Sai Beto, assume Marina. Sai Primo, Salata fica. E o balanço da nova Pasta

Publicado em 03 de abril de 2012 às 10h40
Atualizado em 03 de abril de 2012 às 16h28

Hoje é o último dia em que Humberto José Puttini será secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Olímpia. Por ser pré-candidato à reeleição, voltará nesta quarta-feira (4) para o legislativo olimpiense, ocupando a liderança de seu partido, o PTB.

DSC07900

Em seu lugar, assumirá a Pasta a então diretora da Casa de Cultura, Martina Salemi. A despedida de Beto ocorreu ontem à noite, durante a reinauguração da nova Escola Municipal de Judô.

Na Câmara, o suplente Luiz Salata (PP), deverá permanecer no cargo, inclusive na liderança do prefeito, até o final do mandato, pelo afastamento de seis meses (inicialmente, serão 60 dias) por razões de tratamento de saúde do vice-presidente Primo José Álvaro Gerolim (DEM). Primo, por sinal, desabafou ao Diário que ‘perdeu o pique’  para continuar no cargo, depois de entreveros com o presidente da Câmara Toto Ferezim (PMDB), e garantiu que não sairá candidato à reeleição em outubro.

vereadores

“A Secretaria me trouxe muita experiência e me proporcionou a realização de grandes conquistas para nossa cidade. O principal foi descobrir que dificuldades todos temos, a única diferença é saber como encará-las. Eu fui para a linha de frente, encarei todos os desafios e os transformei em resultados”, disse Beto Puttini ao Diário, hoje de manhã, após protocolar na Câmara Municipal a requisição de sua vaga como vereador.

Foram três anos frente à Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer , desde a sua criação e instalação. O primeiro ano foi de muitas dificuldades, pelo fato dela ter sido criada naquele ano não havia dotação orçamentária. “Tive de trabalhar praticamente no improviso com a ajuda e apoio de outras secretarias”, disse Beto.

“Mas de qualquer forma”, prossegue Beto, “conseguimos ações muito importantes em todas as áreas, uma vez que a secretaria engloba 04 atividades, Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. Felizmente tive o privilégio de ter feito ótimas escolhas de nossos Diretores, naquela época a Marina Salemi, Professor Bailão e Vivaldo Mendes que depois teve que se dedicar mais diretamente a Prodem e nomeamos o Paulo Duarte para o Turismo”.

 

A pedido do Diário, Beto fez um balanço desse período nas quatro áreas de sua atuação, assinado por ele:

ESPORTES

Houve a reforma do Ginásio de Esportes. Visivelmente sem nenhuma manutenção, esta secretaria reformou, ampliou e modernizou este espaço, que agora é usado por vários munícipes para a pratica do esporte e do lazer.

Reforma também na Quadra da Cidadania, adequando a mesma para que pudesse oferecer ao publico local um espaço para lazer de qualidade.

Pensando na melhoria da qualidade de vida da população, houve ainda a implantação de academias ao ar livre na Avenida Aurora Forti Neves, Jardim Leonor, Cohab I e Ginásio de Esportes.

Instalação das piscinas de Biribol.

Criamos e implantamos os Projetos de Iniciação Esportiva, hoje com 14 modalidades diferentes como Atletismo, Futebol de campo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Xadrez, além das modalidades para portadores de necessidades especiais como Natação, Basquete sobre rodas e Atletismo Adaptado. São mais de 1500 jovens que começaram a ter mais oportunidades de esporte e lazer, uma vez que estes projetos são gratuitos.

Reativamos a Liga Olimpiense de Futebol executando vários campeonatos importantes como o Campeonato Amador, Infantil, Veterano e Livre.

Criamos a Liga de Futsal e realizamos competições desta modalidade esportiva tanto na categoria masculina quanto feminina.

E não paramos por ai, realizamos e participamos de vários eventos esportivos como: Copa Ciclismo, Corrida do Trabalhador, Dia do Desafio, Jogos Regionais, Jogos Abertos, Campeonatos de Judô, Karatê, Tênis de Mesa, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Basquete sobre rodas, Participação na Copa Record e Tv Tem de Futsal, Pró Atletismo, Festival de Atletismo, e Gincana da Integração.

Inovamos com a implantação da Liga Municipal de Malha e com a realização do Projeto Verão com jogos de Futebol de Areia, Futvôlei e Vôlei de Areia no Recinto do Folclore e ainda o Encontro de Esportes Radicais também no recinto com MotoCross, Off Road, Paintbal e Encontro de Carros Antigos.

Trouxemos pela primeira vez o JORI – jogos regionais do idoso- para Olímpia , o qual sediamos em 2010, e agora conseguimos trazer mais uma edição em 2012.

Ampliamos e Inauguramos o centro esportivo Sankit Takarashi.

Condicionamos a melhoria do Campo de Futebol e agora pista de treinamento de atletismo atrás do Recinto do Folclore.

