nely01_thumb.jpg

Ex-advogado e professor de Direito de Olímpia é homenageado em Londrina (PR)

O advogado e professor de Direito, Thiago Caversan Antunes, atualmente em Londrina (PR), informa ao Diário de Olímpia que estão abertas as inscrições (apenas para advogados inscritos na subseção de Londrina) para o Concurso de Artigos Professor Nely Lopes Casali (notícia disponível no link http://www.oablondrina.org.br/noticias.php?id_noticia=37242). O fato é que Nely Lopes era olimpiense e, agora, merecidamente, homenageado naquele Estado.

nely01

O Prof. Dr. Nely Lopes Casali, que faleceu em Londrina no dia 14/06/2007, aos 85 anos, nasceu em Olímpia, e lembrava com muito carinho da cidade, de onde saiu ainda jovem.

Foi aluno da primeira turma do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (formou-se com láurea acadêmica e logo em seguida se tornou professor), e também foi um dos fundadores do Mestrado em Direito da UEL (o primeiro mestrado em Direito do interior do país).

IMG_52821

Quando faleceu, havia se aposentado da Universidade Estadual de Londrina (compulsoriamente, por força do limite de idade previsto na Constituição Federal), mas continuava em atividade, como coordenador do curso de Direito da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – de onde tenho a honra de ser, atualmente, também, professor.

O Prof. Dr. Nely foi uma pessoa que granjeou muito respeito em Londrina, onde já recebeu inúmeras homenagens. Foi, por exemplo, homenageado pela Câmara Municipal de Londrina, em 17/05/2000, com o título de cidadão honorário.

Segundo consta, Nely Casali nasceu em Olímpia no dia 31de dezembro de 1922. Foi como engenheiro agrônomo que ele chegou ao Paraná, em 1952, mas  cedendo a uma tendência natural para a área jurídica, fez o curso de Direito na antiga Faculdade Estadual de Direito de Londrina, com a turma pioneira, que colou grau no dia 17 de fevereiro de 1963.

Por ter sido o primeiro aluno da turma, obtendo inclusive a láurea acadêmica, candidatou-se ao cargo de professor e foi aprovado. (disponível em http://www.unopar.br/portugues/publicacoes/junho2000/pag_04/pag_04.html).

Um comentário em “Ex-advogado e professor de Direito de Olímpia é homenageado em Londrina (PR)”

  1. Muito obrigado pela atenção, Concon!
    Olimpiense de coração que sou, fico sempre muito feliz quando vejo o nome da cidade relacionado a notícias positivas, assim; e tendo conhecido o Prof. Nely, que realmente era de uma inteligencia refinada (e que tinha um carinho muito grande por Olímpia), fiquei muitíssimo feliz ao saber da existência do concurso em homenagem a ele.
    Pelo que soube, em breve a sala da nova sede da OAB de Londrina onde se reune o Conselho da Subseção (onde tenho a honra de ocupar um assento) será nomeada, também, em homenagem ao Prof. Nely (a exemplo da sala congênere da sede antiga, que já levava o nome do olimpiense).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *