito, Carina, e a Maísa Martinez, irmã da educadora, possam fazer os cortes gratuitamente.

No distrito de Baguaçu também está sendo organizada uma campanha, algumas doações até já foram feitas. Ainda será marcado o dia da Beleza Solidária, segundo informa Juliana Avena Bonilha, agente comunitária de Saúde do distrito. “Vamos ter uma cabeleireira,que vai deixar nossas meninas lindas.Até o momento já estamos com 11 meninas. Quem tiver a fim de participar,é só nos procurar na UBSF e as Agentes Comunitarias De Baguaçu”, relata Juliana.

O perueiro João Donadi, popular Italiano, presidente da AVCC em Olímpia, está se encarregando de levar as mechas para o Hospital do Câncer, em Barretos.

MAIS OLIMPIENSES QUE ADERIRAM À CAMPANHA:

Cintia-Perpetua-Badan

ana-julia-pereira

Jaisleine

camila-pasquotto

Elaine-Maria

suzana-silva

RAQUEL-FELTRIN

Mayne-Gasques

Aline-Pires2

Joyce-Vinicius-Rueda

Hyasmim-Fernanda

Assunto(s): ,

Leia também:

1 comentário

  1. Gabrieli disse:

    Boa tarde!
    Concon, Parabéns pela reportagem, fico muitoo feliz em saber que pude colaborar com uma pequena %, se cada uma fizesse um pouco teríamos uma ajuda e tanto.
    Parabéns também a todas as meninas que doaram os cabelos.

Faça um comentário