Funcionários da Dismed recebem palestra sobre Outubro Rosa

Publicado em 24 de outubro de 2014 às 8h53
Atualizado em 24 de outubro de 2014 às 8h57

Outubro é o mês mundial de combate ao câncer de mama. Por isso, na última segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde de Olímpia realizou palestra sobre o câncer de mama, suas consequências e métodos de prevenção, para funcionários da empresa Dismed.

dismed

Na ocasião, a enfermeira Luciana Raquel Silvestre Dias, responsável pela unidade de saúde Dr. Clodoaldo Martins Sarri, no bairro Santa Ifigênia, informou sobre a importância da realização do exame de mamografia no combate ao câncer de mama. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Devido a grande relevância do assunto, o mês Outubro Rosa vem ganhando destaque no cenário nacional, como forma de incentivar a realização do exame de mamografia, que pode detectar o câncer de mama em seu estágio inicial, o que garante a chance de cura em 95% dos casos. O foco principal dos exames são mulheres a com idade entre os 40 e 69 anos, pois é a faixa etária de maior risco à desenvolver o câncer. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Luciana ressaltou que “a Dismed, preocupada com a divulgação e ligada às questões sociais, entrou em contato com a Secretaria de Saúde para que fosse realizada a palestra, para explanação para sua equipe de funcionários. Essa é uma postura que várias empresas deveriam adotar, porque é um estimulo ao combate à doença.”

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário