Bruna-12.jpg

Vereadores prestam homenagem póstuma e neta escreve da Europa

O agricultor e ex-vereador Vicente Somilio, 82, foi enterrado nesta quinta-feira (11) após a sessão solene de homenagem póstuma conduzida pelo presidente da Câmara Beto Puttini e com a presença dos vereadores Luiz Salata, Leonardo Simões, Cristina Reale, Alcides Bezerra, Jesus Ferezin e Roberto Poliselli. O vice-prefeito Gustavo Pimenta, representando o prefeito Geninho Zuliani, que se encontra em Brasília (DF), também participou.

Bruna-12

Conforme anunciado, Vicente sofreu um ataque cardíaco fulminante enquanto caminhava, no centro da cidade, no início da noite de ontem. A pedido da família, não foram registradas fotos ou filmagens. “É um momento só nosso, queremos guardar na memória apenas como ele era, não este triste evento”, disse a filha Marta Somílio.

Beto Puttini abriu a cerimônia, Poliselli leu trecho bíblico e, na sequência, usaram da palavra os filhos Marta e Paulo, ambos bastante emocionados, agradecendo a todos pelo carinho, pelas coroas de flores (foram muitas que, segundo um dos parentes, esgotou-se o estoque de flores da cidade) enviadas por famílias, instituições, parentes e amigos; e, também, reconhecendo o pai, acima de tudo, mesmo que rígido, mas formador de caráter. Paulo Somílio revelou que o desejo do pai era o de morrer da forma como ocorreu, se dar trabalho, caminhando, e foi o que ocorreu.

Bruna-37

O DEPOIMENTO DA NETA

Bruna Somilio é médica dermatologista e está em um Congresso Médico na Europa, no momento, Itália. Ela enviou mensagem dizendo que “as homenagens que leio no Diário estão sendo fundamentais para a minha aceitação e luto daqui da Europa” e, aproveitou para deixar uma homenagem póstuma, escrita exclusivamente ao Diário de Olímpia para o seu avô Vicente Somílio:

Bruna-45

“Assim sempre dizia o meu grande Vô Vicente: “Eu sempre pensei na minha família… mesmo antes de formá-la”. Foi com essa base que Vicente Somilio estruturou toda a nossa admiração, respeito e profundo agradecimento pelo impacto repleto de bons princípios que causou em nossas vidas! Pensar nele nos remete a satisfatória sensação de dever cumprido, tanto quanto um grandioso empresário, assim como exemplar marido, pai e avô! Ah… e que avô… amoroso, incentivador e agradavelmente participativo no nosso cotidiano! É exatamente por essa presença tão genuína que sentimos intensamente a sua falta… não foi apenas a família que ficou incompleta e sim toda a cidade de Olímpia que ele tanto queria bem! O nosso muito obrigado a todos os cidadãos olimpienses pelas palavras de conforto e carinho fica aqui um grande abraço!”

As fotos nesta reportagem são do aniversário de 30 anos de Bruna, de maio passado.

“Sua presença neste acontecimento, com certeza, foi o meu maior presente! Com carinho, Bruna Somilio”.

3 comentários em “Vereadores prestam homenagem póstuma e neta escreve da Europa”

  1. Nossa prima, que linda declaração.. concordo com cada palavra dita. Lendo essa singela homenagem, não há como não chorar. Ele foi um Homem espetacular, com uma índole nota 1000 e com um coração do tamanho do mundo. Mas, assim como minha mãe, minha avó Josefa e, principalmente, Deus, estão festejando a chegada desse ser maravilhoso. Beijos no coração de todos nós perdemos ele.

  2. VICENTE SOMILIO – UM DEVER CUMPRIDO

    Há muitas pessoas que se fazem por si mesmas. Pessoas que constroem, com espírito de família, sucessos que se transformam e transformam a vida de outras pessoas.

    Pessoas que, simples, não buscam “aparecer” na sociedade, mas realizam permitindo o acesso à dignidade do trabalho pelo qual muitas famílias obtém o seu sustento e, com a ajuda comunitária permitem beneficiar tantas outras pessoas, ou seja, benemerência que faz grandes cidadãos.

    Embora consternado, havemos de reconhecer que poucos se fizeram cidadãos dignos de exemplo como o senhor Vicente Somilio, o benemérito de diversas instituições, sem mostrar o que fazia, inclusive à Santa Casa de Olímpia.

    A vida é uma sucessão de realizações. Cada qual trilha o seu caminho, na sua escolha. Porém, poucos, muito poucos, encontrarão a “porta estreita”, digna àqueles que fazem o bem.

    De se acreditar que a pessoa de Vicente Somilio, na eternidade do espírito, já tenha o seu alicerce firme para receber as bênçãos do nosso Pai Celestial, o que, para nós, embora tristes, nos percebemos fortalecidos pela sua missão cumprida na terra.

    Por ora, pela angustiante tristeza, resta-nos orar, rogar ao Pai Eterno que permita aos familiares e amigos do “Seu” Vicente suportar esse primeiro momento e, depois, pelo exemplo que ele deixou, continuar a obra do bem para fazer um futuro melhor do que receberam.

    Que o Grande Arquiteto do Universo, o nosso Deus de Amor, conduza em bom caminho, o caminho merecido na eternidade, o benemérito Vicente Somilio, iluminando todos os seus, fortalecidos pela vida.

    Poços de Caldas, 11 de julho de 2013.

    Mário Francisco Montini – Um amigo.

  3. Eu conheci o Sr. Vicente Somilio, um homem íntegro de uma honestidade sem igual. Meus sentimentos ao Paulo Somilio e a toda família, que Deus conforte vossos corações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *