Câmara entrega hoje Título de Cidadão Olimpiense ao professor Casagrande

stprof-casagrandeNesta sexta-feira (26), a Câmara de Vereadores entregará ao professor Valdecir Casagrande, de 73 anos, o Título de Cidadão Honorário de Olímpia em sessão solene às 19h30, através do vereador Primo Gerolim (DEM).

Ele lecionou nas escolas ‘Capitão Narciso Bertolino’ e ‘Silva Mello’ por trinta anos, em períodos distintos. Aposentado há mais de 20 anos, fez de Olímpia “a sua cidade”, embora tenha nascido em Marcondésia, distrito de Monte Azul Paulista.

Filho de Eduardo Casagrande e Odúlia Bartol Casagrande. Teve três irmãos, a irmã Leonilda e dois irmãos falecidos. Morou na zona rural, pois seu pai era sitiante, plantava café e cereais, e criava animais para o consumo da família.

Sua vida foi modesta, não havia energia elétrica nem água encanada na casa. Cursou o primário em Marcondésia. Para o ginásio um professor aconselhou seu pai que o mandasse estudar em Olímpia. Aqui fez os exames de admissão e conseguindo ótima classificação ingressou na Escola Estadual de Olímpia, viajando de trem pela São Paulo-Goiás.

stCONVITE-vALDECIR-CASAGRANDEMas, por incompatibilidade de horários, transferiu-se para o Colégio Olímpia (Dr. Neves) e lá estudou por sete anos (ora interno, ora viajando e depois morando na pensão da dona Dona Tuta) onde recebeu o diploma de professor primário.

Continuou seus estudos em Campinas, formando-se em geografia pela PUC – Pontifícia Universidade Católica. Depois de formado, voltou então para Olímpia e foi lecionar na escola “Capitão Narciso Bertolino” graças ao diretor Altino Robazzi, que o recebeu de braços abertos e o apoiou a vida inteira. Lecionou trinta anos nessa mesma escola e outro período na escola “Silva Mello”.

Casou-se em 1967 com Zilá Blanco Casseb, de Monte Azul Paulista. Tem duas filhas, Cláudia e Ieda, que lhes deram quatro netos: Gabriela, Murilo, Miguel e Marina. Aposentado há 20 anos, fez de Olímpia “a sua cidade” e nunca mais quis sair daqui, criou aqui suas raízes.

Ao saber que ia receber o título de “Cidadão Olimpiense” ficou muito emocionado e feliz. Agradeceu ao vereador Primo Gerolim pela sua iniciativa e também à Câmara Municipal que o apoiou.

***

Leia com atenção antes de comentar esta notícia:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Blog do Concon. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Leia antes a nossa Política de Comentários.

O Portal Blog do Concon poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

16 comentários em “Câmara entrega hoje Título de Cidadão Olimpiense ao professor Casagrande”

  1. Parabens ao querido professsor Casagrande, tive a honra de ter sido sua aluna, e jamais me esqueci de seu jeito alegre de ministrar suas aulas. Com certeza ele merece essa homenagem.

  2. Que saudades do professor Casagrande,foi meu professor na Escola Capitão Narciso Bertolino.Aquela época sim sabíamos geografia decor,aprendemos todas Capitais e seus Estados,enfim todos Paises,e as provas era lá na frente da classe,chamada oral.nós fomos premiados por esse que lhes falo nosso querido professor,hoje quardo saudades,mais sempre o encontro em nossas ruas de Olimpia e até ao super mercado.Parabéns meu querido PROFESSOR,e conheço a família do professor todas as filhas de uma inteligencia,sua esposa maravilhosa,e quando trabalhei na UBS,que hoje é o CRI ,conheci a mãezinha do professor.se fosse para falar como o Senhor é maravilhoso escreveria 1 livro,a sua homenagem é de grande felicidade para o Senhor e feliz nós que fomos seus alunos.

  3. Felicíssima iniciativa do vereador Primo Gerolin. Tive o privilégio de ser aluno do Professor Casagrande nos anos 60 e posso atestar a sua competência. Homenagem totalmente merecida.
    Receba meu abraço, professor!

  4. Quero parabenizar em primeiro lugar a iniciativa do Vereador Primo Gerolim, pois este título é digno, extremamente digno a concessão.
    Professor Casagrande, foi muito importante para todos os alunos que por ele passaram. Duvido que há alguem que foi aluno dele que não conhece os continentes na íntegra.
    Feliz e orgulho de ter sido aluna do Professor Casagrande. Até hoje eu o encontro no mercado e falo oi professor, tudo bom?

  5. Tive também a honra de ser aluna desse MESTRE, o que sei de geografia até hoje é o que aprendi com ele. Mais do que merecida a homenagem, parabéns Primo Gerolin pela iniciativa e ao grande MESTRE meu eterno respeito e gratidão.

  6. Já eu nao posso atestar a magnitude de suas aulas, já que infelizmente nao tive o prazer de estar em uma sala de aula com ele. O que afirmo, com toda convicção, é que se tornou um avô exemplar, carinhoso, atencioso e dedicado, assim como imagino que foi o Professor Casagrande com seus alunos. Você merece infinitas homenagens! Te amooo vô!!!

  7. Sr Vereador Primo Gerolin está de parabéns pela feliz iniciativa da homenagem.
    Eu não tive a honra de ser aluno do Professor Casagrande, mas tenho a felicidade de ser seu genro e fazer parte do seu dia a dia. Tenho uma enorme admiração e respeito por sua pessoa e gratidão pela sua amizade . Um grande abraço, Sr. Valdecir.

  8. Feliz iniciativa em homenagear o Professor Casagrande, uma pessoa tão adorável e querida por todos que o conhecem ou foram alunos. Admiro como exemplo de professor, pai, avô e amigo. Um abraço.

  9. O que dizer do Prof. Casagrande? Digno, simples, um grande MESTRE, isso sim ele foi. Parabéns meu Mestre, é com orgulho imenso de ter sido sua aluna, que digo a todos o quanto te admiro.
    Um grande abraço, meu MESTRE!

  10. Tambem tive a honra e tenho muito orgulho de ter sido seu aluno.. Parabens Mestre Valdecir Casagrande com certeza o sr. um dos Professores Mais querido de todos os tempos na nossa terrinha abençoda. uma Homegem gigantesca e merecida do Primo Gerolim e de toda Camara Municipal.. Um forte abraço Meu Mestre..

  11. HOJE, COM SESSENTA E TREIS ANOS, TENHO A HONRA DE EIZER QUE ESTE NÃO MESTRE, NÃO PROFESSOR, MAS SIM “AMIGO” SIM DIGO “AMOGO” COM “A” MAIUSCULO E COM LOUVOR, PORQUE APESAR DE MUITOS PROFESSORES TEREM PASSADO PELA MINHA INFANCIA, PUBERDADE E JUVENTUDE, ESTE FOI UM QUE DEIXOU MUITAS E BOAS LEMBRAÇAS, POIS COM SUA HUMILDADE, SIMPLICIDADE E DEDICAÇÃO ELE SEMPRE CATIVAVA OS SEUS ALUNOS POIS TINHA O SEU TIMBRE DE UM BOM HOMEM, UM BOM PROFESSOR E UM EXELENTE CHEFE DE FAMILIA .
    “MERITOS”, SIM E COM LOUVORES; PARABENIZO O VEREADOR PRIMO GEROLIM PELA BRILHANTE IDEIA DE HOMENAGEAR UMA PESSOA INTEGRA E CORRETA COMO FOI E É ESTE AMIGO.
    PARABENS!!!!!, PARABENS É POUCO, FELICIDADES TAMBEM E MAIS SAUDE MEU GRANDE, “AMIGO” PROFESSOR VALDECIR CASAGRANDE E BEIJOS DO FUNDO DO MEU CORAÇAO PARA O SEU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *