Itamar Borges perde eleição arrastado por Uebe, mas pode ser secretário da Agricultura

Publicado em 28 de dezembro de 2010 às 11h29
Atualizado em 28 de dezembro de 2010 às 11h32

DSC01944 O ex-prefeito de Santa Fé do Sul Itamar Borges disputa a indicação do PMDB para a Secretaria Estadual de Agricultura com o vereador de São Paulo Jooji Hato – eleito deputado estadual. Em Olímpia, Itamar foi recordista de votos para deputado estadual, com 2.896 votos (11,45%).

A escolha entre os peemedebistas deverá ser feita pelo governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) até a próxima quinta-feira, já que a posse será no sábado, dia 1º, pela manhã. A informação é do Diário da Região, de Rio Preto.

Itamar afirmou que o diretório estadual do partido fez a indicação do seu nome ao lado de Jooji. “Já me coloquei à disposição do partido. Sou prefeito de três mandatos em Santa Fé do Sul e tenho experiência na área agrícola. Sempre tive uma boa relação com o setor”, afirmou o ex-prefeito.

Caso não seja o escolhido pelo governador para comandar a pasta, Itamar disse que poderá reconquistar cadeira na Assembleia Legislativa, já que é o primeiro suplente do partido. Ele perdeu a vaga após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) refazer a recontagem de votos sem a participação do ex-prefeito de Barretos Uebe Rezeck.

De acordo com Itamar, o nome escolhido terá como pano de fundo manter e ampliar a representatividade do partido na Assembleia. O ex-prefeito afirmou que a legenda vai apoiar o governo Alckmin. “Somos aliados do governo”, afirmou. Questionado sobre possível preferência, ser secretário ou atuar como parlamentar, Itamar afirmou que “está à disposição do PMDB.” “O que for o melhor para o partido”, afirmou o ex-prefeito que já ocupou cargo em comissão na pasta de Meio Ambiente durante a gestão do ex-governador José Serra (PSDB).

Estão na negociação com a equipe de transição do PSDB, os deputados estaduais Jorge Caruso (PMDB), que assumiu o comando do diretório estadual do partido com a morte do ex-governador Orestes Quércia, e Balei Rossi. Baleia afirmou ontem ao Diário que os dois nomes serão avaliados pelo tucano.

“Não é certo que teremos a Secretaria de Agricultura, mas apresentamos dois quadros importantes do partido. Os dois (Jooji e Itamar) têm perfil”, afirmou Baleia, que foi reeleito em outubro. “Fizemos apenas a sugestão dos nomes e não sabemos se será acatada.”

Antes mesmo de ser anunciado, o nome de Jooji já desagradou setores do agronegócio pelo perfil urbano do vereador, há 28 anos na Câmara de São Paulo. Já Itamar tem um perfil mais palatável aos ruralistas por ser do interior e ter gestões no Executivo.

O ex-prefeito de Santa Fé do Sul só não foi eleito deputado estadual porque o PMDB perdeu uma das cinco vagas à Assembleia pelo coeficiente eleitoral, após os 70 mil votos de Uebe Rezeck serem impugnados pela Justiça. A vaga de Borges foi ocupada então Geraldo Vinholi (PSDB), de Catanduva.

 

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Assunto(s):

Leia também:

2 comentários

  1. JULIO DE OLIVEIRA disse:

    Itamar estamos torcendo por vc, vc merece, em breve teremos um belo final feliz, Olímpia e seus 50 mil habitantes precisam de vc.

  2. Leandro Donato disse:

    Ola Itamar esperamos que consiga esta vaga na assembleia, voçe é um politico dinamico e empreendedor, Santa Fe, e o estado precisa de uma nova política, uma politica de invovaçao, tenho certeza que a justiça será feita e voçe devera ocupar o seu lugar merecido e que jamais deveria ser retirado. Aguardamos boas notícias !! Fiquem com Deus !

Faça um comentário