Geninho acaba de promulgar lei que obriga a transição de governo após o resultado eleitoral

O prefeito Geninho Zuliani (DEM), de Olímpia, acaba de promulgar, na tarde desta quinta-feira (5), projeto de lei de autoria do vereador Primo José Álvaro Gerolim, de seu partido, obrigando a formação do governo de transição após os resultados eleitorais.

O governo de transição é composto por uma equipe que reúne membros do governo e da candidatura eleita para que exista condições de uma alternância de poder sem malefícios para os cidadãos. Os membros que fazem parte do governo são responsáveis por apresentar a dinâmica da administração, os mecanismos usados no governo e relatórios sobre a máquina pública e as necessidades no futuro próximo. E os membros que representam o governo eleito devem se inteirar o máximo possível sobre a máquina pública e serem os responsáveis pelos primeiros passos do novo governo.

“O nosso companheiro Primo Gerolim viu a dificuldade que enfrentamos desde a nossa vitória até os primeiros meses de governo, sem qualquer informação, com convênios sendo perdidos por desinteresse de quem perdeu a eleição, agendas sendo levadas embora, computadores apagados. Com a transição tudo ficará mais fácil, democrático, transparente e a cidade não perde tempo em seu desenvolvimento”, disse Geninho ao promulgar a lei aprovada na última sessão ordinária da Câmara, terça-feira (3), por unanimidade.

Segundo Geninho, o prefeito eleito tem urgência no levantamento de dados. “Não podemos perder tempo. Quem ganhou tem de criar rotas alternativas para realizar o trabalho. Não se pode ficar esperando a vontade pessoal do prefeito que não venceu nas urnas, ou que teve o seu candidato desaprovado, como foi o caso de Olímpia”.

Luiz Fernando Carneiro (PMDB), que ficou por dois mandatos consecutivos no poder do Palácio 9 de Julho, se recusou requerimento pedindo a transição de governo do então candidato eleito Geninho Zuliani. O candidato de Carneiro, o seu vice-prefeito, médico Zambom Delamanha (Dr.Pituca), ficou em terceiro lugar.

No Brasil, Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro presidente na história a montar um governo de transição, em 2.002. Passou o comando ao eleito presidente Luís Ignácio Lula da Silva sem grandes transtornos.

5 comentários em “Geninho acaba de promulgar lei que obriga a transição de governo após o resultado eleitoral”

  1. Sou leigo, politicamente. Entretanto, é fácil concluir: aqueles que se candidatam a cargos eletivos podem perder ou ganhar, óbvio.

    Quem não pode perder a continuidade é a máquina administrativa que funciona para bem atender a comunidade.

    Lamentável saber que atitudes desleais foram tomadas com o intuito de dificultar a atual administração.

    Tendo em vista os motivos acima expostos, permita-me o Exmo Sr Prefeito Geninho, parabenizá-lo pela lei ora promulgada, cujo projeto é de autoria do vereador Primo Gerolim, também dìgno de elogios.

    Reforço este comentário com um poema, de minha autoria, publicado no livro O Arco-Íris das Poesias:

    INJUSTIÇA SOCIAL

    Se houvesse transparência
    Em nossos comportamentos
    Viveríamos com grandeza
    Até pequenos momentos.

    Redundante utopia
    Impossível acontecer
    Sem o uso racional
    Da prática do saber.

    Os problemas sociais
    Sempre a interferir
    Aniquilam a felicidade
    Tiram o prazer de sorrir.

    “Aparências nada mais”
    Políticos, descompromissados
    População incrédula
    Votos desperdiçados

    Tenha o nosso país
    Equilíbrio social
    O exercício patriótico
    É um dever social.

    (TEMA IV – POLÍTICO SOCIAL – PÁGINA 48)

    “PREVENIR SEMPRE É MELHOR QUE REMEDIAR”

    Abraços.

  2. Quero parabenizar o vereador Primo Gerolim pela brilhante iniciativa. Quem mais se beneficia disso é a população e a cidade, que terão continuidade no trabalho antes começado, fato que não ocorreu quando entramos no Palácio Nove de Julho. Encontramos as salas empoeiradas, computadores apagados e arquivos extraviados. Perdemos vários dias tentando nos organizar e começar nosssos trabalhos em prol da população olímpiense. Mais uma vez parabéns ao Vereador Primo Gerolim e ao prefeito Geninho por assegurar mais um direito do cidadão.

  3. Concon, parabéns pelo Blog! Acredito que blogs como este nos proporcionam o melhor serviço que a internet tem a oferecer, que é levar a público dia-à-dia informações importantes, mesmo que parciais, sobre a administração pública em seus mais variados níveis. Este tipo de blog, certamente, é um serviço público que solidifica a democracia e a busca por transparência política.
    Parabenizo também o prefeito Geninho pelas diretrizes assumidas em seu mandato e pela ótima administração da Prefeitura Municipal de Olímpia.

    Abraços a todos,

    Rodrigo Vilarinho Rossi.

    1. Obrigado, Rodrigo. Estou tentando fazer o melhor possível, do que aprendi e convivi dentro do jornalismo ético, verdadeiro e informativo, menos opinativo. Não interessa a ninguém uma opinião distorcida. Mas, fatos sim. Continue acompanhando o nosso blog. Assine o FeedBurner, subscrevendo no topo da coluna à direita. E, se possível, faça também a inscrição gratuita no Gravatar para incluir a sua foto nos comentários, não somente deste Blog, mas de boa parte de outros na internet.

      Abraços,

      Leonardo Concon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *