Padre que criou a Terceira Paróquia de Olímpia recebe hoje Título de Cidadania

100_0873Hoje, sexta-feira (25), a Câmara de Vereadores confere o Título de Cidadão Honorário Olimpiense ao padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, através de Decreto Legislativo de autoria do vereador Dirceu Bertoco (PR).

Natural de Barretos, Ivanaldo há 11 anos exerce o seu ministério presbiteral em Olímpia. Ainda Diácono exerceu o ministério na Paróquia São João Batista, ordenado presbítero (padre), foi designado Vigário Paroquial desta mesma Paróquia, na qual trabalhou por cinco anos. Em 2007, recebeu a incumbência de iniciar o processo de criação da terceira Paróquia da cidade, projeto que foi concretizado em março de 2009.

Acerca do título que receberá, o pároco se mostrou grato: “Agradeço imensamente à cidade de Olímpia que desde o início me acolheu de braças abertos. Na Paróquia de São João Batista vivemos uma experiência muito bonita, marcada pelo desejo de renovação e pela reposta positiva a tantas iniciativas”.

Ivanaldo assinalou, ainda, que não se sente merecedor da honraria, e acrescentou: “Acredito profundamente que esta manifestação de carinho é uma confirmação da realização da vontade de Deus em minha história. Acredito também ser uma forma de agradecer a presença e trabalho desenvolvido pela Igreja, nestas terra”.

Ao comentar sobre a instalação da terceira paróquia de Olímpia, o padre disse: “A missão de coordenar o processo de criação da terceira Paróquia da cidade, hoje, Paróquia São José, foi um grande desafio, hoje concretizado. A experiência de lançar as bases de uma nova Paróquia é vivida por pouquíssimos Padres, dentre os quais tenho a honra de estar. Tudo o que fizemos até agora, foi a custa de muito esforço e sacrifício, movido pelo sentimento de amor a Deus e às pessoas”.

BIOGRAFIA DO PADRE

Nascido a 10 de junho de 1978, Ivanaldo Gonçalves de Mendonça é o primeiro filho do casal Ivan Gonçalves de Mendonça e Maria Aparecida Gomes de Mendonça. Seus pais sempre viveram e mantiveram a família através do trabalho no campo.

Natural da cidade de Barretos, estado de São Paulo a infância no Bairro Santana. São suas irmãs: Ivanessa Gonçalves de Mendonça e Ivani Gonçalves de Mendonça.

Desde muito cedo, incentivado pelo avô paterno, manifestou habilidade na arte musical e, aos 11 anos tocava violão. Aos 12 anos, ingressou no Grupo Teatral Amor à Arte de Barretos (GTAAB).

Membro da pequena Comunidade Sant’Ana, pertencente à Paróquia Bom Jesus, desde os sete anos envolveu-se nos trabalhos dessa Comunidade. Aos 12 anos começou a participar dos encontros vocacionais realizados pela Cidade de Maria e, aos 14 anos, manifestou o desejo de ser padre.

No ano de 1993 ingressou no Seminário Médio Diocesano “São José”, em Barretos, cursando o ensino médio. Em 1996 iniciou os estudos superiores cursando o 1º ano de Filosofia no “Seminário Maior Arquidiocesano Maria Imaculada”, em Brodowski, concluindo Filosofia e Teologia no Seminário Maior Diocesano “Sagrado Coração de Jesus”, em São José do Rio Preto.

Ao longo da preparação para o sacerdócio, desenvolveu estágio pastoral nas Paróquias: Bom Jesus (Barretos/1993-1995), São Benedito (Barretos/1996), Senhor Bom Jesus (Guaraci/1997-1999), Santa Ana (Barretos/1999) e Catedral do Divino Espírito Santo (Barretos/2000-2001).

Recebeu os Ministérios de Leitor e Acólito no dia 08 de outubro de 1999, na Igreja do Bom Jesus e foi ordenado Diácono no dia 28 de setembro de 2001, nesta mesma Igreja. Em 2001, foi designado para exercer provisoriamente o ministério do Diaconato na Paróquia São João Batista, em Olímpia. Em 21 de Setembro de 2001 foi Ordenado Presbítero (Padre), pela imposição das Mãos do então Bispo Diocesano Dom Antônio Gaspar (hoje emérito).

A experiência inicialmente provisória tornou-se efetiva e Padre Ivanaldo foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, em Olímpia, onde exerceu o ministério ao longo de 5 anos. No ano de 2007, recebeu a incumbência de iniciar o processo de criação da terceira Paróquia da cidade de Olímpia, projeto que foi efetivado, com êxito, no ano de 2009. Padre Ivanaldo tornou-se assim, o primeiro Pároco da Paróquia São José, na qual exerce o ministério até os dias atuais.

No dia nove de novembro de 2009, na vigésima sexta sessão ordinária da primeira sessão legislativa, décima quinta legislatura da Câmara Municipal de Olímpia, foi apresentado e aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 301/2009, avulso nº 158/2009, de autoria do Vereador Dirceu Bertoco, que dispondo sobre concessão do Título de Cidadão Honorário de Olímpia ao Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça. A sessão solene de entrega do Título acontecerá no dia 25 de Novembro de 2011, às 20h, na Câmara Municipal de Olímpia.

A TERCEIRA PARÓQUIA

O processo de criação da Paróquia São José teve início em 2007, quando o então Bispo Diocesano Dom Antonio Gaspar (atualmente Bispo emérito), determinou que as comunidades localizadas na Zona Sul da cidade fossem desmembradas da Paróquia São João Batista.

A administração foi confiada ao Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, que já as acompanhava na condição de Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista. A iniciativa visava a implantação da terceira Paróquia da cidade de Olímpia, sendo denominada “Área de Pastoral”, criada oficialmente no dia 1º de Janeiro de 2007.

A Comunidade central seria a Comunidade São José, devido à localização centralizada entre as outras comunidades, daí explica-se o fato de o patrocínio desta Paróquia ser confiado a São José.

Em 22 de Setembro de 2007, a Área de Pastoral já se encontrava dotada de Casa Paroquial, o que facilitou em muito o contato do Padre com as Comunidades, tornado a ação da Igreja, naquele território da cidade, mais eficaz e eficiente.

Em 1º de Janeiro de 2008, era criada, por Dom Antonio Gaspar (atualmente Bispo emérito), a “Quase Paróquia de São José”, sendo instalada em 14 de Março do mesmo ano.

A proposta de criação da terceira Paróquia da cidade de Olímpia foi aprovada pelo Bispo Diocesano e o Conselho de Presbíteros da Diocese, no dia 31 de Agosto de 2008.

Na solenidade de SÃO JOSÉ, em 19 de Março de 2009, aconteceu a criação e instalação da Paróquia de São José, em Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edmilson Amador Caetano e concelebrada por diversos presbíteros. Na ocasião aconteceu também a posse de seu primeiro Pároco, Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça.

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Um comentário em “Padre que criou a Terceira Paróquia de Olímpia recebe hoje Título de Cidadania”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *