O Zé, tudo bem. É do ‘grupo’. Mas, o PT… é do grupo do Carneiro também?

LFC está rindo à toa
LFC está rindo à toa

O que vale mais: um Tribunal de Contas do Estado abarrotado de técnicos com pós-graduações, PhDs, Mestrados em Lei de Responsabilidade Fiscal, operadores do Direito acostumados com as manhas e artimanhas do ‘jeitinho brasileiro’ do caráter médio do político tupiniquim, ou alguns vereadores que caíram de paraquedas graças ao voto livre e democrático, tentando reverter o que aqueles ‘experts’ concluíram após meses debruçados em documentos, legislações, jurisprudências? Pra mim, vale mais o técnico, o inteligente.

Mas, nem sempre é assim. Soube que meu amigo vereador José Elias Morais (Zé das Pedras), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal ‘decidiu absolver’, o ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, de seu partido, PMDB, em relação às contas do exercício 2007, reprovadíssimas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Entre as irregularidades apontadas pelo TCE, está o calote nos precatórios que, atualmente, o sucessor Geninho Zuliani (DEM), vem pagando rigorosamente em dia.

Durante a reunião dessa Comissão, o trio Hilário Ruiz (PT), Guto Zanete (PSB) e Priscila Foresti (PRB), entraram para, digamos, pressionar os membros. Um deles se manteve a favor do TRE, pelo menos: o sábio Aguinaldo Moreno (DEM), o querido Lelé que, de bobo, só mesmo o O.C. vê assim.

Respeito o vereador. Gosto de seu estilo de ser, inclusive quando ele veste a farda de Papai Noel em dezembro (para usar o jargão de minha esposa pernambucana, Laudicéia). Por ser dezembro, já que as contas chegaram na Câmara há duas semanas, talvez o espírito natalino esteja correndo às fartas nas veias do vereador que, inclusive, fez questão de espalhar aos quatro ventos sua decisão em entrevista à Rádio Difusora AM ontem, sexta-feira (13).

E uma pulga está a me incomodar: O PT não deveria respeitar o parecer técnico de um Tribunal de Contas? O PT não é favor dos ‘fichas limpas’? E o socialista PSB? Vou procurar as lideranças regionais para questionar. Precisamos de respostas urgentes. Qual a ligação de Hilário Ruiz, do PT, com Carneiro, do PMDB? Ligações perigosas, talvez?

SEM NOVIDADE

Claro, já era esperado esse apoio incondicional ao amigo, mesmo que afastado do poder. Amigo é amigo. Favor é favor. E grupo é grupo, inclusive como sinônimo de mostrar que o vermelho pode ser meio laranja ou até um pouco rosa.

Para aprovar ou rejeitar, serão precisos 2/3 dos votos dos 10 vereadores. Mesmo que um abstenha, a votação não valerá, segundo o figurino da lei. Assim, Carneiro precisará – e não terá – seis votos para sair liso e ileso das garras do TRE e, talvez, se livrar de processos na Promotoria. E, principalmente, de uma inelegibilidade por cinco anos.

Nessa votação, o presidente petista também vota. Ele que é tão intransigente nos direitos coletivos, que incentiva piquetes em bancos quando se reveste de líder sindical bancário, bem que poderia ser tão rigoroso com contas públicas quanto é um Tribunal de Contas. Sempre vemos o PT exigir rigor dos Tribunais de Contas em relação aos poderes Executivo e Legislativo. E , cá em Olímpia, o que vai acontecer?

É esperar para ver. E aplaudir, ou vaiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *