Idosos recebem aulas gratuitas de hidroginástica no Thermas dos Laranjais

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 14h34
Atualizado em 26 de novembro de 2014 às 14h35

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde, em parceria com o Thermas dos Laranjais, deram início na última segunda-feira (24), as aulas de hidroginástica gratuita para todos os idosos da Terceira Idade de Olímpia e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. O projeto, desenvolvido pela Saúde, oferece profissionais para trabalhar com alguns grupos, como da Terceira Idade. Na abertura, estiveram presentes as secretárias municipais Ana Cláudia Zuliani (Assistência Social) e Silvia Forti Storti (Saúde) e a assistente social Edna Marques.

hidro-(1)

De acordo com a secretária Silvia, a Secretaria de Saúde apresentou o projeto junto ao Ministério da Saúde para o Programa Academia da Saúde, e o município foi contemplado.

“A Secretaria aderiu como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os munícipes de Olímpia. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. O projeto, que será desenvolvido em parceria com a Assistência Social, disponibiliza profissionais para todos os grupos, como gestante e terceira idade, para incentivar a prática do exercício, mudança de hábitos, combate ao sedentarismo e prevenção de doenças. Poucos municípios foram contemplados com esse projeto, e Olímpia conquistou pela qualidade do projeto técnico. São dois profissionais de fisioterapia exclusivos para esse projeto, que foram selecionados através de processo seletivo. A fisioterapeuta Rosângela está disponível para as aulas de hidroginástica e na quadra da Terceira Idade. O Murilo, segundo profissional, fica a disposição em todas as Unidades de Saúde fazendo atividades com alguns grupos, como o de gestante”, contou Silvia, que ainda disse que outros projetos dessa parceria estão por vir e em breve serão anunciados.

hidro-(2)

Em média, segundo a secretária Ana Cláudia, 150 idosos participam das aulas de hidroginástica. “Toda segunda-feira e quarta-feira os idosos poderão desfrutar das aulas gratuitamente. Na segunda são os idosos de Olímpia e na quarta os idosos dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. Esse projeto é para o fortalecimento de vínculo dos idosos. A Assistência Social oferece toda a estrutura como organização dos grupos e transporte. Também estamos providenciando um kit com maio, roupão e óculos de natação. Agradeço a parceria com a Secretaria de Saúde e também a dona Dirce Benatti, que nos ofereceu a estrutura do Thermas”, concluiu a secretária.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário