100_4560_thumb.jpg

Câmara de Olímpia regulamenta a contratação de bombeiro civil e presidente da Federação agradece Geninho Zuliani e Zé das Pedras

100_4558Os bombeiros profissionais civis de Olímpia, e os que estão se capacitando para essa profissão, comemoraram na noite desta segunda-feira (28) a aprovação em segunda discussão e redação final do projeto de lei que dispõe sobre a contratação desse profissional conforme determina a lei federal promulgada em 2009 pelo ex-presidente Lula e regulamentada por norma ABNT.

100_4564

O projeto é do prefeito Geninho Zuliani (DEM), provocada pelo vereador José Elias Morais (Zé das Pedras, PMDB), pela impossibilidade legal deste apresentar esse tipo de matéria no legislativo. O presidente da FENABOM (Federação Nacional dos Bombeiros), Marcelo Carames, da capital paulista, acompanhou a sessão.

Por solicitação de Zé das Pedras, o presidente da Câmara, Toto Ferezim (PMDB), abriu espaço para que Carames falasse na tribuna. Aos vereadores e ao prefeito, o presidente da FENABOM agradeceu pelo empenho em tornar essa lei também realidade no município, ressaltando que “esse é um passo inovador, ousado e com uma enorme visão futurista e social, uma vez que o bombeiro profissional civil, desde 2009, já são mais de 500 mil no País e é uma das profissões que tende a crescer cada vez mais devido ao leque de atuações que a lei federal e a norma ABNT possibilitam”.

100_4556

“A NBR 14608/00 – Bombeiro Profissional Civil – surgiu da necessidade de se padronizar a qualificação, a aplicação e as atividades do bombeiro profissional civil, contendo apenas padrões mínimos, ficando as organizações livres para agregar outros, de acordo com as suas necessidade e/ou riscos envolvidos, e nesse ponto entra o papel da FENABOM e, aos poucos, os poderes legislativo e executivo que compreendem perfeitamente a importância da nova profissão, como é o caso de Olímpia que, como disse, sai na frente de muitas cidades, inclusive de grande ou médio porte”, disse Carames.

100_4562

A lei aprovada hoje na Câmara de Olímpia dispõe sobre a possibilidade de contratação de bombeiro profissional civil nas empresas e em eventos realizados no município.

Por ter a iniciativa de regulamentar também essa profissão no município, a Academia Bravo’s, que forma esse tipo de profissional, fez do vereador Zé das Pedras o seu ‘padrinho’. Hoje, o vereador até participa de algumas aulas práticas, como de rapel e bichos peçonhentos, fazendo questão de se inteirar das atividades da academia.

“Conheci o Rafael Duran e a Anaina, sócios-proprietários da empresa, e notei a sinceridade de seus propósitos, abrindo e formando esse mercado de trabalho, contribuindo para que haja mais segurança e até mais vidas sejam salvas graças ao trabalho desses profissionais socorristas de primeira hora”, disse Zé das Pedras.

100_4560

Vários vereadores usaram a palavra para elogiar o projeto, cumprimentar o vereador Zé das Pedras pela iniciativa, desejando sorte aos novos profissionais e aos que ainda estudam na Bravo’s.

100_4569Assim que o projeto de lei foi aprovado, em redação final, os bombeiros civis, em pé, aplaudiram os vereadores. Por fim, tiraram um foto oficial com o ‘padrinho’ Zé das Pedras e Carames deu entrevista para Julião Pitbull da Rádio Difusora AM.

Para o Blog do Concon, Carames adiantou duas novidades: a primeira é que a Bravo’s, em breve, terá cursos de especialização fornecidos pela FENABOM; e a segunda é que, nesta segunda-feira, o diretor Rafael Duran foi convidado por ele para integrar a futura chapa a concorrer à eleição da entidade como diretor nacional.

100_4561

“Rafael tem se mostrado um profissional altamente capacitado, soube, em tão pouco tempo, conduzir com maestria essa que é, atualmente, uma dos melhores centros de formação de bombeiro profissional civil do Interior, e também soube, em pouco tempo, buscar ações políticas que, igualmente, resultaram rapidamente em realidade em prol da categoria, nada mais justo do que ele fazer parte de nossa próxima diretoria, se Deus quiser, como diretor nacional”, disse Carames ao Blog.

100_4568

***

 

* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

3 comentários em “Câmara de Olímpia regulamenta a contratação de bombeiro civil e presidente da Federação agradece Geninho Zuliani e Zé das Pedras”

  1. A FENABOM agradece mais uma vez pelo empenho notável do prefeito Geninho Zuliani, com o apoio incondicional dado pelo vereador José Elias Morais (Zé das Pedras), e vem mais uma vez ressaltar a importancia e notariedade que hoje a cidade de Olimpia tem diante dos estados federativos desta nação que buscam e cobram em seus municipios, o mesmo empenho que tiveram estes notáveis parlamentares de Olímpia.
    Deixo aqui meu sincero apreço por estes homens e cidadãos olimpienses que não mediram esforços para a elaboração, votação e aprovação desta Lei Municipal, agradeço também aos nobres vereadores que também acompanharam e aprovaram esta medida e que fizeram parte da história do Bombeiro Profissional Civil.
    Leonardo Concon mais uma vez mostrou seu profissionalismo e clareza ao levar para o Brasil o início, o meio e não o fim, mas sim o novo início de mais essa conquista dos Bombeiros Civis de Olímpia.

    Deus abençoe todos vocês!

  2. BOM DIA NOBRES, SOU DE CABO FRIO -RJ E PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS CIVIS E DE AERÓDROMO DO RJ E SEMPRE FALEI COM OS VEREADORES DE MINHA CIDADE A NESSECIDADE DOS BPCS EM ATUAR NOS ORGÃOS PÚBLICOS E FICO SATISFEITÍSSIMO POR ESTA CIDADE TER DADO O PONTAPÉ INICIAL, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO VOCES SEDEREM UMA CÓPIA DESTE MAGNÍFICO PROJETO PARA QUE POSSAMOS ADEQUÁ-LO A NOSSA REALIDADE AQUÍ E JUNTO A UM VEREADOR AMIGO ENVIARMOS A CÂMARA MUNICIPAL.

    GRATO PELA SUA ATENÇÃO E ELEVO OS VOTOS DE ESTIMA CONSIDERAÇÃO.

    MARCELO CORRREIA.
    PERS.SINDBPCARJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *