Padre Ivanaldo fala da viagem santa que irá liderar em setembro, da surpresa de ter sido escolhido, do apoio do Bispo, e espera adesões

Publicado em 30 de dezembro de 2011 às 13h21
Atualizado em 30 de dezembro de 2011 às 13h21

A Paróquia São José, de Olímpia, estará participando de uma viagem para o Estado de Israel em setembro de 2012, liderada pelo pároco de sua Igreja-Matriz, padre Ivanaldo Mendonça. A peregrinação partirá de Olímpia com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), e  aterrissará no Cairo, terra dos Faraós, oportunidade em que serão visitadas as famosas Pirâmides e Esfinges, e de lá a excursão prosseguirá na ‘peregrinação santa’ em outros locais.

O padre revela que, em outubro, foi ‘surpreendido’ pelo convite da agência de viagens CVC de Barretos, mas a explicação veio em seguida: “No senhor enxergamos alguém preparado culturalmente, psicologicamente e espiritualmente para conduzir um grupo de acordo com os propósitos e perfil de nossa agência de turismo. A CVC não quer apenas levar pessoas a lugares, mas sim, marcar a vida das pessoas de forma intensa, duradoura, inesquecível e transformadora, por isso, para nós, é essencial a qualidade do diretor espiritual de uma viagem desta natureza e, no senhor, identificamos este perfil”.

Nessa peregrinação, haverá o cruzeiro pelo Rio Nilo. passando pela capital de Israel, capital Tel-Aviv, além dos locais principais que incluem o Mar da Galileia, o Rio Jordão, o Mar Morto, e Jerusalém.

996-foto-EGITO_9

Em Jerusalém, os viajantes seguirão os passos de Jesus, visitando vários locais como a igreja de Todas as Nações, o Monte das Oliveiras, o Muro das Lamentações, a Via Dolorosa, na Igreja do Santo Sepulcro, e o Jardim do Sepulcro.

“Minhas impressões sobre a viagem à Terra Santa são as mais animadoras e positivas possíveis”, disse o padre Ivanaldo ao Blog. Segundo ele, será “encantador e emocionante a possibilidade de estar pessoalmente no Egito, considerado como um dos berços da civilização pelos historiadores e cientistas de todos os tempos; será também encantador e emocionante a possibilidade de estar pessoalmente em locais de imenso valor e significado para toda a humanidade por suas peculiaridades, tanto no passado, quanto no presente”.

viagem-egito

A Terra Santa é o berço de três grandes e importantes religiões: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, de forma que o patrimônio religioso-espirtual é imensurável, independente do credo que se professe, assinala, ainda, o pároco.

Neste final de ano, época natalina em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, aumenta ainda mais o desejo de passar por essa “experiência de calcar os pés em locais que são relatados no livro mais lido e mais vendido de todos os tempos, as Sagradas Escrituras, a Bíblia, sem contar o valor cultural, histórico e turístico da viagem que será inigualável; sentir a diversidade Geográfica e climática (quatro mares; seis climas); poder desfrutar da grande variedade de opções e atividades; e tudo isso feito com excelência da prestação de serviço prestado pela CVC, uma das maiores empresas do mundo no segmento”, lembra padre Ivanaldo.

“Por tudo isso, acredito que, não por acaso, a Terra Santa é um dos lugares mais visitados do mundo, tendo acolhido no ano de 2010 cerca de 2 milhões de turistas em 2010. Milhares de pessoas estão visitando a Terra Santa neste momento, inclusive”, acrescenta o líder religioso.

SENSAÇÃO DE TER SIDO ESCOLHIDO

100_0843“Fui surpreendido, no último mês de outubro, pela visita do representante da CVC que me convidou a ser o guia espiritual desta peregrinação. Num primeiro momento, antes de tudo, quis saber o porquê de ser “eu” e não “outro” o escolhido, visto ser grande o número de pessoas capacitadas para conduzir um grupo dessa natureza”, conta o padre Ivanaldo.

Segundo ele, a resposta que recebeu foi esta: “No Senhor enxergamos alguém preparado culturalmente, psicologicamente e espiritualmente para conduzir um grupo de acordo com os propósitos e perfil de nossa agência de turismo. A CVC não quer apenas levar pessoas a lugares, mas sim, marcar a vida das pessoas de forma intensa, duradoura, inesquecível e transformadora Por isso, para nós, é essencial a qualidade do diretor espiritual de uma viagem desta natureza e, no Senhor, identificamos este perfil”.

Imediatamente, o padre levou a questão ao seu superior, o bispo diocesando Dom Edmilson Caetano, e a recepção ao convite foi, também, positiva. “Percebi seu interesse e disposição em motivar cristãos, católicos e pessoas de boa vontade a participar da peregrinação, assim como seu total apoio”, relata Ivanaldo.

“Esta é uma experiência única, padre Ivanaldo. Um verdadeiro presente e benção de Deus na sua vida, a qual poucos padres terão a oportunidade de vivenciar desta maneira”, disse-lhe o bispo Dom Edmilson. “Você tem, além do meu apoio, minha colaboração na divulgação e incentivo para que o maior número possível de pessoas das cidades de nossa Diocese vivenciem esta experiência. Contem com minha benção”, salientou o bispo.

“Sinto-me humanamente pequeno diante de tão grande e importante incumbência; profundamente confortado pelo apoio recebido de tantas pessoas que comigo têm se alegrado. Esta será minha segunda viagem internacional e, da mesma forma que a primeira, de forma surpresa e encantadora. Sinto-me privilegiado, abençoado pela graça de Deus que tem sido cada vez mais abundante em minha vida e história”, afirma o padre Ivanaldo.

DSC04581

Para ele, esta é “mais uma demonstração concreta de que testemunha vida de que Deus jamais abandona aqueles que Nele confiam e Nele depositam toda sua esperança. Estar pessoalmente na Terra Santa não é essencial à minha fé uma vez que o Cristo Vivo está em todos os lugares, ao alcance de todas as pessoas. Porém, creio firmemente que esta experiência fortalecerá ainda mais minha fé e, consequentemente a qualidade da missão na condição de pastor do Povo que Deus e a Igreja me confiam”.

Sobre a viagem, em setembro, com pessoas de Olímpia, o padre confessa etar alegre por “poder compartilhar esta experiência acompanhado de pessoas de nossa cidade, Olímpia que, há onze anos atrás me acolheu com carinho e me concedeu a honraria de ser seu “cidadão honorário,” desde o último 25 de novembro. Em família, esta experiência será ainda melhor”.

muro

IMPORTÃNCIA ESPIRITUAL DA VIAGEM

“O tempo especial do Natal e as alegrias própria do inicio de um novo ano civil, renova em nossos corações o ardente desejo de cultivar nobres pensamentos, sentimentos e comportamentos. Às pessoas de fé, independentemente do credo, creio que está viagem possui significado e valor ainda mais especial”, convida o padre Ivanaldo às pessoas que desejarem compartilhar, com ele, e com a CVC de Barretos, dessa peregrinação espiritual.

100_0899

Padre Ivanaldo garante que “haverá um impacto espiritual desta experiência que será vivido por todos; descobrir e pisar os lugares “santos” relatados pela Bíblia será maravilhoso, assim como obter uma compreensão mais profunda das informações relatadas por este precioso Livro; seguir os passos de Jesus: estar onde Ele esteve, tocar nos lugares onde tocou, nos possibilitará sentir a mesma alegria dos tantos homens e mulheres que, pessoalmente puderam encontra-Lo e ter suas mentes, corações e vida transformados pela força avassaladora do Seu amor”.

banner-viagem-santa2O pároco da terceira paróquia de Olímpia, fruto de seu trabalho, conclui a entrevista sobre a sua participação na viagem espiritual em setembro de 2012 como “um presente especial que cada pessoa deve oferecer a Si próprio e que pode ser oferecido, como presente, àqueles que marcam nossa vida de uma forma especial”.

E, arremata: “Abraço esta oportunidade como mais uma possibilidade de ser instrumento favorável a que mais e mais pessoas cresçam e amadureçam na fé. Será imensa a alegria de tê-lo (a) conosco! Falo em meu nome em nome da CVC de Barretos”.

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário