edinho-com-novo-ministro-da-agricultura_thumb.jpg

Novo ministro da Agricultura aceita convite de Edinho Araújo para discutir a citricultura

O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) convidou o novo ministro da Agricultura, Neri Geller, para participar de encontro com os produtores de laranja do Estado de São Paulo para discutir a crise no setor. O convite foi formulado pelo deputado após a cerimônia de transmissão do cargo nesta terça-feira (18/3), em Brasília. Geller substituirá Antônio Andrade, que reassumiu o cargo de deputado federal.

edinho-com-novo-ministro-da-agricultura

Edinho propôs ao novo ministro que o encontro ocorra no próximo mês de abril, no município de Bebedouro, um dos principais municípios paulistas produtor de laranja. De acordo com o deputado, Neri Geller aceitou o convite para discutir a situação dos citricultores.

Entre as principais reivindicações dos produtores estão a renegociação de dívidas a longo prazo e com juros baixos (securitização); inserção do suco de laranja em programas governamentais, como de distribuição de cestas básicas a pessoas carentes; aumentar o percentual de suco de laranja para os néctares (o suco tem ao menos 50% de polpa de fruta; néctar concentra de 30% a 50%); redução de impostos do setor; melhoria do ambiente de negócios, com maior transparência de informações sobre consumo, estimativa de safra etc.; e investimento em marketing para promover o aumento do consumo de suco de laranja; entre outras.

“Conseguimos nas duas últimas safras que o governo federal fixasse um valor de R$ 10,10 para a caixa de laranja, que ajudou a colocar parte da safra no mercado interno. Mas o ideal é que haja uma política a longo prazo que beneficie os citricultores”, afirmou Edinho Araújo. Segundo ele, o mais urgente e que aflige os produtores de laranja é a demora na definição da renegociação das dívidas dos citricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *