AMA reúne prefeitos para debater o desenvolvimento regional em Catanduva

Publicado em 02 de junho de 2014 às 12h15
Atualizado em 02 de junho de 2014 às 13h56

A AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense realiza, de quarta a sexta desta semana, de 4 a 6, em Catanduva, o VIII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista. O tema deste ano é Desenvolvimento Regional. A expectativa é atrair um público de cinco mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e gestores públicos.

20140602-120928-43768538.jpg
Os desafios do municipalismo também estão entre temas que serão debatidos durante os três dias do evento. “Preparamos a grande de palestras colocando o municipalismo no centro das discussões. Queremos fazer do VIII Congresso da AMA uma grande bandeira de desenvolvimento regional. Vamos debater com a classe política os problemas da nossa região, do nosso Estado, do nosso País. Vamos também compartilhar conhecimento, repartir experiências positivas e apontar soluções, integrando todos os gestores públicos do Noroeste do Estado”, explicou o presidente da Associação, Jurandir Barbosa de Morais (Jura), prefeito de Nova Aliança.

Grade de palestras

Este ano, a grande de palestra está bem diversificada, priorizando a Educação, o Meio Ambiente e o Legislativo Municipal. Dia 4, acontece a abertura com presença do secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini. Ele irá debater com os presentes o tema do congresso: Desenvolvimento Regional. Também estão confirmadas as presenças do ex-governador José Serra, da secretária de Estado Mônika Begamaschi, da Agricultura. O prefeito anfitrião Geraldo Vinholi (foto) fará parte da mesa de autoridades, além de deputados federais e estaduais.

À tarde, o secretário de Estado da Educação, Hermann Voorwald fará a palestra Educação, Compromisso de São Paulo. Na sequência, acontece a palestra do advogado Paulo Gomes de Oliveira sobre a Lei de Licitações de Serviços Publicitários. O dia de trabalho termina com uma palestra de técnicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

No dia 5, o período da manhã está reservado para um grande encontro de primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais, que será coordenado por Dalva Paes da Silva, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Ação Política e Social e pelo secretário-executivo do Congresso, Marco Vinholi. Fechando a manhã, acontece uma palestra do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.

A programação da tarde começa com uma palestra do psiquiatra e educador Içami Tiba. Em seguida, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado o seminário Desenvolvimento Industrial Paulista – O Setor de Transformação e Reciclagem de Materiais Plásticos.

Dia 6, na parte da manhã, haverá uma palestra com o secretário de Estado da Casa Militar, coronel José Roberto Oliveira, sobre a Gestão de Risco no Estado de São Paulo. Em seguida, haverá uma palestra com o secretário de Estado da Habitação, Marcos Penido, onde serão apresentados os projetos da secretaria.

O período da tarde começa com um painel do Sebrae. Em seguida, espaço reservado para a Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, que irá debater temas referentes ao Legislativo Municipal. Às 17 horas, encerramento do VIII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, com a presença do senador Aécio Neves.

Catanduva

Dando sequência à política de descentralização da AMA, este ano a cidade eleita para abrigar o evento foi Catanduva. “Nossa associação reúne 124 municípios. É a maior associação regional do Estado de São Paulo. A política de descentralização das ações da AMA tem por objetivo promover um maior envolvimento dos municípios associados nas atividades da entidade. Além disso, recebemos apoio total do prefeito Geraldo Vinholi”, declarou Jurandir de Morais.

40 anos

A AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense foi constituída em 2 de fevereiro de 1974, visando à integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem, respeitada a autonomia municipal.

Ela tem por finalidade contribuir para a solução dos problemas comuns aos municípios, promover o municipalismo, convergir interesses, objetivando coordenar, representar e defender os valores da região Noroeste do Estado de São Paulo.

Com 124 municípios associados, sua maior bandeira é a defesa do municipalismo. A AMA luta pelo desenvolvimento regional e pelo bem estar dos habitantes da sua região de abrangência. Nasceu para ter uma posição central no desenvolvimento Paulista.

Serviço

VIII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista.

Realização: AMA – Associação dos Municípios do Noroeste Paulista

Tema: Desenvolvimento Regional

Data: De 4 a 6 de junho de 2014

Local: Espaço de Eventos Maison Vila Nobre (Ge-Vera) | Rua João Augusto Narrar, 993 – Jardim Oriental | Catanduva.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário