daemo_thumb.jpg

Daemo inicia campanha de uso consciente da água para evitar o racionamento

A autarquia Daemo Ambiental lança campanha para que os olimpienses economizem água. O objetivo, obviamente, é de conscientizar os cidadãos a evitarem o desperdício para que não seja necessário o racionamento no futuro, assim como já ocorre em várias cidades brasileiras.

IMG_7211

De acordo com o engenheiro Alaor Tosto do Amaral, superintendente do Daemo Ambiental, a campanha começa desde as crianças até os adultos: “Estamos colocando informações na conta de água, bem como faixas em toda a cidade, panfletos e spots em rádios locais. Também serão realizadas palestras nas escolas municipais para que as crianças saibam a importância de economizar água e possam transmitir aos seus pais, avós e vizinhos, pois as crianças são os maiores mensageiros. Estamos fazendo toda essa ação para evitar o racionamento, que já é uma realidade em vários locais do país. Queremos que o olimpiense economize água para que não tenhamos de racionar”, disse Alaor.

Olímpia possui hoje uma Estação de Tratamento de Água e mais 55 poços, além dos 300 poços particulares. “Todos esses poços estão sofrendo uma perca de vazão, devido a insuficiência de chuvas, com isso o lençol freático não está sendo abastecido adequadamente. No final de dezembro secou um poço na Cecap. E a maioria dos poços com profundidade de aproximadamente 250 metros, com vazão que variam de 10 a 20 metros cúbicos por hora, e estão quase todos pela metade da vazão. Fizemos a abertura de três poços em dezembro, e estamos planejando fazer a abertura de mais poços para suprir essa demanda, mas precisamos economizar água para não faltar”, acrescenta o superintendente.

daemo

A autarquia pede para todos tomarem os seguintes cuidados: ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada; fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres; usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima; na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido; reutilizar a água sempre que possível; utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas; usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira; lavar o carro com balde ao invés de mangueira; entre outros cuidados.

2 comentários em “Daemo inicia campanha de uso consciente da água para evitar o racionamento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *