Vereadores de situação e oposição se unem para aprovar, na mesma sessão, projeto de lei que abre o mercado para o bombeiro civil

100_4077Os bombeiros civis profissionais de Olímpia – e os que estão estudando na Academia Bravo’s, a terceira do ramo no Interior paulista – aplaudiram, em pé, os vereadores pela aprovação do projeto de lei do prefeito Geninho Zuliani (DEM) que abre o mercado de trabalho para essa nova profissão, regulamenta pelo ex-presidente Lula em 2009, também em Olímpia.

100_4079

O projeto é um pedido do vereador José Elias Morais (Zé das Pedras, líder do PMDB), já que ele não teria competência legal para apresentar esse tipo de projeto.

100_4071

Num esforço conjunto, o projeto, que estava apenas para deliberação, foi votado em primeira e segunda votações, e para o próximo dia 28 será votado em redação final, graças à intervenção do líder do prefeito, vereador Luiz Salata (PP), que apresentou um requerimento verbal de urgência encaminhando a votação.

***

Leia com atenção antes de comentar esta notícia:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Blog do Concon. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Leia antes a nossa Política de Comentários.

O Portal Blog do Concon poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Na tribuna, Zé das Pedras e Salata defenderam o projeto de lei, argumentando que se trata de regulamentar, no município, o que já existe na esfera federal, dando força para a nova profissão e, especialmente, para os alunos que aqui se formam.

100_4076

Até a bancada oposicionista decidiu não criticar a urgência solicitada pelo prefeito no projeto de lei, dando o seu voto para aprová-lo.

Segundo o projeto, as empresas do município de Olímpia podem contratar bombeiros civis nos termos da lei federal 11.901/2009, respeitando-se a norma ABNT NBR 14.608.

100_4072

Também os responsáveis por eventos realizados no município podem contratar esses profissionais para permanecerem no local, durante a realização evento.

100_3740Finalmente, segundo a futura lei municipal, a contratação dos bombeiros civis poderá realizada diretamente pela empresa ou ser terceirizada, por meio de empresa especializada em Bombeiro Civil Profissional, devidamente legalizada.

A NORMA ABNT

Segundo a definição da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que criou normas para padronizar a qualificação, a aplicação e as atividades do bombeiro civil, esse profissional presta serviços de prevenção de incêndio e atendimento de emergência em edificações e eventos.

É diferente do bombeiro militar, que pertence à uma corporação de atendimento a emergências públicas.

7 comentários em “Vereadores de situação e oposição se unem para aprovar, na mesma sessão, projeto de lei que abre o mercado para o bombeiro civil”

  1. Obrigado Ana,Rafael,Obrigado ao nosso prefeito Geninho ao nosso querido Ze das Pedras,Toto Ferezin a todos os vereadores que estavam na camara municipal de olimpia nos apoiando,nos dando força .Em nome da academia Bravos obrigado pela consideraçao e confiança aos nossos bombeiros civis que aqui se formaram e os que estao a se formar OBRIGADO A TODOS .

  2. Meu querido vereador Ze das Pedras em nome da bravos deixo aqui por escrito o nosso agradecimento a nossa admiraçao e orgulhosos de termos um vereador como voce em nossa cidade Obrigado .

  3. parabens prefeito geninho e vereador ze das pedras, e demais vereadores q apoiaram este projeto, isso demonstra a preocupaçao do executivo e legislativo de nossa cidade em abrir nosso meracdo de trabalho. parabens academia bravos por trazer essa inovaçao para olimpia e regiao,.

  4. A FENABOM agradece ao esforço da escola Bravo’s e do Vereador Zé das Pedras e de todos os políticos em especial ao prefeito Geninho pelo empenho de legalizar através desta lei municipal a função do Bombeiro Profissional Civil, profissional este, que trará benefícios para sí e também para seu município. A FENABOM se sente honrada em participar desta história mesmo que distante, pois, ainda nós Bombeiros poderemos entoar em uma só vóz, o orgulho de poder servir ao próximo sem olhar a quem… e como nosso lema: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”
    Aproveito a oportunidade para agradecer também ao profissional que leva diariamente as noticias, o conhecimento, as discussões do povo e para o povo, o Sr. Leonardo Concon que com muita clareza traz informações preciosas para a cidade de Olímpia.
    PARABÉNS Olímpia por mais esta conquista e conte sempre com a Federação Nacional dos Bombeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *