Cooperativa de Catadores está sendo formada para atender programa de coleta seletiva

Publicado em 11 de setembro de 2015 às 12h40
Atualizado em 11 de setembro de 2015 às 12h46

Por meio de uma parceria entre a autarquia Daemo Ambiental e Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento e Direitos Humanos, de Olímpia, está sendo criada uma Cooperativa de Catadores, já que a sua constituição está em fase final.

Na quarta-feira (9), foi realizada reunião no auditório do Daemo com representantes da Assistência Social acerca das ações que ainda precisam ser desenvolvidas para a conclusão do Programa de Coleta Seletiva.

reuniao-coleta-seletiva

Basicamente, as ações são: a constituição da Cooperativa, a construção da Central de Triagem, que está sendo gerenciada pela Secretaria de Obras e Engenharia; contratação de empresa de coleta, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Habitação; conscientização da população por meio da educação ambiental; determinação de roteiros de coleta e operacionalização da Central de Triagem pelos cooperados.

Desde abril do ano passado, o Programa de Coleta Seletiva vem sendo desenvolvido por meio de várias reuniões com os catadores, capacitação tanto dos cooperados quanto da equipe técnica gestora do programa, contratação de empresa de consultoria especializada para formalização da cooperativa e envolvimento das escolas municipais por intermédio de concurso para a escolha do mascote, nome e paródia.

reciclagem

A realidade do Programa de Coleta Seletiva é um processo complexo e burocrático e envolve a participação de várias secretarias municipais e, principalmente, depende da adesão da população.

A Prefeitura pretende iniciar as atividades do Programa ainda no ano de 2015 e, assim, atender o  Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário