Queimadas cobriram Barretos de fumaça

* Diário de Barretos – “Um desastre de grande impacto ambiental”. Assim o secretário de Meio Ambiente, Mauri Trevisan, definiu as queimadas em Barretos no domingo (12). Usina Guarani auxiliou no combate às chamas – áreas são de colheita mecanizada.

fogo3

Os bombeiros registraram sete focos de incêndio em matas e canaviais. Quatro deles ocorreram em propriedades rurais na estrada velha para Guaíra, um no bairro Nova Barretos e dois nas proximidades do distrito de Alberto Moreira.

fogo1 O primeiro foco foi detectado por volta das 12h em canavial na Fazenda Marinheiro. A quantidade de fumaça foi tão grande que chegou a esconder o sol em Barretos. Os bombeiros contaram com auxílio de caminhões pipa da usina Guarani, além de outras empresas e o trabalho de controle dos incêndios se estendeu até por volta das 21h.

O fogo destruiu grande parte de uma mata nos fundos do bairro Christiano Carvalho e por pouco não atingiu residências nas propriedades rurais. “O fogo entrou em matas, áreas de preservação e plantações de cana grande e pequena. É muito difícil saber a origem, mas muitos animais silvestres morreram ou se desalojaram”, afirmou o secretário Mauri.

CETESB

O gerente da Cetesb, Davi Falleiros, afirmou que os incêndios podem ter sido criminosos. “Só Deus sabe o que aconteceu, mas a impressão que tenho é que tudo foi preparado”, declarou. O vento e a baixa umidade relativa do ar contribuíram para que o fogo se alastrasse.

fogo2

O cabo bombeiro, Sidnei Geraldo Jr. também admitiu a possibilidade de ação intencional. “Os fatores climáticos favorecem muito o início desse incêndio, mas existem também as possibilidades de fogo intencional para limpeza de terreno ou de forma criminosa”, afirmou.

USINA

fogo4 A usina Guarani – proprietária de canaviais onde ocorreram parte das queimadas – divulgou nota informando que “mobilizou seus veículos da unidade industrial Mandu destinados ao combate a incêndio, colaborando com o trabalho dos bombeiros”.

A companhia informou também “que está apurando internamente as causas dos incidentes” e que nas “áreas atingidas, a colheita é feita por máquinas, o que dispensa a necessidade de realizar a queima da palha da cana-de-açúcar”.

***

* Pode comentar à vontade, mas antes, por favor, leia a nossa política de comentários.

4 comentários em “Queimadas cobriram Barretos de fumaça”

  1. Deus tenha misericórdia de nós seres humanos, cada árvore queimada é um minuto a menos em nossa vida, lute por nós querido professor e atual secretário do meio ambiente de Barretos.

  2. E isto está acontecendo em Olímpia quase todos os dias e em 2 dias só esse mês a fumaça cobriu olímpia parecendo até q era nuvens de chuva.. uma pouca vergonha…

    abraços,

    Murilo Esteves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *