Hoje é o Dia do Dentista Brasileiro. Os cumprimentos do Diário

Publicado em 25 de outubro de 2014 às 9h08
Atualizado em 25 de outubro de 2014 às 9h14

Hoje é o dia do dentista brasileiro. A todos os profissionais que cuidam de nosso sorriso, da saúde bucal, os cumprimentos do Diário de Olímpia. Citar alguns e não todos seria injustiça, então os cumprimentos para a classe irão através da saudosa memória do Dr.Odécio de Oliveira Souza (foto), falecido recentemente.

IMG_3664.JPG

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro, porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

IMG_3665.JPG

O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto. O tratamento pode ser feito até mesmo com laser. No entanto, muitas pessoas ainda preferem ficar longe de um consultório odontológico.

Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal. Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessários para corrigir a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos e quando necessários, por meio da extração de alguns deles. O dentista é responsável ainda por certos tipos de cirurgias faciais.

Fonte: UFGNet

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário