SACOLINAS

Hoje é o último dia das sacolinhas plásticas

Hoje, terça-feira (24), é o último dia em que o consumidor poderá levar para casa sacolinhas plásticas de supermercados, padarias, mercearias e de outros estabelecimentos que revendam produtos alimentícios.

A partir da próxima quarta-feira (25), em apoio à campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, juntamente com a Prefeitura e a ACIO (Associação Comecial e Industrial), o comerciante de produtos alimentícios não fornecerá mais sacolas plásticas descartáveis aos clientes.

Para todos os envolvidos na questão, o resultado do acordo entre os supermercados paulistas ainda é uma incógnita, que só será respondida pelo consumidor.

Nas lojas estarão disponíveis para compra dois tipos de sacolas reutilizáveis, as ecobags, e as biodegradáveis compostáveis, a R$ 0,19 (feitas de fibras de milho ou cana de açúcar e que se decompõem em 180 dias).

A Rede Tome Leve, por exemplo, confirmou que receberá as biodegradáveis nesta quarta (25) e que vem diminuindo a entrega de sacolas plásticas ao consumidor há vários dias.

AS NOVAS SACOLINHAS

Feitas à imagem e à semelhança das sacolinhas tradicionais, as biodegradáveis, ou compostáveis, levam fibra natural em sua composição, em geral uma resina de amido de milho, o que lhe garantiria características menos poluentes.

Pelo acordo entre a Associação Paulista dos Supermercados, a Apas, e o governo de São Paulo, elas serão as substitutas das sacolinhas tradicionais. Mas com a grande diferença de que serão cobradas pelos supermercados, e não distribuídas gratuitamente.

2 comentários em “Hoje é o último dia das sacolinhas plásticas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *