O benefício da saída temporária de presos do regime semiaberto colocou cerca de 1,2 mil detentos nas ruas de Rio Preto, nesta quinta-feira (17). Eles devem retornar à unidade prisional até as 16 horas da próxima quarta-feira, dia 23. De acordo com a Vara de Execuções Penais, apenas 41 presos são monitoradas com tornozeleiras eletrônicas. O policiamento foi reforçado na região central e rodoviária.

Esta é a terceira vez que o benefício é concedido no ano – as outras saídas temporárias ocorreram em março e junho. Na última, a Justiça liberou 1.250 presos. Destes 31 presos não voltaram e são considerados foragidos.

O benefício da saída temporária é permitido para presos que apresentam bom comportamento, já cumpriram uma parte da pena e estão no regime semiaberto. São até cinco saídas ao ano. Pela legislação, enquanto estiveram soltos os detentos não podem frequentar locais de reputação duvidosa e estão proibidos de permanecer na rua após às 22 horas. O detento que não retornar, é considerado foragido da Justiça.

A Vara de Vara de Execuções Penais vai analisar o pedido de concessão do benefício para 80 mulheres do Centro de Ressocialização Feminino (CRF). Se aprovado, as detentas serão liberadas no próximo dia 30.

(Diário da Região)