Desassoreamento do Córrego Olhos D’água vem sendo realizado pela Prefeitura

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 10h19
Atualizado em 22 de janeiro de 2015 às 10h20

A Secretaria de Obras e Engenharia, da Prefeitura local, está fazendo o desassoreamento do Córrego Olhos D’água, com o objetivo de facilitar o escoamento da água nos meses mais chuvosos. Atualmente as equipes estão concentradas entre a Avenida Andrade Silva e a Rua Engenheiro Reid.

desassoreamento-(2)

De acordo com informações do secretário de Obras, Luis Carlos Biagi, está é a primeira fase do desassoreamento que está sendo realizado com recurso próprio, oriundo dos valores devolvidos pelo ex-presidente da Câmara, Beto Puttini no final de sua gestão no biênio 2013/2014 aos cofres da Prefeitura Municipal.

Ele explica: “Escolhemos este trecho por tratar-se do mais crítico. Primeiro é retirado todo material vegetal e destinado para um local adequado, o material plástico, dentre garrafas pet, sacolinhas, etc, é embalado e destinado pra Multi Ambiental que descarta no aterro sanitário, depois destas etapas inicia-se a retirada do sólido, que é areia e cascalho que é dragado para um caminhão e levado adequado”.

Biagi acrescenta que “um dos motivos desta ação é desobstruir a galeria que vem do Bairro São Benedito e colocar a calha do rio em condição de atender e escoar plenamente para aquilo que ela foi dimensionada. O assoreamento causa a diminuição da calha reduzindo a vazão e aumentando a velocidade de escoamento, que à jusante ocasiona as enchentes e danos”.

Será efetuada uma segunda fase entre as Ruas Engenheiro Reid e David de Oliveira. “Este trecho tem uma gravidade um pouco menor. Porém assim que finalizada a primeira fase, já iniciaremos esta segunda”, assinala o secretário.

Apesar de tratar-se de serviços de manutenção corriqueiro, Biagi inseriu a ação de desassoreamento e manutenção como meta continua da Secretária de Obras e Engenharia: “Em intervalos menores iremos manter o leito com intervenções menores e desobstruído. Além disso, temos a melhoria do aspecto urbano”.

Ele finalizou dizendo que o trabalho auxilia a qualidade urbanística, além de impedir a ocorrência de enchentes durante a época de chuvas constantes, propiciando o escoamento de água sem maiores acidentes: “Ressaltando que a população deve cumprir com sua parte, não descartando lixo nas margens do rio”.

Assunto(s):

Leia também:

1 comentário

  1. Guto disse:

    Alguém saberia informar quando irá iniciar as obras para canalizar o resta da avenida? Digo isso por já faz meses que tem uma placa da prefeitura na beira do rio dizendo sobre esta obra que nunca começa e também informando “O dinheiro do seu IPTU esta aqui”, dai pergunto: De qual IPTU? Do de 2014, o do de 2015 ou vão esperar o IPTU de 2020 para começar? O dinheiro para a obra já não foi liberado pelo estado?

Faça um comentário