Programação da Semana Santa 2012 na Paróquia de São José

Publicado em 31 de março de 2012 às 18h05
Atualizado em 31 de março de 2012 às 18h16

A Paróquia de São José, através do pároco Ivanaldo Mendonça, está divulgando o calendário de atividades de suas comunidades e da Igreja-Matriz de São José, a partir desde Domingo de Ramos, dia 1º de abril.

programa-igreja

A Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém.

O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascual tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascual terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ

PROGRAMAÇÃO – SEMANA SANTA – 2012

DOMINGO DE RAMOS

“Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas!” (Mt 21,9).

Imagem1

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas.
Neste dia, se entrecruzam as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: a alegre, grandiosa , festiva liturgia da Igreja mãe da cidade santa, imitação dos que Jesus fez em Jerusalém, e a austera memória da paixão que marcava a liturgia de Roma. Liturgia de Jerusalém e de Roma, juntas nessa celebração.

PROCISSÃO, BENÇÃO DOS RAMOS E MISSA

Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Sábado)– 18h30

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – 07h30

Comunidade Santo Antonio – 09h30

Igreja Matriz de São José – 09h30

Igreja Matriz de São José – 19h

TERÇA-FEIRA SANTA

VIA-SACRA

Via Crúcis (do latim Via Crucis, “caminho da cruz”) é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário.

Via-Sacra

Comunidade Nossa Senhora de Fátima– 19h30

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – 19h30

Comunidade Santo Antonio – 19h30

Igreja Matriz de São José – 19h30

Comunidade São Benedito – Bairro Turvo (Comunidades Rurais) – 20h

QUINTA-FEIRA SANTA

MISSA DA INSITUIÇÃO DA EUCARISTIA E LAVA-PÉS

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo. E por outro lado, o mesmo Senhor Jesus nos da um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos todos os fiéis quando decide lavar os pés dos seus discípulos.

Igreja Matriz de São José – 20h

VIGÍLIA EUCARÍSTICA

Igreja Matriz de São José – 21h30h às 24h

SEXTA-FEIRA SANTA

VIGÍLIA EUCARÍSTICA

Igreja Matriz de São José – 06h às 15h

PAIXÃO DE CRISTO SEGUNDO AS CRIANÇAS

Igreja Matriz de São José – 09h (manhã)

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.

sexta_santa

Igreja Matriz de São José -15h

PROCISSÃO DO SENHOR MORTO

Local de Saída e Chegada: Igreja Matriz de São José – 19h30

SÁBADO SANTO

MISSA DA VIGÍLIA PASCAL

Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição.

0,,20395924,00

Igreja Matriz de São José – 21h

A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo uma antiqüíssima tradição, (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.

DOMINGO DE PÁSCOA

MISSA DE PÁSCOA

O Domingo de Páscoa é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

Igreja Matriz de São José – 19h

domingo-pascal

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário