Agentes Comunitários de Saúde participam de palestra sobre combate à Dengue

Publicado em 01 de julho de 2015 às 11h00
Atualizado em 01 de julho de 2015 às 11h01

Os Agentes Comunitários de Saúde de Olímpia estiveram na Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (29), participando da Palestra “Papel da Atenção Básica na Estratégia de Saúde da Família e o Enfrentamento do Combate à Dengue”.

capacitacao-dengue

A palestra foi realizada pela Secretaria de Saúde e abordou a importância da Atenção Básica, o papel do Agente Comunitário e a situação de dengue na Divisão Regional de Saúde (DRS) de Barretos.

O intuito foi qualificar os Agentes Comunitários de Saúde nas questões da Atenção Básica e do controle da dengue, além de ressaltar o papel fundamental destas equipes nos municípios, segundo a Articuladora da Atenção Básica da DRS-Barretos, Rita de Cássia Sandrini.

Segundo a articuladora, “o agente comunitário é fundamental, porque quando há uma Estratégia de Saúde da Família, ele é responsável por realizar a visita domiciliar e estabelecer o contato com a população. O agente traz para a equipe da saúde os problemas da comunidade para que sejam realizadas ações e planejamentos para soluciona-los”.

Marta Aparecida Felisbina de Oliveira, Executiva Pública e Interlocutora da Dengue do Grupo de Vigilância Epidemiológica da DRS-Barretos, explanou sobre a situação epidêmica dos municípios pertencentes à Divisão Regional e ressaltou que “a epidemia ocorre porque estamos com um maior número de suscetíveis. Já circularam vários sorotipos, o tipo 1, o tipo 2, o tipo 3 e o tipo 4. Agora está predominando o tipo 1 na nossa região. A gente conseguiu isolar o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 2 em Barretos e o tipo 1 na região toda. E no Estado como um todo tem todos os tipos, então têm muitos suscetíveis ao tipo 1, por isso esta transmissão em massa”. Por causa da situação a interlocutora ressalta o que é preciso para combater à dengue: “Temos que eliminar os criadouros. Sem mosquito, sem dengue”, enfatiza.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário