Olímpia poderá ter em breve cemitério para animais, revela vereador Zé das Pedras

Publicado em 02 de fevereiro de 2011 às 17h54
Atualizado em 02 de fevereiro de 2011 às 17h54

DSC00898O que foi uma promessa de campanha começa a ter contornos de realidade: Olímpia poderá ter, em breve, o seu Cemitério para Animais. O autor da promessa, empresário e vereador José Elias Morais (Zé das Pedras, PMDB), foi conhecer, juntamente com integrantes da ONG (organização não-governamental) MI-AU, da cidade, o cemitério “Valéria Cristina”, para animais, que existe há nove anos em Botucatu (SP). Ele foi recebido pelo presidente da Câmara Reinaldinho (PR).

DSC00498

O atual concessionário dos serviços funerários de Olímpia, empresário Miguel Daud, esteve reunido com o vereador, para conhecer o projeto e as fotos do cemitério de Botucatu.

DSC02218“Ele está interessado, disse que pretende ir comigo e com o pessoal da ONG conhecer pessoalmente aquele cemitério para estudar a sua viabilidade, mas, pessoalmente, numa primeira impressão, considera o projeto viável e até antecipou que poderá ser do tipo ‘parque’, ou seja, sem túmulos exteriores”, revela Zé das Pedras.

DSC02185

Zé das Pedras, que está integrado com a ONG MI-AU desde a sua formação, há cerca de sete ano, e que é o autor da inclusão do repasse orçamentário de R$ 23 mil anuais para a entidade, está entusiasmado com a possibilidade de, em conjunto com o prefeito Geninho Zuliani (DEM), viabilizar esse cemitério para animais.

DSC00872“E até poderemos buscar apoio na comarca de Olímpia, com outras prefeituras, já que será o primeiro cemitério dessa natureza na região”, acrescenta o vereador, e comenta: “Na época da campanha, algumas pessoas até me criticaram, mas o projeto é humanamente correto, tanto que, no Primeiro Mundo, é comum os humanos, que tanto cuidaram de seus bichinhos de estimação, não os joguem em lugares inapropriados quando eles partem deste mundo”.

DSC00883Em Botucatu, por exemplo, eles são envoltos em lençóis especiais, que não são cobrados no custo do serviço, além de um velório especialmente criado para este fim, sem contar o ambiente que traduz todo o carinho dos humanos para os animais.

CEMITÉRIO DE BOTUCATU

Tudo começou em 1992 com a morte de King, um Cocker de estimação do proprietário, Clóvis Bettus. Na época, sem opção para dar um final digno para seu fiel amigo, foi muito difícil.

DSC02266

Após conversar com a sobrinha, que na época morava em Londres, onde é comum os cemitério de animais e receber algumas fotos de cemitérios da França, Inglaterra e Alemanha, Clóvis Bettus fundou o cemitério de animais de Botucatu.

DSC02269

Após a morte dessa sobrinha , o velório de “Fiéis Amigos”  prestou  homenagem a ela, recebendo o nome “Valéria Cristina”.

DSC02264

Hoje, após os 9 anos de funcionamento atendendo Botucatu e Região, o cemitério conta com mais de 2200 animais sepultados.

DSC00496DSC02186DSC02209DSC02212DSC02215DSC02223DSC02225DSC02236DSC02237DSC02261DSC02281DSC02282DSC02287

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Assunto(s): ,

Leia também:

16 comentários

  1. Cristina Cantero disse:

    vou torcer para que esta idéia do Zé das Pedras de certo… se vc parar para pensar, verá que ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão.
    “RESPEITAR os animais é DEVER de todos, AMA-LOS é um PRIVILÉGIO de poucos.”

  2. sergio freitas disse:

    nossa sera mto bom se isso vier a se realizar em nossa cidade…estarei torcendo mto pra q de certo.

  3. Karina Vietti disse:

    Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao
    homem o que é fidelidade.

    “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.”
    Autor: (Mahatma Gandhi)

    Não vejo a hora de ser realidade esse projeto.

  4. AAL disse:

    ATÉ CONCORDO! ADORO ANIMAIS , MAIS ACHO QUE TEM MAIS PRIORIDADES PARA FAZER DO QUE PENSAR EM FAZER CEMITERIO PARA ANIMAIS. MTOS VÃO DESCORDAR MAS ESTOU EXPRESSANDO MINHA OPNIÃO.

    • Lembrando que, embora de iniciativa de vereador, o cemitério de animais, se for concretizado, não terá a participação onerosa da prefeitura de Olímpia, e sim de particulares. Não creio ser banal o enterro aleatório de animais, ou melhor, quando falecem são jogados em qualquer lugar, oferecendo risco à saúde humana. Em todo o caso…

  5. jani disse:

    Que legal essa iniciativa!!! espero q de tudo certo..onde sera que vai ser? Fico feliz em saber que os nossos animais tb poderam ser enterrados dignamente…

  6. gustavo disse:

    Eu acho um absurdo,com tanta coisa mais importante para fazer na cidade,eu acho um absurdo fazer cemitério de animais,enquanto muitas pessoas precisam de assistência principalmente na pereferia.

  7. AAL disse:

    ATÉ CONCORDO COM VC!
    POIS NINGUEM MERECE!
    PASSAR POR RESTOS DE ANIMAIS JOGADOS EM QUALQUER LUGAR, PESANDO MELHOR VAI SER UMA BOA IDEIA, JÁ QUE SERÁ UMA PARCERIA PERTICULAR SEM INTERVENÇÃO DA PREFEITURA.

  8. Carmen L. Neves. disse:

    Olá….
    Se os honorários não serão cobrados da PMO, e sim particular, creio ser merecedor a qualquer animal amado q tenha um lugar para descançar seu corpinho.
    Sabemos que há muito oq fazer, mas olhe faço várias coisas prá ajudar as pessoas, não é preciso só esperar a Prefeitura, mas é claro q é comodo não fazer e criticar.(Minha opinião).
    Ah !, mas quando chego em casa e tenho minha cachorrinha a me alegrar e gratuitamente… Me calo! Coisas mais importantes? Sim infelismente, só falam, pq se quiserem, nossa tem muito oq se fazer, por conta própria, não esperando da PMO…

    Parabéns Zé das Pedras♥

    “Podemos julgar o coração de um homem, segundo trata os animais.”

    Dos seus amigos
    Carmen e João Carlos.

  9. Gisele disse:

    Com certeza é necessário um cemitério para nossos leais amigos, que são parte da família, onde enterrar um amigo q dedicou toda sua vida a dar amor e alegria para nós? Percebe-se q as pessoas contra nunca tiveram um animal de estimação e não sabem o significado real de amor incondicional.

  10. Helo disse:

    Parabens Ze das Pedras,que seu sonho em ter um cemiterio de animais seja uma realidade,alias admiro e amo mais os animais do que certo seres humanos que vejo por ai…..

  11. CP disse:

    Realmente existem coisas mais importantes para se preocuparem.
    Imaginem o espaço necessário para essa obra. Enquanto as empresas estão indo para outras cidades porque não encontram espaço para se instalarem, levando assim a oportunidade de geração de emprego e renda para cidade.

  12. T.Y disse:

    Não há duvida de que é necessário um lugar para, digamos, depositar os animais que morrem, haja vista que isso é até tema de saúde pública. Contudo, existir um projeto de iniciativa de vereadores e uso de dinheiro público para satisfazer pretensões particulares não está correto. Embora tenhamos muito afeto com nossos animias de estimação e tratamos eles até como pessoas, a destinação do local (público), a manutenção, os salários pagos aos servidores… isso não é coerente. Com todo o respeito, o Sr. Vereador poderia estar preocupado com a expansão do proprio cemitério da cidade, haja vista que está faltando “dormitórios” la tb.

  13. T.Y disse:

    só mais uma questão. pq eu não entendi direito Concon: Se não haverá participação da prefeitura, e sim uma iniciativa particular, por que o nobre vereador está, publicamente, dizendo que foi promessa de campanha e promovendo como iniciativa do proprio vereador? Acho q, para não confusão, deveria estar sendo publicado como ele, Zé das Pedras, particular, promovendo esta iniciativa. obrigado abraços.

    • Se ler mais atentamente ao meu Blog, especialmente, verá que o Zé das Pedras, antes de ser vereador, é cidadão, e enquanto tal, há dez anos, ele vem atuando na defesa dos animais, inclusive auxiliando a entidade Mi-Au que nasceu ONG, hoje é OSCIP, graças ao trabalho dele. E, voluntariamente, sem anunciar nada para ninguém, ele recolhe animais para a sua empresa, que tem canil com funcionários, às suas expensas. Se todos se preocupassem em agir ao invés de só pensar, o mundo seria melhor. Graças ao Zé das Pedras, os animais tem um protetor. Quanto ao cemitério local, este sim é particular e se está faltando ‘dormitórios’ você, como cidadão, poderá ligar para ele e cobrar. Não é alçada da prefeitura, pelo menos, não enquanto não faltar DE FATO dormitórios fúnebres..rs.. Abs.

Faça um comentário