Emoção da família Zangirolami na inauguração da moderna UPA 24 Horas

Publicado em 30 de junho de 2012 às 19h19
Atualizado em 02 de julho de 2012 às 10h32

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) – convênio do governo federal com a Secretaria da Saúde e Prefeitura de Olímpia – na manhã deste sábado (30), no centro da cidade, mesclou momentos de emoção – por homenagear com a denominação de UPA 24h “Prefeito Wilson José Zangirolami”, e de comprovação de que a saúde pública, no que diz respeito às urgências e emergências, estará melhor encaminhada com uma infra-estrutura avançada, de ponta e com equipe médico-hospitalar que, a partir de segunda-feira (2), estará atendendo a partir das 7 horas. E durante o mês de julho, o cidadão poderá ser atendido tanto na UPA quanto na Santa Casa, a partir de agosto, só na UPA em urgências e emergências.

DSC_0457

O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), que no ano passado, liberou R$ 600 mil para custeio da Santa Casa, prestigiou a cerimônia. Nos discursos dos médicos Euder Quintino de Oliveira e Nilton Roberto Martinez – dois nomes respeitadíssimos no cenário da saúde do município – ficou constatado que a UPA 24 horas poderá, definitivamente, mudar, e melhorar, o cenário do atendimento de urgência e emergência, não poupando elogios ao prefeito Geninho Zuliani (DEM) e à secretária da Saúde, Sílvia Elisabeth Forti Storti, pela obra que, segundo afirmaram, “é a de maior importância para a cidade”.

DSC_0367

A família Zangirolami, inclusive a ex-primeira dama Zuleica, esteve presente e, emocionada, acompanhou os discursos dos oradores, sempre enaltecendo a figura do ex-prefeito e, também, da ex-primeira dama que, à época, não havia a Secretaria de Assistência Social como existe atualmente, com recursos, transferências, e, assim, as ações eram elaboradas, com dificuldades, mas executadas e, até hoje, respeitadas na comunidade. Disseram que Zuleica inaugurou o ‘primeira-damismo’ na cidade, voltando o seu trabalho para os mais necessitados, além de auxiliar o marido na condução da cidade.

DSC_0364

Não faltou emoção no discurso de Sílvia Forti, principalmente quando agradeceu o apoio de sua família – pais e irmã presentes, teceu elogios ao prefeito Geninho e à sua gestão, e respondeu às críticas com a palavra de ordem: “Façam, e façam melhor, se puderem”.

DSC_0429

O deputado Rodrigo e o prefeito Geninho também discursaram e, na sequência, descerraram as placas inaugurativas do SAMU e da UPA 24 horas, inclusive o prefeito, atendendo solicitação do vereador José Elias Morais (Zé das Pedras, PMDB), denominou o SAMU com o nome do jornalista Manoel dos Santos (Nelito), além de decretar luto oficial no município, sendo muito aplaudido pela iniciativa.

DSC_0441

Outro discurso, de improviso, que emocionou os presentes, foi da filha do ex-prefeito, Zilah Terezinha Zangirolami (casada com o irmão do deputado Rodrigo, Marco Aurélio Garcia, o Lelo), que até relembrou os tempos em que, o pai prefeito, e os filhos vendendo laranja na rua, “e muitos zombavam, mas foi com essa venda de laranja que compramos o primeiro automóvel”. Em nome da família, que acompanhava com lágrimas nos olhos o seu depoimento, ela agradeceu ao prefeito e à secretária a homenagem dando o nome à UPA, a obra mais importante na atual gestão, de seu falecido pai, ex-prefeito Wilson José Zangirolami.

DSC_0474

Em seguida, todos foram conhecer as modernas instalações da UPA que, inclusive, conta com ala infantil, decorada com bichinhos.

GALERIA DE FOTOS

[nggallery id=71]

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário