Geninho anuncia que UBS das Cohabs 1 e 2 terá Estratégia da Família em 2015

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 17h19
Atualizado em 23 de setembro de 2014 às 17h21

Na última segunda-feira (22), a Prefeitura de Olímpia, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Waldomiro Paiva Luz, localizada entre as Cohabs I e II.

ubs-waldomiro-cohab-i-e-ii-(6)

A UBS Waldomiro Paiva Luz recebeu investimentos R$ 127.500,00. Foi realizada a reforma e ampliação do consultório clínico, recepção, sala de curativos, central de material e esterilização, sala de inalação, banheiro para a acessibilidade e troca do piso da sala de espera. Também foram construídos consultórios de enfermagem e odontológico, sala de agente comunitário de saúde, sala de reuniões, dois banheiros para funcionários, um depósito de material de limpeza, uma copa/cozinha, uma lavanderia, abrigo de resíduos externos, além de pinturas e identificação visual do prédio.

ubs-waldomiro-cohab-i-e-ii-(5)

ubs-waldomiro-cohab-i-e-ii-(1)

A secretária Silvia Forti Storti agradeceu ao prefeito Geninho Zuliani e para toda a equipe da Secretaria de Saúde: “Não é só uma inauguração de uma reforma, o que nós estamos inaugurando hoje á uma ampliação que é muito maior do que a unidade que aqui existia. Quando assumimos tínhamos um clínico atuando, hoje temos três, e médico o dia todo. Tudo que você ia fazer você esbarrava na unidade que não estava adequada. Então foi muito importante o projeto que nós fizemos. Essa ampliação vai nos proporcionar implantar aqui no bairro a Estratégia de Saúde da Família, já fizemos toda a parte de infraestrutura, já estamos com médico o dia todo, já fizemos o processo seletivo, então a partir de agora os próximos andamentos serão realmente fazer com que funcione o Programa de Saúde da Família aqui no bairro”, que ainda agradeceu, em especial, aos secretários de Obras Luis Biagi e de Governo João Paulo Pitta Polisello e Daiane, enfermeira responsável técnica, em nome de toda a equipe.

ubs-waldomiro-cohab-i-e-ii-(4)

ubs-waldomiro-cohab-i-e-ii-(2)

Geninho Zuliani, por sua vez, falou da importância da obra: “É muito gratificante fazer mais esta entrega. Essa unidade é uma das mais antigas no município de Olímpia, que contempla os bairros Cohabs I, II e todas as adjacências, e sem dúvida alguma é uma obra que toda população dos bairros merecia há muito tempo. Essa obra recebeu recursos do Governo Federal, dentro de um programa de reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde. Mas poucos municípios tem acesso a esse programa, porque poucos sabem fazer bons projetos e a Silvia com sua dedicação e experiência na área, consegue emplacar todos os projetos possíveis, para que a gente possa fazer a liberação dentro do Ministério da Saúde para que a obra se concretize”.

ubs-waldomiro-cohab-i-e-ii-(3)

Geninho anunciou que, em janeiro, a UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz passa a ser Estratégia de Saúde da Família: “Hoje temos a Dra. Tânia que é médica cubana e o atendimento nos surpreende, é um atendimento humanizado e tenho certeza que ela vem ensinar muito para a gente. Em Olímpia atualmente temos cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família. A Dra. Tânia já está aqui na Cohab, porque a partir de janeiro de 2015 vamos transformar a UBS Waldomiro Paiva Luz em ESF, vai ser uma Estratégia de Saúde da Família, para que as equipes de agentes comunitários de saúde, mais a médica, os técnicos de enfermagem possam ir casa a casa fazer a busca ativa da população para trazer para dentro da unidade. Isso é um avanço que estamos dando gradualmente, respeitando orçamento. A Silvia não pode passar de 22% de gasto com o orçamento, onde a obrigação do município é gastar 15%, a gente aplica 7% a mais, porque o Sistema de Divisão de Tributos está errado há muitos anos, então todos os municípios tem que arcar a mais, mas enxugando custos, aplicando gestão, centralizando almoxarifado e frotas, investindo em tecnologia, a gente devagarzinho tem abaixado o custeio da saúde para conseguir sobrar dinheiro para investir na ESF. Já definimos e já está no orçamento, transformar essa unidade básica em Estratégia de Saúde da Família e mais uma equipe no Campo Belo, para atender a demanda dos novos bairros Harmonia e Morada Verde. Então passaremos a ter sete Unidades de Estratégia de Saúde da família. Até o final de 2015, pretendemos passar para nove e até o final do nosso governo completar 100% da cidade coberta com a Estratégia de Saúde da Família”, concluiu Geninho.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Geninho Zuliani; os secretários Silvia Forti Storti (Saúde), Ana Cláudia Casseb Finato Zuliani (Assistência Social), Eliana Bertoncello Monteiro (Educação), João Paulo Polisello (Governo e Comunicação), Sandra Lima (Gestão), Luis Biagi (Obras e Engenharia), Fernando Velho (Planejamento, Habitação e Gestão Ambiental), Amaury Hernandes (Prodem) e Antônio Jorge Mota (Daemo); os vereadores Beto Puttini, Marcelo da Branca, Cristina Reale, Marcão do Gazeta, Luiz Antônio Moreira Salata e Marco Santos; colaboradores da Secretaria de Saúde e convidados.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário