Pierin acaba com a desinformação sobre sinal da RedeTV, revela que virão mais canais e aconselha emissora a ‘melhorar o sinal’

Publicado em 21 de outubro de 2009 às 14h11
Atualizado em 21 de outubro de 2009 às 15h16

O sinal da RedeTV deverá retornar à grade de retransmissão do Sistema Integrado de Televisão (SIT) dentro de trinta dias. Ela está fora do canal 21, e fora do ar, desde o último dia 10, mas não retornará no canal 21, já que este pertence à TV Escola do governo federal.

Problemas de válvula não trocada desde o governo passado e o comodismo da direção da emissora que foi alertada diversas vezes sobre a irregularidade de estar no canal 21 e da situação precária de seus equipamentos foram as causas da saída do sinal do ar há duas semanas.

Para o técnico em eletrônica José Laerte Pierin não é só a RedeTV que estava com sinal ruim em Olímpia: a Rádio Menina AM está com ‘ronco’, menos potência e problemas no ‘excitador’ de seu transmissor. Na verdade, Pierin, além de restaurar a verdade, deu três golpes em quem esperava mais um motivo para “descer o pau” no governo municipal.

Essa informação já tinha sido dada neste blog tão logo a RedeTV saiu do ar e as reclamações, especialmente do público jovem que acompanha aquela programação, em especial o programa Pânico (que, aos domingos, consegue quase colar no ‘Fantástico’, da Globo, ficando cinco pontos do atrás de Ibope) e retransmitida pelas duas contas do Twitter que dão suporte ao Blog (@portaldeolimpia e @leonardoconcon), mas a desinformação continuava, principalmente porque certos comunicadores teimavam, até então, em ‘jogar a culpa’ da ausência da RedeTV no prefeito Geninho Zuliani (DEM).

Há vários dias a Rádio Menina AM tentava contato com José Laerte Pierin, que durante muitos anos foi responsável oficial pela manutenção do SIT, no Jardim Cecap, até que fosse oficialmente afastado na administração
do prefeito Luiz Fernando Carneiro, e no programa radiojornalístico desta quarta-feira (21) conseguiu, no retorno de Pierin de um descanso, para obter as explicações da RedeTV fora do ar.

O radialista Márcio Matheus disse uma verdade, ao apresentar o Pierin: “Ele está há muitos anos fazendo esse trabalho de graça”, mas não recordou o responsável pelo cancelamento de seu contrato: o ex-prefeito Carneiro, derrotado nas últimas eleições na tentativa de fazer o sucessor, seu vice, o médico José Augusto Zambom Delamanha, Dr.Pituca, pelo PMDB.

A VERDADE

“O problema é de válvula do retransmissor que desde o ano passado deu defeito, alertei o prefeito da época, e nada foi feito, sem contar que a retransmissão no canal 21 não está correta, porque pertence à TV do (Presidente) Lula, a TV Escola, e agora mesmo com a entrega da válvula semi-nova pela emissora, que custou R$ 18 mil, já coloquei no aparelho, mas ela deverá voltar com o sinal assim que trocar todos os equipamentos, tudo novo”, disse Pierin naquela emissora.

A RedeTV deverá retornar com o sinal em Olímpia no canal 37 (não é certeza). Enquanto isso, a TV Canção Nova está apressando a documentação em Brasília, segundo Pierin. Mas, também não ficará no canal 21. Segundo o técnico em eletrônica o canal deverá ser, também não confirmado, no canal 55, mas, segundo Pierin, “não vamos falar muito em prazos porque essa coisa é muito enrolada, ainda mais quando se mexe com governo federal, o importante é saber a verdadeira causa e o que está sendo feito, e quem está por detrás disso tudo”.

“O ÚNICO QUE ENTENDE”

O técnico em eletrônico restaurou ainda mais a realidade dos fatos revelando quem está por detrás “disso tudo”, afirmando que “é o único que entende de toda a realidade dos canais de televisão em Olímpia desde e que trouxe, juntamente conosco, com Benito Benatti, a televisão em Olímpia”: o engenheiro Luiz Antonio Moreira Salata, hoje vereador pelo PP e líder do prefeito na Câmara Municipal.

Pierin confirmou o que este blog também já informou recentemente. Salata conseguiu, na época da instalação da Torre de TV no Jardim Cecap, junto ao então governador Paulo Maluf, em 1.982, a torre que existe até hoje, aliás, esta é uma segunda torre, a sua expansão, também conseguida por ele. Engenheiro de Elétrica, e trabalhando na época na TV Cultura, responsável pela expansão daquela emissora em todo o Estado, num programa articulado por Maluf, Salata não teve dificuldades em auxiliar Benito Benati e Pierin, conseguindo não apenas a torre e depois a sua expansão, mas os equipamentos e até a equipe técnica que veio dar apoio em Olímpia.

Atualmente, Salata retoma o papel de articulador das mudanças no Sistema Integrado de Televisão (SIT), fazendo com que a RedeTV não apenas traga uma válvula semi-nova, mas equipamentos novos dentro em breve. Há mais de um mês, o vereador está em contato com a direção da emissora e com os engenheiros e responsáveis pela sua área técnica.

Da mesma forma, Salata conseguiu o sinal verde da Canção Nova e, além da TV Escola do governo federal, consta que Olímpia ainda terá mais dois canais abertos, o que o líder do prefeito faz mistério. “Não vou revelar ainda, estamos em entendimentos e não quero aves de mau agouro em cima deste importante projeto de resgate do SIT para os olimpienses”, disse agora pouco por telefone ao Blog.

Pierin, para surpresa dos comunicadores, que sempre criticam Salata, inclusive num semanário pertencente à uma colega dele de Câmara, Priscila Foresti (PRB), falou claramente: “Ele foi acionado para colocar tudo isso para andar e o mais depressa possível. É o único que entende. Foi um baluarte na história do SIT, não tem maldade nenhuma que alguns já imaginam, ele é engenheiro e conhece a fundo o problema. Eu estou colocando o nome dele aqui, é um engenheiro e merece respeito”.

PÉSSIMO SINAL DA ‘MENINA AM’

Aproveitando o momento, o técnico em eletrônica Pierin mandou o seguinte recado, no ar, para os entrevistadores: “Agora, vou fazer uma crítica: que dia é que vocês irão melhor a excitação desse transmissor de vocês? Porque não é possível: o transmissor cuspindo 1000 watts e o excitador não está dando conta de cobrir. Manda ao recado para o técnico de vocês: o transmissor está bom, agora o excitador não. A gente sempre escuta um ronco direto e reto ao fundo, isso significa que o transmissor está trabalhando, mas o excitador não está”.

Palavra de quem entende.

Ouça a Rádio Blog desta entrevista:

2 comentários

  1. Gilson Dorneles disse:

    Pieri, amigão, meus parabéns. Foi na lata, literalmente… vou mandar esse tópico para minha lista. Os bocudos tomaram feio hoje.

    Salata, continue esse homem íntegro, firme e decidido. Estamos com vc.

    Ah, Leonardo, viu que você está fazendo escola com seu blog? O sujeito está tentando seguir seus passos, mas a coisa piorou. Melhor pra vc.

    Abs.

  2. Salata! Sempre ele! Um dos grandes, senão o melhor vereador que Olimpia já teve.
    Olímpia ganhou e muito com sua entrada na Câmara Municipal.Mas por quê?
    Porquê, além do conhecimento amplo das coisas da escola da vida, sabe e aprendeu desde jovem a valorizar o ser humano como ninguém.
    Pólêmico, um político que só não agrada,lógico, aqueles que tem interesses excusos e que quando caem na mira dele, saem de baixo!
    Salata encara qualquer parada!
    Trabalhei e aprendi muito com ele,nunca neguei isso!
    É corajoso, combativo e visa sempre trabalhos voltados para a comunidade, cobrando e fazendo acontecer..
    Como líder na Câmara o prefeito nao precisa de vereador melhor!
    Salata faz questão de cada ano, cada data especial, mandar nem que seja uma mensagem de carinho e de amor, não esquecendo do povo nem mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida: quando perdemos um ente querido, consolando,apoiando e se colocando à disposição das familias.
    Além de tudo, grande profissional e entendor da engenharia elétrica, aliás, formação conquistada muito antes da política, ou seja, política pra ele não é profissão, mas sim, muito trabalho no dia a dia…
    E se ele falou sobre esta problemática de alguns canais de TV em Olímpia, o homem sabe o que está falando…
    Outro dia liguei pra ele, ele estava mesmo na sede da Rede Tv em Alphaville tratando exatamente desta questão.
    E com o mestre Pierim aqui em Olímpia cuidando das torres e dos canais, a coisa vai andar!
    Continue assim vereador Salata, que Deus continue fazendo de você um instrumento de Sabedoria, Trabalho, Paz, União e Amor ao próximo…
    Salata! Sempre ele, o grande mestre!

Faça um comentário