Olímpia recebe o primeiro Auto Bomba do Estado de São Paulo

Publicado em 18 de junho de 2015 às 13h14
Atualizado em 18 de junho de 2015 às 13h18

A partir desta quinta-feira (18), Olímpia recebe o AB01, primeiro Auto Bomba do Estado de São Paulo. O caminhão, de 1930, estará em exposição hoje na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Fotos Renan Berti

IMG_6870

E a partir de amanhã, sexta (19), o veículo ficará no Posto de Bombeiros da Estância Turística de Olímpia até a próxima terça-feira, dia 23 de junho. O caminhão foi disponibilizado pelo Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para fazer parte das comemorações de 30 anos do posto municipal.

O Auto Bomba 01 – International 1930, chamado pelos oficiais de AB01 ou de ‘Vovozinha’, esteve na ativa durante 33 anos, aposentando-se em 1963, na cidade de Campinas. De visual totalmente restaurado com utilização de peças originais, o caminhão não roda mais. Com 135 anos de história, o Corpo de Bombeiros de São Paulo conta com um acervo de 20 viaturas antigas. Entre as características marcantes do AB01, destaques para a bomba de incêndio gerada a vapor que utilizava lenha como combustível. Este equipamento era usado em uma carroça e posteriormente foi instalado no caminhão.

O Posto de Bombeiros de Olímpia comemora neste mês de junho 30 anos de instalação na cidade. Durante três décadas, muitos investimentos foram realizados tanto na infraestrutura quanto na aquisição de novos veículos e equipamentos para melhor atender aos munícipes e região. Com isso, o Posto de Olímpia é muito bem classificado pela Corporação, pois está entre os cinco melhores batalhões do Estado.

IMG_6871

A área de atuação do Corpo de Bombeiros de Olímpia ultrapassa os dois mil quilômetros quadrados, atendendo cinco municípios – Olímpia, Cajobi, Severínia, Guaraci e Altair. O Comando do Posto de Bombeiros de Olímpia-PBO, está a cargo do subtenente-PM Adileu Galina.

IMG_6873São feitos, em média, 200 atendimentos de ocorrências mensais em Olímpia e cidades da Comarca. São ocorrências que não cessam e as mais comuns, independentemente da época do ano, são os acidentes de trânsito, mais especificamente os acidentes envolvendo motos.

Atualmente o Corpo de Bombeiros conta com 31 funcionários, sendo nove bombeiros municipais e 20 bombeiros militares, além de cozinheira e serviços gerais. O Corpo de Bombeiros é mantido por meio de convênio entre Estado e Município, ou seja, o CB para funcionar bem deve ter um município que o apoie, o que é o caso de Olímpia.

 

INAUGURAÇÃO

Nesta sexta-feira (19)m a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia irá entregar as obras de ampliação, reforma e modernização do Posto de Bombeiros de Olímpia. Foram construídas novas salas de telegrafia e de aula, almoxarifado e academia, além do aumento da cobertura da garagem das viaturas e reforma de todo o espaço físico do quartel.

Na parte de modernização, foram adquiridos novos equipamentos e viaturas como o caminhão auto bomba, lancha, desencarcerador, Ford Ranger, entre outros.

IMG_6872

A solenidade de inauguração será a partir das 10 horas, no Posto de Bombeiros de Olímpia, com a presença de diversas autoridades militares.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário