HILÁRIO ABRE O JOGO: Desvio de dinheiro na UEUO, diretoria sem legitimidade e estrutura decadente. E ele já sabia disso…

Publicado em 03 de outubro de 2009 às 16h59
Atualizado em 02 de dezembro de 2009 às 22h19

Conforme havia prometido, o blog relata a reunião ocorrida na manhã de quinta-feira (1°) entre o prefeito Geninho Zuliani (DEM), alguns vereadores, entre eles o presidente Hilário Ruiz (PT) e comissão de universitários da UEUO (União dos Estudantes Universitários de Olímpia). A pauta: uma fórmula da prefeitura continuar liberando, mensalmente, R$ 20 mil para subsidiar parte do transporte universitário para cidades da região, face à desorganização, falta de estrutura, apontamentos de irregularidades pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e até a ausência de legalidade da União em receber qualquer ajuda governamental sem que a atual diretoria esteja registrada e reconhecida em Cartório.

Prefeito Geninho, vereadores José Elias e Hilário Ruiz. Assessora Ana grava. Foto: Jonas Olmos

Durante a reunião, mais revelações: desconfia-se de que parte de subsídios tenham sido desviados, simplesmente sumiram; não se paga energia elétrica desde janeiro (a sede está às escuras e sem energia), o presidente Giovani Gibim simplesmente deixou a entidade abandonada, alegando compromissos particulares, surgindo agora na reunião, mas não se manifestou, exceto quando o prefeito Geninho lhe dirigiu algumas perguntas; o tesoureiro também não tem participado – enfim, uma entidade totalmente sem condições de continuar recebendo subvenções da prefeitura.

Mesmo assim, como ex-presidente da UEUO, Geninho pagará os R$ 20 mil de repasse, desde que a entidade preste contas das mensalidades anteriores, e que se regularize perante a lei. Sugeriu, ainda, que toda a diretoria renuncie, que se faça uma nova eleição e, o principal, segundo ele: sem estar ligada a político algum, inclusive a ele, como prefeito.

Hilário fez algumas revelações, como do desvio de dinheiro, desconfianças sobre uma funcionária, ele se contradisse em várias colocações, chegando a afirmar, num certo ponto, que a eleição de Gibim teve apenas ‘meia dúzia’ de interessados e que teve, ele mesmo, de sair à cata de mais diretores universitários porque, pelas suas palavras, ‘é difícil encontrar pessoas que queiram segurar a alça do caixão”.

Este blog traz, com exclusividade, a gravação feita no gabinete, devidamente editada para maior clareza do ouvinte, e que desmente as declarações ditas em uma emissora de rádio, na sexta-passsada, pelo chefe de gabinete de Hilário na Câmara, Fernando Roberto da Silva, de que “Geninho teria reconhecido erros, teria pedido desculpas e até se retratado”, o que é justamente o inverso: Geninho pediu humildade para que a UEUO reconheça seus erros, que desmonte essa diretoria inoperante, que busque o dinheiro desviado e busque, ao mesmo tempo, alternativas para se manter, porque, atualmente, o poder público não pode manter entidades que não se sustentam.

Ouçam a cobertura da Rádio Blog e tirem suas conclusões.

Assunto(s): ,

Leia também:

4 comentários

  1. Pedro Souza disse:

    Meu filho é universitario e estuda em rio preto. Essa UEUO está uma vergonha, ainda bem que não dependemos dela, mas tem gente que precisa do auxílio e sendo culpa ou não do prefeito é uma pena a situação.

    mas fica uma pergunta, porque que o hilario está se metendo no meio disso? deixa os jovens resolverem, politica nessa hora só atrapalha

  2. Davi Mendes disse:

    Primeiramente parabéns Leonardo, Olímpia realmente necessitava de um veiculo de comunicação independente.
    A questão da Ueuo se trata de politicagem enquanto o orgão servir para se fazer oposição a governos, isso não mudará.
    Sou universitário e acho o cumulo ainda existir esse ditadorismo na Ueuo.

    • Obrigado, Davi… a intenção é essa mesma: suprir a necessidade de melhor informação, e mais rápida, já que hoje não se pode mais esperar uma semana para ler… notícias atrasadas e, em alguns péssimos casos, deturpadas. Obrigado. Assine o FEED e nos recomende.

  3. LUIZ AUGUSTO DA SILVA disse:

    Amigo Leonardo e prezado leitores deste magnífico BLOG,boa tarde!

    Incita-me parte do texto deste artigo…”desconfia-se de que parte (de) subsídios (tenham) sido (desviados),simplesmente (sumiram);”…,a relembrar, embora denigra a imagem nacional, uma estrofe do poema CORRUPÇÃO: /GOLPES DO MENSALÃO / DO CARTÃO CORPORATIVO / GOLPES TÃO CONTUNDENTES / DEIXAM O POVO OPRIMIDO/ (Poema publicado no livro O ARCO-ÍRIS DAS POESIAS, de minha autoria, lançado no Festival do Folclore de 2008).

    Abraços.

    LUIZ AUGUSTO DA SILVA.

Faça um comentário