Olímpia está entre as 2,5 mil melhores cidades do País, revela IstoÉ

Publicado em 18 de setembro de 2015 às 10h44
Atualizado em 18 de setembro de 2015 às 10h47

Olímpia está entre as 2.500 cidades brasileiras melhores. A premiação ocorreu na noite de ontem, quinta-feira (17), onde estiveram o prefeito Geninho Zuliani (DEM) e a primeira dama Ana Cláudia Finato Zuliani. A Revista Istoé e a Austin Ratings se uniram para fazer o mais amplo, abrangente e completo levantamento do nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros.

ranking-istoe

Curitiba foi a grande vencedora do anuário As Melhores Cidades do Brasil 2015. O levantamento inédito, que envolveu os 5,565 municípios brasileiros, foi feito com base em mais de 500 indicadores, que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital. Além de Curitiba o anuário também premiou as cidades em 48 categorias, dividas entre os principais indicadores utilizados pela Austin Ratings para realizar o levantamento.

Curitiba foi a cidade que agregou o maior número de indicadores de excelência e, por isso, foi considerada a melhor cidade do País e também a melhor cidade de grande porte. Itajaí (SC) foi eleito o melhor município de médio porte do Brasil e Congonhas (MG) a de pequeno porte.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em São Paulo ontem à noite e reuniu uma miríade de prefeitos, empresários, políticos e autoridades de todo o país, entre eles Geninho, de Olímpia.

mi_140040997810416

O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD). “Aqui, através destes vencedores, podemos ver os avanços sociais e econômicos do povo brasileiro”, afirmou o ministro. O presidente-executivo da Editora Três, Caco Azulgaray, destacou a importância de um estudo tão aprofundado. “Em um momento econômico e político tão delicado como o que vivemos, assumimos o papel da vigilância da democracia e da gestão pública”, disse ele.

OS VENCEDORES

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), destacou a importância da premiação para a capital paranaense. “Curitiba é referencia em muitas áreas principalmente no seu planejamento urbano”, disse ele.  “Mas cada vez mais nós queremos que Curitiba se torne referencia, e daí a importância desse prêmio em áreas como educação, saúde, inclusão social e tecnologia”, disse ele.

O economista-chefe da Austin Ratings, Alex Agostin, afirma que, mesmo com dados públicos, o grande desafio do levantamento foi cruzar dados tão volumosos e tão díspares quanto os analisados para a realização do ranking. “A grande inteligência é dar o valor devido a cada indicador, o peso dele, numa estrutura que foi desenvolvida e pesquisada pela Austin”, conta ele. “Precisamos de pelo menos seis meses para analisar detalhadamente todos esses números, foi um feito inédito no Brasil”.

O prefeito de Itajaí (SC), Jandir Bellini (PP), destacou a importância do prêmio para a cidade catarinense. “Eu vejo que uma premiação desta grandeza, pra nossa cidade, como um estimulo pra que a gente continue trabalhando cada vez mais.”. No mesmo tom o prefeito de Congonhas (MG), Zelinho (PSDB), destacou o impacto que o reconhecimento trará para o município. “Congonhas é uma cidade que é patrimônio cultural pelas obras de Aleijadinho que abrigamos, e essa premiação reconhece a excelência de nossa gente. Estou muito emocionado por estar aqui e receber este troféu”.

VENCEDORAS

Com informações de IstoÉ

Assunto(s): ,

Leia também:

5 comentários

  1. milton gusmao disse:

    bom, isto é RIDICULO. nao tem absolutamente nada a se comemorar, quanto mais deslocar o chefe do executivo, com certeza as custas da municipalidade, a comemorar isto.
    estar entre as 2500 entre 5500 significa que metade do brasil presta e metade nao presta. Olimpia esta apenas na metade que presta, com 2499 na frente. Só faltaria nao estar né tsk tsk.

    se estivesse entre as 10 melhores ou até entre as 100 melhores ainda vá, mas enganaçao nao né Leo, pls. Bajulaçao tem limite e o Geninho foi é passear em SP, apenas isso.

    • Leonardo Concon disse:

      Calma… tem, sim… eu não nasci aqui, mas a cidade melhorou e muito, ainda mais saindo da porcaria do governo de oito anos do PMDB. Não sou Geninho, nada, sou da cidade. Minha filha nasceu aqui. Se não tem o que comemorar, e acha isso aqui o fim do mundo, o mundo tem porteira livre..rs.. Eu não vou sair daqui, aqui só não presta para quem não produz. Pense nisso.

    • Rogerio Breschi disse:

      Essas materias compradas, estão de brincadeira esta em 2500 sendo que o estado de São Paulo tem 665 municipios, e o Brasil 5500, deve ser piada!

  2. aparecido disse:

    OLIMPIA de 7 anos ate aqui mudou muito pra melhor!
    tem gente que tem facilidade pra falar mal! falar bem tem muita muita dificuldade, essa e uma cidade boa pra viver!
    ta sendo reconhecida porque merece…

Faça um comentário