Secretarias oferecem atividades físicas em prol da habilidade motora de idosos

Publicado em 08 de julho de 2015 às 12h31
Atualizado em 08 de julho de 2015 às 12h39

A mobilidade não é a mesma de décadas atrás, o corpo demora a responder alguns comandos e os riscos de lesões e fraturas são frequentes para muitos idosos. Em virtude destes riscos, as Secretarias de Saúde e Assistência Social de Olímpia realizam atividades e ações direcionadas aos idosos pelos fisioterapeutas da rede.

Pilates-

As ações englobam atividades físicas de equilíbrio, prevenção de quedas, hidroterapia, relaxamento e fortalecimento por meio de técnicas do pilates, hidroterapia, dança, técnicas de socialização e de recuperação física, motora e mental.

As quedas de pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade, o que pode provocar fraturas, traumatismos e, dependendo do caso, ocasionar a morte. As quedas afetam a qualidade de vida dos idosos em detrimento de consequências psicossociais, o que provoca sentimento de medo, fragilidade e falta de confiança.

Hidroginástica-

As atividades são desenvolvidas pelos fisioterapeutas com grupos no Centro de Referência do Idoso (CRI), na Praça da 3ª Idade do centro, com a 3ª idade das Cohabs I e II, na Quadra Hércules Rego; na 3ª idade do Jardim Santa Ifigênia, na piscina do Thermas e no Grupo de Dança e Equilíbrio.

Os idosos interessados em participar das ações promovidas pela Secretaria devem ter 60 anos ou mais e podem comparecer ao CRI com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de segunda a sexta-feira para efetuar o cadastro.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário