Congresso da AMA em Olímpia reuniu 5 mil gestores e encerrou com Aécio Neves

Publicado em 26 de outubro de 2013 às 0h10
Atualizado em 26 de outubro de 2013 às 0h19

Texto Mateus Carvalho e Fotos Cristiane Gracindo/Leonardo Concon — O VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, realizado pela AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, reuniu cerca de 5 mil pessoas no auditório do Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP). Os desafios do municipalismo e a importância da capacitação de gestores foram os principais temas debatidos durante os três dias do evento, de 23 a 25 de outubro. “Foram três dias de sucesso. Os prefeitos, vereadores e secretários da região compareceram em peso ao evento. Discutimos os mais variados temas da administração pública e nossas palestras foram verdadeiras aulas, com os profissionais mais gabaritados de cada setor”, disse o presidente da AMA e prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani. Ao todo, 97 prefeitos e 475 vereadores estiveram presentes no Congresso.

aecio-capa

Os senadores Aécio Neves e Aloysio Nunes participaram do encerramento do evento hoje (25/10). Aécio Neves destacou a importância de se fortalecer cada vez mais os municípios, compensando o aumento das despesas com Educação, Saúde e Meio Ambiente. “A presença de tantas lideranças políticas só reforça que precisamos de uma agenda constante de discussões, palestras e debates como este promovido pela AMA”, disse ele.

DSC_7999

Justamente o municipalismo foi o principal assunto discutido no primeiro dia do Congresso (23/10). Participaram da mesa de abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, representando o governador Geraldo Alckmin, que cancelou a participação no início do Congresso por conta de reunião em Brasília; a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi; o presidente do CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, Lobbe Neto; o deputado estadual Itamar Borges; o presidente da APM – Associação Paulista dos Municípios, Celso Giglio; o presidente da Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara; e o presidente da Câmara Municipal de Olímpia, Beto Puttini.  Também estavam presentes representantes das entidades apoiadoras e patrocinadoras do Congresso.

DSC_7949

“Fortalecer os municípios é fortalecer o País. O Congresso da AMA,  com a abrangência e diversidade de temas apresentados na grade de palestras, é de importância vital na formação dos gestores municipais, que poderão lutar de forma mais eficaz para a autonomia de suas cidades. A sustentabilidade na gestão é sinal de desenvolvimento”, disse o secretário Rodrigo Garcia.

O ex-governador José Serra participou do primeiro dia no VII Congresso da AMA. Ele falou rapidamente ao público sobre a importância deste tipo de encontro e em como cada gestor municipal fica fortalecido ao participar dos debates. José Serra lembrou da época em que foi ministro da Saúde e em como lutou para melhorar os repasses federais, mas ele admitiu que esta balança precisa ser mais e mais equilibrada.

DSC_8054

O ex-governador foi a testemunha de um protocolo de intenções assinado pelo presidente da AMA, Geninho Zuliani, e o SEBRAE-SP, na figura do diretor superintendente Bruno Caetano. O documento propõe um serviço de apoio às micro e pequenas empresas com a regulamentação e a implementação da Lei Geral das microempresas, entre uma série de futuras ações.

Segundo dia

Uma importante união entre Executivo e Legislativo marcou o segundo dia de atividades do VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, promovido pela AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, em Olímpia (SP). Cerca de 1,5 mil pessoas participaram das palestras de ontem (24/10), que aconteceram nos dois auditórios do Thermas dos Laranjais. Hoje (25/10), estão previstas palestras com os secretários de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas; de Planejamento, Julio Semeghini; e da Energia, José Aníbal, entre outros painéis. O presidente da AMA, Geninho Zuliani, recebe o senador Aécio Neves no encerramento do evento.

DSC_7881

“Gosto muito de pensar na carreia de um político como um ciclo, uma sucessão de fases. Os bons prefeitos, podem reparar, foram bons vereadores. O exercício do Legislativo gera um bom condutor do Executivo futuramente”, destacou Sebastião Misiara, presidente da Uvesp – União Paulista de Vereadores.

A Uvesp e a ACAMURCA – Associação das Câmaras Municipais da Região de Catanduva realizaram dentro do Congresso da AMA o Encontro Estadual de Vereadores, que acabou rompendo as barreiras entre os dois auditórios do Thermas e “importou” palestrantes dos painéis da AMA. “Esta possibilidade de juntar dos dois públicos é fantástica. Assim que o Misiara nos convidou para dar uma palavra aos vereadores aceitei na hora, assim os vereadores podem saber como gerar renda e incentivar a melhoria da qualidade do emprego e do trabalho em todo o Estado”, disse o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais de Souza. Juntamente com ele, Antonio Mendonça, do Banco do Povo, deu uma verdadeira aula de como incentivar o pequeno empreendedor.

DSC_7883

As palestras do segundo dia do evento seguiram marcadas pelo cunho de serviço e formação. Fernando Penteado, do Feap – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, e Fábio Cristiano Danin Euzébio, do Banco do Brasil, explicaram na palestra da secretaria de Estado da Agricultura como os administradores municipais podem e devem incentivar e divulgar as linhas de crédito para os produtores rurais de suas cidades. “A taxa de juros é zero. O pequeno produtor é valorizado na compra de tratores e implementos”, disse Penteado.

“Toda a nossa grade foi pensada de acordo com as necessidades dos prefeitos, dos vereadores e dos secretários municipais. Conversamos muito, por isso nossas palestras estão bastante diversificadas”, disse o presidente da AMA, Geninho Zuliani.

Homenagem

O comandante dos Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Reginaldo Campos Repulho, recebeu  o título de Cidadão Honorário de Olímpia no segundo dia do VII Congresso da AMA. Durante a solenidade, o presidente da AMA e prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, anunciou a reforma e revitalização do Posto de Atendimento do Corpo de Bombeiros da cidade, além da compra de uma viatura para atendimento de ocorrências.

DSC_7898

 

Um dos nomes mais importantes do País na área de segurança pública e atendimento em emergências, coronel Repulho é líder desde maio de 2012 de uma das mais significativas corporações do Brasil: o Corpo de Bombeiros.

O Decreto Legislativo 335/2013, de autoria do vereador Marco Antonio Parolim de Carvalho, que dispõe sobre a concessão do título de Cidadão Honorário de Olímpia foi aprovado por unanimidade no dia 26 de agosto passado.

O prefeito de Olímpia Geninho Zuliani, que recentemente recebeu a Medalha Comemorativa do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à sociedade paulista, lembrou que Olímpia tem um dos melhores postos de atendimento dos Bombeiros do Estado. “Nossos equipamentos são bem cuidados e temos uma equipe ágil. Recentemente conseguimos mais uma Unidade de Resgate para o atendimento da população.”

O coronel Repulho participou da assinatura do convênio de R$ 169 mil que autoriza a reforma e a revitalização do Posto de Atendimento da unidade do Corpo de Bombeiros de Olímpia. O investimento é fruto da taxa municipal de incêndio. Além disso, o coronel recebeu simbolicamente a entrega das chaves de uma Ford Ranger nova, investimento próprio do município no valor de R$ 125 mil, que será usada no atendimento de emergências no município.

Terceiro dia

O último dia do Congresso da AMA foi marcado pela presença de importantes lideranças políticas nacionais. O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, participou de painel “Município Verde Azul e Resíduos Sólidos” e destacou a importância entre o diálogo entre os municípios vizinhos. “Cidades pequenas e de médio porte podem e devem buscar soluções em conjunto para a destinação de seus resíduos sólidos”, disse ele.

Duas outras palestras concorridas foram as dos secretários de Estado de Planejamento, Julio Semeghini; e da Energia, José Aníbal, que falaram sobre desenvolvimento regional e qualidade de vida. Semeghini orientou os gestores públicos que não tenham receio de cruzar o Estado e buscar recursos nas mais variadas secretarias do governo estadual. “Temos de estabelecer um constante diálogo, quebrar as barreiras políticas e entender que o desenvolvimento de uma região depende do desenvolvimento de seus municípios”, disse Semeghini.

DSC_8025

A diretoria da AMA prestou homenagem para Maria Ivanete Vetorasso, morta em março deste ano, vítima de um acidente na rodovia Assis Chateaubriand. Ivanete era prefeita de Guapiaçu e foi presidente da AMA. Durante a homenagem, foram destacadas as importantes realizações da colega enquanto comandou a Associação dos Municípios da Araraquarense. “Ela sempre será nossa referência, morreu jovem e ainda com muitos anos de realizações ao nosso lado”, disse o presidente Geninho Zuliani.

O encerramento do VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista contou com a presença dos senadores Aloysio Nunes e Aécio Neves, além dos deputados federais Carlos Sampaio, Mendes Thame, Duarte Nogueira e os deputados estaduais Orlando Bolçone e Samuel Moreira, presidente da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entre outras autoridades. “Diante de tantas pessoas importantes. Legisladores, homens comprometidos com o municipalismo, só tenho a pedir que não esqueçam a nossa luta. Convidamos todos os pré-candidatos à presidência do Brasil,”, disse o presidente da AMA, Geninho Zuliani.

DSC_7878

O senador Aécio Neves, no discurso de encerramento, ressaltou o aniquilamento pouco a pouco dos municípios. “Ficamos mais frágeis, a base de nosso País, que é o município. Os municípios são onerados, recebem mais e mais deveres e tarefas e menos e menos repasses e verbas.”

Feira

Mas não é só de palestra que viveu o Congresso. Paralelamente, funcionou uma feira com 40 expositores. Órgãos governamentais, financeiros e fornecedores para as administrações públicas que expuseram seus produtos. “O Congresso é uma ótima oportunidade de contato com os administradores municipais. É o local e o ambiente ideal para a troca de informações, para apresentações de novos produtos e para estreitar relacionamentos”, diz Geninho.

Ainda segundo o presidente, a área para a realização da feira foi planejada para abrigar confortavelmente todos os estandes das empresas parceiras. “A cada ano, mais empresas querem participar do Congresso da AMA, além das que já são cativas. Isso é resultado de investimento em qualidade e do prestígio que o evento adquiriu nos últimos anos. O Thermas disponibilizou um amplo espaço para feira, no sentido de atender as necessidades dos expositores”, explica.

A famosa “Mortadela do Michelão” foi uma das atrações da feira. A atração fez parte do estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A mortadela de quase quatro metros de comprimento e com cerca de 50 quilos virou um grande sucesso. Foram consumidas duas unidades produzidas especialmente para o Congresso da AMA. Foram servidos mais de 4 mil lanches.

Thermas dos Laranjais

O VII Congresso foi realizado, este ano, no Thermas dos Laranjais, em Olímpia. O local foi definido pela diretoria da AMA por apresentar uma excelente infraestrutura para eventos, com uma ampla rede hoteleira para atender aos participantes. “O Thermas tem investido muito na área de eventos e acaba de inaugurar um auditório para 700 pessoas. O local é todo refrigerado e com uma estrutura de primeiro mundo. Tudo foi pensado para facilitar a vinda dos congressistas, desde a localização, alimentação, transporte, hospedagem até o lazer”, explica Geninho.

DSC_8043

AMA

A AMA reúne 124 municípios do Noroeste do Estado de São Paulo. É, atualmente, a maior associação regional de municípios do Estado de São Paulo. Tem como missão promover a união dos municípios e incentivar o desenvolvimento sustentável do Noroeste de São Paulo, onde se localizam os municípios filiados. A proposta de desenvolvimento regional da AMA prioriza o incentivo às atividades culturais, econômicas e sociais da região, buscando atrair investimentos públicos e privados para projetos que reduzam as desigualdades sociais e promovam o bem-estar dos mais de dois milhões de paulistas que vivem na área de abrangência da associação.

GALERIA DE FOTOS
Clique na imagem abaixo e confira a galeria de imagens deste último dia de 7º Congresso AMA:

flickr-aecio

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário