Jovens que irão à Semana Mundial da Juventude precisam atualizar as vacinas

Publicado em 11 de julho de 2013 às 16h39
Atualizado em 11 de julho de 2013 às 16h40

A Diretoria Técnica da Divisão de Imunização do Estado de São Paulo orienta os municípios quanto à indicação de vacina Tríplice Viral (SCR- Sarampo, Caxumba e Rubéola) para os jovens que irão participar da Semana Mundial da Juventude, inclusive os membros das famílias acolhedoras (que receberão na sua casa os peregrinos).

A vacina é indicada para os jovens que vão participar da semana missionária, ou que vão para o Rio de Janeiro participar da Semana Mundial da Juventude ou que vão para Aparecida do Norte.

A interrupção da transmissão do vírus do sarampo no Estado de São Paulo ocorreu no ano 2000. No entanto, o sarampo ainda é comum em outros países, como os da Europa, Ásia, África, Oceania. O Estado de São Paulo recebe diariamente um grande número de pessoas vindas de todos os países do mundo, existindo assim o potencial risco de importação da doença de locais onde o controle do sarampo ainda não ocorreu. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

A Secretaria Municipal de Saúde já tomou às medidas necessárias quanto ao encaminhamento e orientação dessas informações as casas paroquiais do nosso município, assim como as agências de viagens e unidades de saúde vacinadoras.

Desta maneira, é importante que todos estejam com a situação vacinal atualizada, de acordo com o Calendário de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, incluindo as famílias fraternas que receberão jovens de diferentes regiões do mundo.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário