“Herança Maldita”: Olímpia ganha o Selo Verde, mas não leva. Passivo ambiental…

Publicado em 01 de dezembro de 2009 às 15h38
Atualizado em 02 de dezembro de 2009 às 22h34

Fernando Barbosa Velho, diretor de meio ambiente da PMO

Fernando Barbosa Velho, diretor de meio ambiente da PMO

Aí, vem o blogueiro ‘do lado negro’ da força e escreve: eles não esquecem o Carneiro. Nem dá pra esquecer. Aliás, ele não nos deixa esquecê-lo. Por culpa da péssima gestão ambiental do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro (PMDB), Olímpia bem que poderia figurar nesta terça-feira, 1, na lista recém-lançada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos 156 municípios que cumpriram as diretivas ambientais, conquistando o Selo Verde Azul, com notas acima de 80 pontos.

“Olímpia bem que fez a lição de casa”, conforme explicou agora pouco, ao Blog, o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, engenheiro Fernando Velho, por telefone. “O nosso passivo por conta do esgoto e outras mazelas nos impediram de comemorar hoje o primeiro Selo Verde de Olímpia”, disse.

Conquistamos mais de 80 pontos, mas ficamos na ‘pré-classificação’. Ganhamos, e não vamos levar. O passivo ambiental por culpa do não tratamento de um centímetro de esgoto sequer nos últimos oito anos, sem contar a falta de leis, educação ambiental, tratamento e destinação do lixo, entre outros entulhos não tratados do passado recente.

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Fé do Sul foi a campeã. Novo Horizonte ficou em segundo lugar. Buritama foi a sétima classificada. Jales ficou na décima posição. Rio Preto ficou com o 98º lugar e também conseguiu ganhar o selo.

A adesão dos municípios ao Protocolo Verde é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento com uma agenda de 10 diretivas ambientais. O prefeito Geninho Zuliani (DEM) assinou o termo de adesão ao Selo Verde assim que tomou posse, ou seja, no dia 24 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação.

Ocasião em que Geninho assina o protocolo de intenções

Ocasião em que Geninho assina o protocolo de intenções

São elas:

1. Esgoto Tratado
Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.

2. Lixo Mínimo
Eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município.

3. Mata Ciliar
Auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água.

4. Arborização urbana
Aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12 m² por habitante.

5. Educação ambiental
Implementar um programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito dos problemas ecológicos.

6. Habitação sustentável
Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira da Amazônia e favorecendo tecnologias de economia de água e energia fóssil.

7. Uso da água
Implantar um programa municipal contra o desperdício de água.

8. Poluição do ar
Auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel.

9. Estrutura ambiental
Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.

10. Conselho de Meio Ambiente
Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.

Assunto(s): , ,

Leia também:

1 comentário

  1. LUIZ AUGUSTO DA SILVA disse:

    Na vida, sempre há uma consolação para tudo: melhor está dentre os pré-classificados do que, literalmente, desclassificado.

    Exmo Sr prefeito Geninho, continue administrando de acordo com a sua consciência política em benefício da cidadania e em particular, neste caso, preservando e controlando o meio ambiente.

    Conjuguemos:

    – no passado: nada foi feito.

    – no presente: medidas são tomadas.

    – no futuro : o primeiro “Selo Verde” será

    conquistado. Acredito.

    REFLEXÃO: ” Os ideais são alcançados dia após dia. A perseverança e a calma devem e deverão ser exercidas. Não sejamos imediatistas”.

    “Procuremos, como um alpinista, galgarmos o ponto culminante.Lembremo-nos que a escalada começa a partir do sopé da montanha”

    Resumindo:chegaremos ao progresso tão esperado por todos aqueles que torcem e que trabalham para que Olímpia “mitologicamente” ressurja das cinzas do passado.

    Abraços.

    Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

    São os sinceros votos do poeta,

    Luiz Augusto da Silva.

Faça um comentário