E principalmente a conquista da Praça Esportiva e Cultural do Pac 2 a ser construída no Jardim Luiza, onde elaboramos, apresentamos e acompanhamos o projeto do início até a sua publicação, uma obra de R$2,02 milhões de reais do governo federal. Serão 02 edifícios multiuso, com CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

CULTURA

 

 

Reformamos e revitalizamos a Casa da Cultura, o que proporcionou a apresentação de diversos espetáculos como CIRCUITO CULTURAL PAULISTA COM PEÇAS TEATRAIS, FESTIVAL DA MUSICA GOSPEL, APRESENTAÇÃO DE GRUPOS E CIAS TEATRAIS.

Apoiamos varias edições do Auto da Paixão de Cristo, espetáculo que hoje faz parte do calendário turístico do município ,além de ter se tornado roteiro turístico do estado de SP.

Inovamos com apresentações de cinema gratuito na praça.

Realizamos exposições contando a história do município como ACERVO e HISTORIA DE OLIMPIA, alem exposições itinerantes como a de LENDAS FOLCLóRICAS.

Informatização e estruturação da Biblioteca municipal, criando a possibilidade de consultas on line, atendimento e empréstimo de livros informatizado.

Criamos o Espaço Infantil e a Biblioteca em Braille, deixando o habito ‘a leitura mais acessível a todos.

Implantamos na Casa da Cultura o Telecentro GESAC

Revitalizamos o Museu de Historia e Folclore Maria Olímpia, catalogamos todo seu acervo com uso de um projeto de plano museológico.

Reorganizamos o museu com salas temáticas, melhorando o entendimento da historia e do folclore para o visitante.

Adequamos o horário de funcionamento dos espaços culturais para que pudessem ser freqüentados pelos turistas de forma mais eficaz.

Reforma e manutenção do Recinto do Folclore, com reestruturação em seu quadro de funcionamento e adequação das instalações para diversos eventos como FEFOL, FESTA DO PEÃO, ENCONTRO DE ESPORTES RADICAIS, AUTO DA PAIXAO DE CRISTO, PROJETO VERÃO, ENTRE OUTROS.

Implantamos e criamos o Acessa São Paulo na COHAB IV, levando a inclusão digital a mais um ponto da cidade.

Criamos a Pinacoteca Municipal, catalogando os quadros vencedores de concursos.

Criamos o Conselho Municipal de Cultura, o Conselho de defesa do patrimônio histórico artístico cultural e turístico. Implantamos o fundo municipal de cultura e realizamos o cadastramento de todas as entidades culturais municipais.

Realizamos a primeira Conferencia Municipal de Cultura e participamos das conferencias estaduais e nacionais.

Participamos ativamente na reorganização do novo formato do FEFOL

Realizamos o carnaval e o aniversario da cidade

Apresentamos projetos culturais que muito contribuíram para o desenvolvimento cultural do município.

TURISMO

Formação do inventario turístico do município.

Criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo

Implantação do posto de atendimento itinerante ao turista com ações em diversos eventos e principalmente no Clube Thermas dos Laranjais.

Participação em feiras e exposições turísticas

Retomada da parceria com o SEBRAE alem da participação do projeto de desenvolvimento regional do turismo.

Participação na formação da Associação Olimpiense de Hotéis, Pousadas e Restaurantes

Distribuição de folheteria informativa como o GUIA DO TURISTA, CALENDARIO DE EVENTOS E ROTEIRO RURAL

Inovação com a implantação do site de atendimento ao turista e do sistema on line da identidade turística de Olimpia

Realização do concurso ROTEIROS CULTURAIS E TURISTICOS DE OLIMPIA

Participação do município no roteiro da região turística do vale do Rio Grande e no projeto roda SP

Cadastramento dos meios de hospedagem e alimentação com a criação do Cadastur.

Implantação do Centro de Atendimento ao Turista na Praça da Matriz com horário de atendimento diferenciado.

Realização de oficinas e treinamentos na área de hospedagem.

Criação de guia de consulta de transporte terrestres e aéreos para Olímpia, viabilizando o fluxo turístico

Envio de crianças carentes para a praia no projeto “turismo do saber”.

Mas, principalmente no turismo foi a elaboração e entrega do material para sermos transformados em Estância Turística.

CONCLUSÕES

“Foram diversas ações , o que nos deixa com o sentimento de missão cumprida, mas ainda há muito a ser realizado”, conclui Beto Puttini, e acrescenta: “Agora iremos voltar ‘a Câmara Municipal para ajudar ainda mais nosso prefeito no desenvolvimento de nossa cidade”.

E, acredita no trabalho que fará a sua substituta, Marina Salemi: “A Marina, além de uma grande amiga é uma grande profissional que está conosco desde o começo e tenho a absoluta certeza que irá continuar nosso trabalho com o mesmo carinho e amor que me motivaram nessa administração”.

Assunto(s):

Leia também:

1 comentário

  1. Rodrigo Cano disse:

    Parabens Beto pela sua eficiencia e respeito com o dinheiro publico,é de pessoas como vc que Olimpia precisa.abcs

Faça um comentário